Super GT: campeonato 2021 abre com 44 carros em Okayama

RIO DE JANEIRO – Vai começar no próximo dia 11 de abril – tudo dentro dos conformes – a temporada 2021 do Super GT japonês. O campeonato do ano passado foi concentrado em três pistas apenas e os eventos cancelados e previstos anteriormente para Okayama, Sugo e Autopolis desta vez estão no calendário planejado pela GTA, organizadora da competição.

Os testes foram realizados com uma certa ‘normalidade’, mas novamente as medidas restritivas quanto à Pandemia do Covid-19 desfalcam o grid da primeira etapa, que mesmo assim estará lotado: serão 44 carros na pista de Okayama – a antiga TI Aida, de duas provas de F1 nos anos 1990. Confirmados 29 inscritos na GT300 e os demais na GT500.

Dos quatro pilotos de fora do Japão confirmados na GT500, somente Sacha Fenestraz não disputa a etapa #1. O franco-argentino não teve ainda seu ingresso permitido no país e também não participa da etapa de abertura do Super Formula no próximo fim de semana, no Fuji Speedway. Em seu lugar no #37 da KeePer Tom’s estará Sena Sakaguchi, dividindo a guiada com Ryo Hirakawa.

Também um dos atuais campeões, Tadasuke Makino, não está ainda em condições de competir: convalescendo de Covid, o piloto do #1 do Stanley Team Kunimitsu dará lugar ao veterano Hideki Mutoh, que assim será o parceiro de Naoki Yamamoto. Em contrapartida, dos ‘gaijins’ estão confirmados Ronnie Quintarelli (Nissan), Bertrand Baguette (Honda) e Heikki Kövalainen (Toyota).

Na GT300, que congrega carros dos regulamentos JAF-GT300MC (para os ‘Mother Chassis’ de motor Nissan e construção Dome), JAF-GT300 (para Subaru e Toyota Prius) e FIA GT3, serão nada menos que 13 modelos diferentes compondo a lista de entradas. E mais uma vez lá está o carro #56 de João Paulo de Oliveira e Kiyoto Fujinami, defendendo as cores da Realize Nissan Automobile Technical College e o título do ano passado.

Uma das novidades em relação à lista oficial de entradas da temporada 2021 é que o lugar do tailandês Nattapong Hortungkum será ocupado por Giuliano Alesi. A equipe Arto Panther Team Thailand será – e é, aliás – a única do grid a não cumprir a obrigatoriedade de um piloto japonês inscrito.

Outras substituições por motivo de força maior são a troca de Sena Sakaguchi por Hibiki Taira no Lexus RC-F GT3 da K-Tunes Racing, além das trocas de Tayou Iida no Nissan da NILZZ Racing por Ryuchiro Tomita e de Yudai Uchida no posto de Atsushi Tanaka no #360 da Tomei Sports.

Na Pré-Temporada realizada neste mês de março, a GTA organizou duas sessões de testes coletivos, levando pilotos e equipes a Okayama e Fuji, onde serão as duas primeiras etapas.

Na pista-sede da abertura do campeonato, a Red Bull Mugen liderou a folha de tempos no primeiro ensaio com 1’18″261. A Saitama Toyopet Green Brave foi a melhor da GT300, marca de 1’26″185.

O segundo dia de treinos teve liderança do TGR Team SARD, que registrou o melhor tempo do fim de semana em 1’18″181. Na GT300, Natsu Sakaguchi, com um dos dois Huracán da JLOC, estabeleceu a melhor volta dos testes em 1’26″138.

Em Fuji, realizou-se a última bateria de treinos coletivos e no primeiro dia o Au Team Tom’s estabeleceu a volta mais rápida com 1’27″760 e Sho Tsuboi a bordo. João Paulo de Oliveira levou o Nissan da Realize à melhor volta na GT300, marcando 1’36″476.

Nas sessões finais, a Nissan pôs as manguinhas de fora na GT500 e Ronnie Quintarelli foi o mais veloz com 1’28″397 – sem contudo superar o tempo de Tsuboi na véspera. “Oribeira” outra vez deu à sua equipe o melhor tempo da GT300 – 1’37″128. Os tempos mais altos se deveram às condições desfavoráveis de pista úmida e pouco emborrachada por causa da chuva.

Como novidade para a temporada deste ano, foi estabelecida pela GTA uma nova tabela de compensação de peso, o chamado “Success Weight”: até a 6ª etapa, a tabela contempla 2kg/ponto na GT500 a cada prova e 3kg/ponto na GT300. Na sétima etapa, a razão será de 1kg/ponto na GT500 e 1,5kg/ponto na GT300 – sem lastro adicional na finalíssima, como é praxe na categoria.

Vocês seguirão acompanhando todas as provas do Super GT aqui no blog e lá no canal teremos melhores momentos pós-fim de semana. Quem sabe, também, live com o nosso João Paulo de Oliveira.

Comentários