12h de Sebring: Derani é o mais veloz na sessão coruja na Flórida

Pipo Derani estabeleceu a melhor volta à noite para o treino final de preparação para as 12h de Sebring. Definição do grid é amanhã, 12h15 hora de Brasília (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO  – “Águia” de olhos afiados à noite, Pipo Derani foi o piloto mais veloz do terceiro e último treino livre da quinta-feira para as IMSA, que serão realizadas sábado no Sebring International Raceway, na Flórida.

O brasileiro do Cadillac DPi-V.R #31 da AX Racing/Whelen Engineering não conseguiu contudo melhorar o tempo mais rápido do dia, que ficou mesmo com Felipe Nasr. Mas a equipe ficou satisfeita com a performance. O protótipo montado na plataforma Dallara foi o mais rápido em todas as sessões.

Nesta noite, Pipo fez o tempo de 1’46″898, quatro décimos melhor que o #01 da Ganassi guiado por Renger Van der Zande. O Acura campeão das 24h de Daytona com a Wayne Taylor Racing foi o 3º colocado – Ricky Taylor marcou 1’47″442.

Entre os LMP2, Mikkel Jensen ensacou quase meio segundo de vantagem para Wayne Boyd. O dinamarquês da PR1/Mathiasen cravou 1’50″270, enquanto o britânico da rival United Autosports fez seu melhor tempo em 1’50″762. Após treinos atribulados mais cedo, a Tower Motorsport apareceu bem com Gabriel Aubry marcando 1’50″875.

Jeroen Bleekemolen, assim como fez a AX Racing na DPi e Mikkel Jensen na LMP2, liderou as três sessões de treinos da LMP3: com o tempo de 1’57″269, o experiente holandês botou meio segundo atrás o próprio companheiro de escuderia na Riley Motorsports, Spencer Pigot. Oliver Askew, que neste fim de semana serve à Forty7 Motorsports após correr justamente com a Riley em Daytona, foi o 3º no treino noturno.

Mathieu Jaminet foi o melhor da GTLM com 1’56″563 e esta foi a melhor marca da categoria para o fim de semana até agora, superando a volta do Corvette #3 no FP1. Os “Trovões” estadunidenses ficaram em segundo e terceiro na sessão noturna, seguidos das BMWs M8 GTE. Jesse Krohn estabeleceu neste treino a melhor volta do #24, que terá Augusto Farfus – 1’57″558.

Na GTD, deu Laurens Vanthoor no Porsche #9 da Pfaff Motorsports ao marcar 2’01″241 – mas nem de longe o tempo do belga foi o melhor do dia, primazia que coube a Bill Auberlen ainda na primeira sessão diurna. Aaron Telitz ficou a três décimos do piloto da Porsche com seu Lexus e Franck Perera foi mais uma vez 3º colocado com a Lambo da Grässer.

Katherine Legge melhorou o tempo do Porsche que divide com Bia Figueiredo e Christina Nielsen, insuficiente contudo para tirar o #88 do Team Hardpoint EBM da última colocação geral e da categoria – 2’03″230. Elas estão ainda meio segundo acima do penúltimo colocado, o Acura NSX GT3 EVO da Magnus Racing with Archangel.

O treino teve um pequeno incidente com o Lexus #12 da Vasser Sullivan, guiado por Frankie Montecalvo/Zach Veach/Robert Megennis, onde aconteceu a perda de uma roda. Nada grave e a IMSA aproveitou para experimentar novos procedimentos de bandeira amarela na oportunidade.

A única atividade de pista amanhã será o treino classificatório. A definição do grid de largada para as 12h de Sebring será a partir de 11h15 hora local, 12h15 de Brasília. Será transmitida somente pelo site da IMSA e disponível no YouTube horas depois no sistema on demand.

O canal A Mil Por Hora com Rodrigo Mattar no YouTube terá boletins ao vivo com o andamento da disputa.

Comentários