Le Mans 2021 podem ficar para agosto

RIO DE JANEIRO – O L’Équipe levantou a lebre: pelo segundo ano consecutivo, as 24h de Le Mans podem sofrer um adiamento da data original marcada para junho, por conta da Pandemia do Covid-19.

O Automobile Club de l’Ouest (ACO) não deseja realizar uma segunda corrida com portões fechados. Pelos planos dos dirigentes franceses, o desejo é colocar uma limitação de público a 50 mil ingressos por conta das restrições sanitárias – cinco a seis vezes menos do que as instalações podem comportar, lembrando que o recorde de público da prova é de 400 mil espectadores, na edição de 1969. Nas últimas edições, a média era de 250 a 270 mil presentes.

Está em estudos – segundo uma fonte confiável – o adiamento do evento para agosto e são “fortes” os indícios de que isso venha a acontecer. Tanto que o ACO sequer anunciou, até agora, a lista de entradas para a prova deste ano.

Dentro das possibilidades atuais e na data prevista (12/13 de junho), apenas 5 mil pessoas poderiam circular pelo Circuit de la Sarthe, o que acarretaria num outro prejuízo de grande monta financeira não só para o ACO como também para a região de Sarthe e também para a França. Há uma possibilidade da corrida, que se realizará pela 89ª vez na his´tória, passar para 21/22 de agosto. E para isso, os organizadores esperam poder contar com a colaboração do governo de Emmanuel Macron.

Caso isso ocorra, será a terceira vez em que as 24h de Le Mans são adiadas por motivos de força maior – e a segunda por conta da Pandemia do Covid-19. A primeira foi em 1968, com o evento transferido para setembro por conta das manifestações estudantis em Paris, lideradas pelo hoje deputado do parlamento da União Europeia Daniel Cöhn-Bendit.

A troca de data das 24h de Le Mans pode também acarretar em mudanças no calendário do European Le Mans Series – as 4h de Paul Ricard estão inicialmente marcadas para 29 de agosto – e haveria também uma corrida de bicicletas (com 560 equipes inscritas) no Le Mans Bugatti, exatamente em 21/22 de agosto. Havendo o remanejamento, essa competição deverá também sofrer mudança em sua data original.

Comentários

  • É sim uma boa medida, tendo em vista o ritmo de vacinação nos países da UE…
    Além do mais, ter 1/5 do público ainda é comercialmente melhor que não ter nenhum. Acho que até mesmo este tempo a mais talvez possibilite algum time com inscrição pendente a se ajeitar e participar.
    Então, que assim seja.