12h de Sebring: AX Racing e Cadillac começam na frente na Flórida

Felipe Nasr acelera em Sebring o Cadillac da AX Racing/Whelen Engineering que terá Pipo Derani e Mike Conway completando o trio – Derani persegue a quarta vitória na Flórida (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO – É neste sábado que acontece na Flórida mais uma disputa das tradicionais 12h de Sebring. Um dos mais exigentes circuitos do mundo, mesmo sendo plano, o Sebring International Raceway tem como “motto” (lema) o famoso ‘Respect the Bumps’ (Respeite os bumps), porque é ondulação que não acaba mais, por conta dos diferentes reasfaltamentos, pelos mais variados motivos, em todos os pontos do traçado.

Quem vem dando as cartas é a AX Racing e seu Cadillac DPi-V.R #31 nas cores da Whelen Engineering Racing após a realização dos dois primeiros treinos livres nesta quinta-feira. Mais cedo, Felipe Nasr fez o melhor tempo do dia em 1’46″212. Agora à tarde, o piloto brasileiro foi de novo o melhor – porém com 1’47″323. Seu parceiro Pipo Derani persegue neste fim de semana a quarta vitória nessa prova clássica do Endurance mundial: eles são a única formação brasileira full time na série em 2021.

A segunda melhor marca é do #01 da Chip Ganassi Racing – Renger Van der Zande registrou 1’46″619 e no treino da tarde, Kevin Magnussen liderava a folha de tempos até ser suplantado por três adversários e baixar para o quarto lugar. Em terceiro ficou o Acura ARX-05C DPi da Meyer Shank Racing conduzido por Dane Cameron – 1’46″925.

Mikkel Jensen liderou as duas sessões livres entre os cinco carros inscritos na LMP2 para as 12h de Sebring: o dinamarquês da PR1/Mathiasen fez sua melhor volta até aqui em 1’49″920, também no treino matinal. Com 1’50″680, Tristan Nunez levou o #11 da WIN Autosport ao segundo lugar da categoria, batendo o carro da United Autosports que foi confirmada, aliás e a propósito, nas demais etapas do IMSA Michelin Endurance Cup a partir desta.

O #22 guiado pelo experiente Guy Smith foi terceiro no acumulado do dia neste momento, com 1’50″745.

Na LMP3, Jeroen Bleekemolen conquistou o novo recorde extra-oficial da classe para a pista da Flórida. Com o Ligier JS P320 #91 da Riley Motorsports, o experiente holandês fez as melhores voltas nos dois treinos e de manhã marcou 1’56″917, somente 0″075 melhor que Colin Braun no carro da CORE Autosport.

Matt Bell registrou a terceira melhor marca com o único Duqueine M30-D08 inscrito via WIN Autosport, inscrição quase de última hora que fez subir o grid para 37 carros – sete deles na nova subclasse do IMSA Weathertech SportsCar Championship.

A Corvette Racing, celebrando uma parceria tecnológica com a Mobil, trouxe após décadas seus dois C8.R com outro matiz que não fosse o amarelo predominante. Muitos torceram o nariz, mas “money talks”: Jordan Taylor marcou 1’56″715 com o carro vencedor na abertura da temporada e a Weathertech Racing, mais rápida do treino da tarde com o único Porsche 911 RSR-19 inscrito, ficou em segundo na divisão GTLM com 1’56″891, cortesia de Matt Campbell.

A BMW M8 GTE que tem entre seus pilotos o brasileiro Augusto Farfus fez sua melhor volta na segunda sessão – 1’57″752, 5º na categoria. Estão ainda atrás do outro bólido bávaro inscrito pelo time de Bobby Rahal, enquanto o Corvette #4 fez de manhã sua melhor passagem em 1’57″577.

Entre os GTD, a Turner Motorsport desponta como a mais rápida do plantel após os dois primeiros treinos: o #96 guiado por Bill Auberlen virou em 2’00″456, com o Lexus RC-F da Vasser Sullivan em segundo graças a Jack Hawksworth e Franck Perera em terceiro no Lamborghini da Grässer.

Na parte da tarde, a melhor volta foi 2’01″111, da Mercedes-AMG da SunEnergy1 Racing, guiada por Mikaël Grenier.

Já o Porsche do Team Hardpoint EBM das meninas Christina Nielsen, Katherine Legge e Bia Figueiredo, de volta às pistas após a gravidez, não evoluiu para além de 2’03″881 registrado mais cedo. Espera-se que o carro #88 esteja melhor na atividade noturna, que terá 1h30min de duração ainda hoje.

O canal A Mil Por Hora com Rodrigo Mattar no YouTube terá neste sábado boletins ao vivo registrando a situação da corrida.

Comentários