WEC, 6h de Spa-Francorchamps: Toyota espanta fantasma e é pole com Kobayashi

RIO DE JANEIRO – O fantasma de um LMP2 na pole position das 6h de Spa-Francorchamps foi espantado mais rápido do que se pensava. Num treino marcado por dois fortes acidentes entre os LMGTE-AM, o Toyota GR010 Hybrid já fez história – desculpem o chavão – na abertura da temporada 2021 do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC.

Com uma volta excepcional – e não precisou de muito esforço, aliás… – o japonês Kamui Kobayashi, campeão mundial do ano passado junto a Pechito López e Mike Conway cravou a primeira pole do ano: 2’00″747 contra 2’01″266 de Kazuki Nakajima no carro #8. Amanhã, a corrida começa com o seguinte desenho: Conway no primeiro stint e Buemi no outro protótipo do construtor oriental.

A Signatech Alpine só conseguiu dar uma única volta rápida com seu A480 Gibson LMP1 e Nico Lapierre ficou em quarto na geral a 1″905 da p´ole. André Negrão está escalado para a largada e Phil Hanson é quem alinha no carro que fez o melhor tempo da LMP2. Aliás, volta avassaladora de Filipe Albuquerque no #22 da United Autosports, que em nove provas do time no WEC já tem cinco pole positions somadas. O português marcou 2’02″404 e enfiou meio segundo goela abaixo de Nyck De Vries, outro encapetado, no Aurus #26 da G-Drive.

Giedo Van der Garde estabeleceu o terceiro tempo geral da LMP2 e o melhor entre os sete carros Pro-Am da categoria – que são os que têm pilotos bronze. Na sequência vieram a Realteam Racing, novata na categoria, com Norman Nato classificando, o outro carro da G-Drive, que amanhã começará com John Falb de acordo com a estratégia e os dois carros da JOTA completam o top 10. Stoffel Vandoorne classificou o #28 e o #38 parte com o mexicano Roberto Gonzalez.

De certa forma se esperava muito do Team WRT e da Inter Europol Competition e ambas as equipes foram as decepções do classificatório. Robin Frijns ficou com a décima posição da divisão e Alex Brundle, no #34 da equipe de Sacha Fassbender, veio a seguir, à frente do #1 da Richard Mille Racing, que larga em 15º geral e 12º na categoria. Tati Calderón foi a responsável no qualifying e quem larga é a holandesa Beitske Visser.

Na LMGTE-PRO, Kévin Estre deu um show. Conseguiu duas voltas rápidas espetaculares na sessão classifica´tória mais prejudicada do dia – por conta de duas batidas quase idênticas na dinâmica (inclusive, o modelo de carro é o mesmo): primeiro Christian Ried destruiu o Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing. Logo após a pista liberada, Egidio Perfetti mandou o #56 do Team Project 1 para a barreira de pneus. Tudo no complexo Eau Rouge-Raidillon.

Com duas bandeiras vermelhas e pouco tempo de pista, sobrou fazer mágica para alguns pilotos e Estre foi brilhante. Cravou 2’11″219 – uma marca tão inacreditável que basta comparar com o tempo de Miguel Molina, o segundo da categoria: o espanhol foi batido por 1″132, o que é absurdo para uma categoria normalmente tão competitiva.

E a prova é que Molina foi 0″019 apenas melhor que o terceiro colocado, Richard Lietz, no Porsche #91. O que dá uma ideia do esforço sobrenatural de Estre pela pole. Ale Pier Guidi também não ficou muito longe dos adversários e o Corvette acabou como o quinto classificado – Antonio Garcia marcou 2’13″106.

A Aston Martin ficou com 1-2 na LMGTE-AM, graças a Ben Keating e Paul Dalla Lana – e também aos acidentes. O estadunidense fez a melhor volta da sessão em 2’14″660, superando o gentleman driver canadense por nove décimos de segundo.

Com as “pancas” de Ried e Perfetti, o melhor Porsche foi o surpreendente #88 do estreante Andrew Haryanto, irmão do antigo piloto de F1 Rio Haryanto. Thomas Flöhr ficou como o melhor entre os Ferrari do grid, seguido por François Perrodo – ambos em carros da AF Corse – e Roberto Lacorte, igualmente numa máquina assistida pela equipe de Amato Ferrari.

A italiana Manuela Göstner se classificou em sétimo entre nove carros que marcaram tempo – o Aston Martin #777 da D’Station Racing teve suas voltas anuladas por excesso de track limits por parte do japonês Satoshi Hoshino.

A disputa das 6h de Spa-Francorchamps pode ser acompanhada na íntegra no site ou no app do FIA WEC – mas por um valor fixo de € 37.99 pela temporada completa. A largada será às 13h30 locais – 8h30 de Brasília.

Comentários