IMSA: 36 carros para as 12h de Sebring

A Mazda venceu pela primeira vez ano passado as 12h de Sebring e tentará o bi no próximo dia 20 (Foto: Rick Dole/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Um dos grandes clássicos do automobilismo internacional e do Endurance, as 12h de Sebring acontecem no próximo dia 20 em sua 69ª edição – e no mais curto espaço de tempo compreendido entre a última prova e a anterior. Por conta da Pandemia, a prova do ano passado encerrou o campeonato de 2020 em 14 de novembro, oito meses após a data original.

Desta vez, mesmo com o Covid-19 ainda prejudicando todos os esportes, a IMSA levou a data para a frente. O WEC, que faria sua corrida inicial do campeonato 2021 em conjunto, na sexta-feira, é que cancelou sua participação. Mesmo assim, não será perdido o brilho da competição, que começará de dia e terminará com o escuro da noite.

Um total de 36 carros distribuído em cinco categorias foi confirmado para a prova – serão sete protótipos DPi, cinco LMP2, seis LMP3, cinco GTLM e treze GTD. Desta vez, o total de Esporte-Protótipos e GTs se equivale.

A DPi terá os mesmos carros de Daytona, incluindo o #48 da Ally Cadillac Racing e alinhado pela Action Express. Jimmie Johnson e mais Simon Pagenaud e Kamui Kobayashi vão disputar todas as provas do IMSA Michelin Endurance Cup – incluindo ainda no lote as 6h de Watkins Glen e a Petit Le Mans, em Road Atlanta.

Na LMP2, às quatro inscrições full season da categoria, soma-se o carro com o dorsal #22 da atual campeã mundial, europeia e das 24h de Le Mans na subcategoria de Protótipos: a United Autosports se apresenta para o evento com um carro que terá a bordo Jim McGuire/Wayne Boyd/Guy Smith.

 A classe LMP3 fará sua estreia nas 12h de Sebring, Em relação à primeira etapa, o plantel não contará com a Mühlner Motorsports America e serão registradas a estreia de Dan Goldburg pela Performance Tech junto a Mateo Llarena e Rasmus Lindh, além de Austin McCusker defendendo a Forty7 Motorsports no único Duqueine M30-D08 confirmado para o evento.

O plantel da GTLM é o mesmo da corrida de abertura, menos a Risi Competizione, que vai se preparar para o retorno às 24h de Le Mans com um protótipo LMP2. Outra diferença é que o Porsche #79 da Weathertech Racing terá Mathieu Jaminet e Matt Campbell correndo junto a Cooper MacNeil.

Da relação da GTD não consta um dos Lambos da Grässer, o Audi da NTE Sport, a TF Sport e seu Aston Martin, o Porsche do Team TGM, as duas Ferrari das equipes AF Corse e Scuderia Corsa e, surpresa, o Mercedes-AMG vencedor em Daytona com a HTP Winward Motorsport.

Em contrapartida, há uma estreia: o Team Hardpoint EBM confirmou um segundo Porsche para a temporada completa, alinhando Christina Nielsen e Katherine Legge com o dorsal #88. Elas terão uma companheira a ser designada. Earl Bamber e Rob Ferriol vão no #99 e Trenton Estep, que tem larga experiência de Porsche Cup, estará com eles.

Aguarda-se também o retorno de Ryan Hardwick, que sofreu uma lesão após acidente em Daytona nos treinos do IMSA Michelin Pilot Challenge e igualmente de Michael de Quesada e Antonio Garcia, que durante o fim de semana da primeira etapa foram diagnosticados com Covid.

Com relação ao Balanço de Performance (BoP) a ser adotado no segundo evento do ano, a IMSA não fez nenhuma alteração em relação ao que se viu na DPi desde a última etapa do ano passado e tampouco há mudanças entre os LMP3. O pacote técnico da LMP2 terá mudanças apenas no kit de aerodinâmica.

Entre os GTLM, o Porsche 911 RSR-19 da Weathertech contará com um restritor mais largo – 32.2mm, sendo 0.7mm maior que nas 24h de Daytona. Haverá também mudanças no regime de rotações e pressão do turbo das BMW M8 GTE, único carro dotado com propulsores do gênero na segunda etapa. O boost foi mexido nas faixas úteis entre 2600 e 7000 rpm.

Já nos GTD, haverá ajustes de peso com acréscimo de 10 kg no mínimo para os Acura NSX GT3 EVO e 20 kg para os modelos BMW, Lexus e Mercedes. O BoP indica também um aumento de pressão do turbo no carro bávaro e também nos Acura, enquanto os Lexus terão um restritor 1mm mais largo em relação à última planilha de 2020.

Com relação aos tempos mínimos de reabastecimento, os GTD terão de ficar pelo menos 40seg, 34seg para as classes LMP2, LMP3 e GTLM e 30seg para os DPi.

Comentários

  • Nada mal, dadas as circunstâncias. Vale ressaltar que a vacinação vem avançando nos USA e talvez isso possa encorajar alguns times para os próximos eventos.
    No mais, vamos aguardar os treinos e ver como os times apresentam “suas armas”. Espero que a corrida da classe LMP3 seja ao menos, boa.