K-PAX domina abertura do GT World Challenge america em Sonoma

K

RIO DE JANEIRO – Cem por cento de aproveitamento e dois 1-2 da K-PAX Racing no retorno da equipe estadunidense às competições do Fanatec GT World Challenge America, cuja temporada foi aberta neste fim de semana em Sonoma, na Califórnia.

A dupla Andrea Caldarelli/Jordan Pepper fez as duas poles e venceu sem oposição as duas provas, sempre em dobradinha com Corey Lewis/Giovanni Venturini, escalados para guiar o carro #6. Foi a estreia da escuderia com o novo equipamento – saiu o Bentley, que não disputa mais as provas de GT3 e entrou o Lamborghini Huracán GT3 EVO.

O que variou foi a dupla que ocupou o último lugar geral do pódio: sábado o 3º lugar foi do Porsche da Wright Motorsports com Jan Heylen/Fred Poordad fazendo as honras na subclasse Pro-Am e hoje foi a vez de Colin Braun/George Kurtz, com uma das Mercedes AMG da DXDT Racing/Crowdstrike – eles venceram a subdivisão de duplas com pilotos profissionais e gentleman drivers (ou menos experientes).

A participação feminina foi bem positiva neste fim de semana: em dupla com Dakota Dickerson, Taylor Hagler fez dois quintos lugares overall e dois terceiros na subclasse Pro-Am. Erin Vogel fechou em sétimo no sábado na parceria com Michael Cooper no terceiro carro da DXDT Racing/Crowdstrike e foi sexta colocada hoje.

A única inscrição da classe Am quase não correu: a Ferrari da AF Corse sofreu um forte acidente nos treinos de sexta-feira e passou o dia inteiro sendo reconstruída. O esforço valeu: Jean-Claude Saada/Conrad Grunewald chegaram em 8º na geral ontem e hoje terminaram mais uma prova, mesmo que em décimo-terceiro. Aliás, ao contrário do sábado, onde houve duas desistências, nenhum dos 14 carros inscritos saiu da prova.

Na programação do Fanatec GT World Challenge America, houve outros eventos suporte. Na GT America, que é uma modalidade aberta apenas aos pilotos gentleman drivers – sem revezamento pois são corridas de ‘tiro curto’, com duração de 40 minutos, George Kurtz ganhou as duas provas disputadas na Califórnia – a de sábado, com requintes de crueldade, já que o piloto foi penalizado por queima de largada e a vitória só foi assegurada na penúltima volta.

Charlie Luck ganhou as duas etapas da GT America na subdivisão Masters com um Porsche e na GT4 deu Sean Quinlan com uma BMW M4 GT4 no sábado e Robb Holland, guiando um Ford Mustang, neste domingo.

Na TC America, Jacob Ruud fez as honras e ganhou ambas as etapas com o BMW M2 CS (Cup) inscrito na subdivisão TCX. Os modelos Honda Civic Type-R ganharam na TC com Eric Powell e Kevin Boehm, enquanto na classe TCA deu Toyota 86 com Jesse Love faturando ambas as disputas.

E no SprintX do Pirelli GT4 America, dobradinha de vitórias do Porsche 718 Cayman Clubsport da Nolasport com Matt Travis/Jason Hart, que também triunfaram na subclasse Pro-Am.

Na Silver, vitórias divididas: sábado deu Ryan e Warren Dexter com o Aston Martin GT4 da Dexter Racing e neste domingo foi a vez de Christian Szymczak e Kenny Murillo, com o Mercedes-AMG GT4 da Murillo Motorsport. A vitória na Am Cup foi de Patrick Byrne/Russell Walker noutro Porsche 718 Cayman Clubsport da Nolasport na primeira disputa e hoje deu Toyota com Kevin Conway/John Greesbreght, da Smooge Racing.

O próximo evento do GT World Challenge America, em princípio, será em Austin, no Circuito das Américas, no primeiro fim de semana de maio.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames