ELMS 2021, prólogo: Déletraz e WRT na frente em Barcelona

RIO DE JANEIRO – Novata nos protótipos (ok, fizeram uma aparição em Spa-Francorchamps no antigo regulamento), mas muito capaz e experiente em se tratando de Endurance, a equipe belga Team WRT apresentou armas durante o Prólogo da temporada 2021 do European Le Mans Series, exatamente em Barcelona – onde começa no fim de semana o campeonato de seis etapas, todas com duração de quatro horas.

O carro #41, com o suíço Louis Déletraz a bordo, estabeleceu a melhor marca no combinado das cinco sessões de testes – três na segunda-feira e duas hoje. O tempo do piloto foi de 1’33″173, média de 180,6 km/h.

A título de comparação, mesmo com a diferença de peso (o carro de 2021 tem mais peso mínimo), menor potência com o estrangulamento do restritor de ar para deixar os propulsores Gibson V8 4,2 litros com cerca de 540 cavalos – e também um pneu diferente – a pole position em 2019, numa época bem mais quente daquele ano que agora, foi 1’32″765, do francês Paul-Loup Chatin.

Hoje cedo, o piloto que mais se aproximou da marca de Déletraz foi o campeão europeu Phil Hanson: o britânico da United Autosports cravou 1’33″322, seguido por Nico Lapierre (Cool Racing) na marca de 1’33″494 e na sessão final a DragonSpeed ficou com a melhor volta e a terceira marca no agregado – Ben Hanley fez 1’33″682.

Em 5º no agregado da LMP2 ficou a G-Drive Racing, a equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi, que revezou seus pilotos num único carro – o #26. Franco Colapinto, que dividirá os trabalhos nesse protótipo com Nyck De Vries e Roman Rusinov, foi o autor da melhor volta nos testes em 1’34″445. Pietro marcou 1’34″694 na segunda-feira e liderou pelo menos uma sessão de testes no circuito da Catalunha. No total, o neto de Emerson Fittipaldi completou 75 voltas.

Laurents Hörr fechou o Prólogo como o mais veloz do grupo de pilotos da subclasse LMP3, marcando 1’39″042 e percorrendo incríveis 195 voltas com o Duqueine M30-D08 da DKR Engineering. Ele foi meio segundo mais veloz que Ugo de Wilde (Inter Europol Competition), liderando um bloco de sete equipes diferentes nas sete primeiras posições. Wayne Boyd foi o 3º com o #2 da United Autosports, trazendo a seguir Garett Grist (Virage), Fabien Lavergne (MV2S Racing), Joey Alders (Eurointernational) e Malthe Jakobsen (RLR MSport).

Na LMGTE, a experiência de Gianmaria Bruni falou mais alto e o Porsche #77 da Proton Competition saiu do prólogo com a melhor volta – 1’43″496, um décimo de segundo e uns quebrados abaixo da marca de Alessio Rovera, que conduziu a Ferrari #88 da AF Corse. O carro #83 das Iron Dames – ainda sem a nova contratada Esmee Hawkey, foi bem: 3º tempo para a suíça Rahel Frey. Nas posições seguintes, ficaram outras duas Ferrari, guiadas respectivamente por Rino Mastronardi e Matt Griffin.

Atração mais uma vez da temporada 2021 do ELMS, o ator anglo-alemão Michael Fassbender completou 76 voltas no teste e sua melhor volta foi 1’47″177. O piloto mais rápido do carro #93 foi Felipe Fernandez Laser, com 1’44″189.

A temporada não será somente acompanhada aqui no Brasil pelo YouTube: no canal de Twitch.TV dos irmãos Pietro e Enzo Fittipaldi, será distribuída a íntegra das 4h de Barcelona, ao vivo, a partir de 6h da manhã pelo horário de Brasília. Inclusive, além da participação na transmissão da Fórmula Indy na TV Cultura, estarei cedo no ar com André Duek e Rodrigo França participando dessa iniciativa inédita.

Comentários

  • Pelo que os treinos mostraram, então o decréscimo de performance do LMP2 foi aparentemente menor do que imaginávamos. Além do mais, o resultado mostram que a briga vai ser muito maior em relação ao ano passado. A United Autosports vai ter que correr muito para manter o topo da classe. A briga parece que será boa também na classe GTE, apesar do grid muito reduzido. Bons nomes vieram elevar o tom da disputa. Vamos conferir.

  • Quero prestar atenção em Franco Colapinto. Esse menino tem me impressionado nas provas em que vi ele pilotando. Além disso, o excelente Nick de Vries servira de referencia para avaliar o menino.