12h de Sebring: pole e recorde para Pipo Derani

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Demolidor: novo recorde da pista para Pipo Derani e a pole conquistada para as 12h de Sebring neste sábado – o #31 liderou todos os treinos na Flórida (Foto: Mike Levitt/LAT)

RIO DE JANEIRO – Três vezes vencedor das 12h de Sebring e detentor também de um triunfo numa corrida ‘sprint’ disputada ano passado no calendário que a IMSA redesenhou por conta da Pandemia, Pipo Derani mostrou que na pista da Flórida ele anda tudo e mais um pouco: com a marca de 1’45″354, o piloto brasileiro quebrou o recorde do circuito para a série e conquistou a pole position para a 69ª edição das 12h de Sebring. A corrida vale como 2ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship e também da IMSA Michelin Endurance Cup.

Não foi uma tarefa das mais fáceis, porque o eterno rival Ricky Taylor, no Acura vencedor das 24h de Daytona, também veio com tudo e por duas vezes deteve o recorde do traçado. Mas Derani cravou o piloto da Wayne Taylor Racing por apenas cento e dez milésimos de segundo.

Mais um Cadillac ficou com a 3ª posição, cortesia de Renger Van der Zande – estreando um lindo capacete em degradé dourado – no #01 da Chip Ganassi Racing. Oliver Jarvis, num último esforço, levou a Mazda à quarta colocação com seu único carro, seguido dos franceses Olivier Pla (Meyer Shank Racing) e Loïc Duval (Mustang Sampling JDC-Miller Motorsports).

O treino oficial teve uma única bandeira vermelha, já no finalzinho: na temida curva #16 da pista, o #48 da AX Racing/Ally guiado por Jimmie Johnson se estoporou na barreira de proteção. O heptacampeão da Nascar saiu, felizmente, por seus próprios meios. O carro ficou bastante danificado e por causar a red flag, a equipe perde as duas melhores voltas do treino classificatório – praxe do regulamento esportivo.

Na LMP2, Steven Thomas levou a WIN Autosport à pole da prova com o tempo de 1’51″025, também por diferença bem escassa sobre o segundo mais rápido, Ben Keating. A diferença entre os dois primeiros foi de 0″123. Dwight Merriman, apesar de uma rodada, surpreendeu, mostrou bom ritmo e foi o terceiro colocado, à frente de Jim McGuire e John Farano.

Entre os protótipos da novata LMP3, o tam´bem novato sueco Rasmus Lindh surpreendeu e levou a pole para a categoria. Com o tempo de 1’56″001, ele superou Oliver Askew por somente 55 milésimos de segundo.

Gar Robinson ficou com a 3ª marca, enquanto Jonathan Bennett foi o melhor piloto bronze entre os que treinaram, com o carro da CORE Autosport. Nas demais posições, Jim Cox, Lance Willsey e o mexicano Rodrigo Sales.

Antonio Garcia também registrou novo recorde de pista – só que entre os GTLM – inclusive suplantando a própria marca. Recuperado do Covid-19 que contraiu em janeiro durante as 24h de Daytona, o espanhol lidera o 1-2 da Corvette no grid dos Grã-Turismo com o tempo de 1’54″910, trinta e quatro milésimos apenas à frente de Tommy Milner.

As BMW vêm na sequência com Connor de Philippi e Jesse Krohn (no carro que terá Augusto Farfus). O Porsche classificou em quinto com Cooper MacNeil.

Na GTD, aconteceu algo interessante – os carros foram duas vezes na pista. Uma para compor o grid real da prova e outra pelos pontos do campeonato, que agora são auferidos nas sessões classificatórias, usando o sistema adotado pela IMSA ano passado.

Para efeito de posicionamento de pista, a pole foi da Grässer e do Lamborghini #19 guiado pelo alemão Tim Zimmermann, que após uma briga acirrada com Jan Heylen levou a melhor e fez o tempo de 2’00″010, superando o belga da Wright Motorsports por sessenta e sete milésimos.

Mas a melhor volta – e novo recorde extra-oficial para a classe – foi de Jack Hawksworth, dando mais 35 pontos ao #14 da Vasser Sullivan – 1’59″247 para o britânico.

Bia Figueiredo, Christina Nielsen e Katherine Legge partem da 10ª posição do grid entre os 13 carros da GTD.

O canal A Mil Por Hora com Rodrigo Mattar no YouTube terá atualizações ao vivo do panorama da corrida durante as 12h de Sebring.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

  • Caramba, esse é o canal: A Mil Por Hora!!

    Essa é a grande notícia do ano, muito obrigado.

    Os velhos “canais” vão definhar. Vida longa ao Mil Por Hora!

  • Pipo Derani parece que que nasceu para guiar nesta pista e mais uma vez é seríssimo candidato à vitória overall ao lado de Nasr. Embora neste ano a concorrência esteja ainda mais acirrada porque todos os carros da classe tem trincas muito fortes. Não podemos desprezar a Wayne Tayllor Racing com o Acura.
    Vamos ver o que acontece também na LMP2 e, principalmente na LMP3, se ao menos teremos uma boa disputa nessa classe, porque em Daytona deixou bastante a desejar.
    Também na GTLM desta vez não vejo uma grande disputa, que deve ser monopolizada pelos Corvettes (espero estar errado).
    A GTD deve monopolizar as atenções pelas melhores disputas junto com a classe principal de protótipos, porque também tem gente muito qualificada na maioria dos carros.
    Infelizmente, por mudanças que fiz no meu sistema de tv não poderei assistir às janelas de transmissão que forem disponibilizadas no canal da Disney, assim como as da Nascar. Excluiram exatamente o “2”…paciência.
    Te acompanharei pelo Youtube, Mattar.

Por Rodrigo Mattar

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Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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