ELMS, 4h de Barcelona: campeões começam na frente

RIO DE JANEIRO  – Campeã da temporada 2020 do European Le Mans Series, a United Autosports saiu na frente da concorrência no único treino livre realizado nesta sexta-feira como preparação para as 4h de Barcelona, corrida que abre domingo o campeonato deste ano do European Le Mans Series.

O britânico Phil Hanson foi o piloto mais rápido do dia a bordo do Oreca #22 do time de Richard Dean e Zak Brown com a marca de 1’33″629, superando por um décimo o rival Nico Lapierre, da COOL Racing, com o melhor carro da Pro-Am Cup.

Na sequência, vieram Paul-Loup Chatin com o #28 da IDEC Sport, já na casa de 1’34”, seguido por Louis Déletraz do Team WRT e também pelo outro carro da IDEC – o segundo melhor entre os Pro-Am, graças ao escocês Ryan Dalziel. Os seis primeiros carros, com o Racing Team Turkey fechando o rol graças a Charlie Eastwood, estiveram dentro do mesmo segundo.

A G-Drive Racing do brasileiro Pietro Fittipaldi ficou apenas em 15º com o carro dele, do angolano Rui Andrade e do estadunidense John Falb, que não andou. Claramente foi um dia difícil para a tripulação do carro #25 – que tem potencial para muito mais do que virar em 1’36″620 e completar somente 13 voltas – nove de Pietro e quatro apenas com Rui Andrade. O #26 do trio formado por Nyck De Vries/Franco Colapinto/Roman Rusinov, por exemplo, deu 45 voltas – foi um dos carros que mais andaram hoje – ficando com a nona posição a 1″313 da melhor volta do dia.

O motivo da pouca quilometragem percorrida pelo carro no FP1 foi um problema de freios. Um cilindro-mestre foi danificado e a equipe teve de processar a troca.

Falb só andou no teste coletivo à tarde para os pilotos de graduação inferior: completou 13 voltas e registrou 1’36″700. O mais rápido desse teste foi o turco Salih Yoluç, com 1’36″376.

Na LMP2, houve uma substituição de última hora: James Allen, escalado para o #65 da Panis Racing junto a Will Stevens e Julien Canal, contraiu Covid-19. Em seu lugar, entrou Gabriel Aubry.

A LMP3 teve nove carros dentro do mesmo segundo na primeira sessão livre e sete escuderias diferentes no topo da folha de tempos. O carro mais rápido foi o #8 da Graff com David Droux marcando 1’39″763, menos de um décimo melhor que o belga Ugo de Wilde, a bordo do #13 da Inter Europol Competition. Wayne Boyd (United Autosports) foi o terceiro da sessão, à frente de Alessandro Bressan (ACE1 by Villorba Corse) e do melhor dos não-Ligier, o Duqueine M30-D08 de Laurents Hörr.

Já na LMGTE, Ross Gunn despontou com a melhor volta da sessão a bordo do único Aston Martin inscrito – via TF Sport. O britânico virou em 1’43″190 logo na terceira volta que completou nesta manhã em Barcelona – e não foi mais superado por nenhum adversário. Miguel Molina foi o 2º com a Ferrari #80 da Iron Lynx e Jaxon Evans, da Proton Competition, no Porsche 911 RSR-19 inscrito com o dorsal #77 ficou em terceiro.

As Iron Dames, que contarão enfim com a participação de Manuela Göstner este fim de semana – Esmee Hawkey, antes anunciada, não pôde ser inscrita – ficaram em sexto na classe: a dinamarquesa Michelle Gätting fez a melhor volta do #83 em 1’43″969.

O plantel da divisão de Grã-Turismo ficou desfalcado de um carro: o #88 do cliente François Perrodo, que teria além dele o veterano Emmanuel Collard e o piloto prata Alessio Rovera, já participara do Prólogo desfalcado tanto por Perrodo quanto por Collard, por motivos de restrições por conta do Covid-19. Assim, esse carro foi declarado ausente e o grid terá 41 inscritos.

Aliás, o Innovative Car da equipe SRT41, que tem dois pilotos portadores de necessidades especiais – o japonês Takuma Aoki e o belga Nigel Bailly, ficou com a marca de 1’38″835, tendo completado 37 voltas no total. Pierre Sancinenna foi o autor do giro mais rápido. Bailly foi o que mais guiou – 22 giros – marcando 1’46″380. Aoki deu oito voltas e fez 1’49″717.

Lembrando que a corrida do ELMS neste fim de semana terá transmissão em português na conta de Twitch.TV dos irmãos Enzo e Pietro Fittipaldi – e este que vos escreve estará nessa transmissão junto a André Duek e Rodrigo França. O blog também terá o link da conta de YouTube do ELMS com o vídeo em tempo real do treino classificatório deste sábado e, claro, a corrida de Barcelona, com largada cerca de 6h de Brasília neste domingo.

Comentários

  • Como eu escrevi no post anterior sobre o ELMS, creio que os campeões terão mais trabalho este ano para se manterem no topo da classe LMP2 (e overall, claro). Nesta temporada tem mais postulantes igualmente fortes para tomar-lhes o posto.
    Os tempos também mostram que deveremos ter boas disputas nas demais classes, inclusive na LMP3, com vários carros no mesmo segundo.
    Agora é se programar para ver os treinos e corrida.