FIA WEC: confirmados 35 carros para Spa

F
A LMH começa com apenas três carros a temporada 2021 do FIA WEC e, em resumo, o único modelo enquadrado no novo regulamento é o Toyota GR010 Hybrid

RIO DE JANEIRO – Mais uma atualização da entry list das 6h de Spa-Francorchamps do próximo dia 1º de maio e o plantel está fechado e praticamente definido: com mais um forfait anunciado pela Glickenhaus (o blog já falou a respeito nesta semana), serão 35 carros, reduzindo a nova classe Le Mans Hypercar ao confronto Toyota versus Alpine na abertura da temporada 2021 do Mundial de Endurance.

Também há mudanças na lista de pilotos: Pietro Fittipaldi foi retirado do lineup do #25 da G-Drive Racing – como era de se esperar, por conta da coincidência de datas com a IndyCar e o brasileiro de 24 anos está escalado como o substituto de Romain Grosjean no carro #51 da Dale Coyne Racing w/RWR para a rodada dupla do Texas, no mesmo fim de semana. O substituto dele não foi indicado – no #26, Roberto Mehri estará no posto que é de Nyck De Vries no ELMS.

A PR1/Mathiasen era das outras equipes de LMP2 que não tinha formação definida – era do verbo não é mais: Simon Trummer e Gabriel Aubry, com larga experiência na pista e também no WEC, vão ajudar Patrick Kelly na estreia deste e da equipe estadunidense, como preparativo para as 24h de Le Mans daqui a alguns meses.

Na ARC Bratislava, mudança de última hora: anunciado anteriormente, Oliver Webb não teve seu nome confirmado no carro #44 da equipe eslovaca e o patrão e piloto Miro Konôpka terá a bordo com ele os britânicos Darren Burke e Tom Jackson, de 24 anos, este um participante regular do British GT e que tem licença Silver (Prata).

A classe LMGTE-AM só não tem ainda o piloto que estará no #46 junto a Dennis Olsen e ao também anunciado Anders Burchardt no Porsche do Team Project 1. O nome de Riccardo Pera não constava da primeira relação e ele completa o lineup do outro carro do time de Axel Funke junto a Egidio Perfetti e Matteo Cairoli.

Na Dempsey Racing-Proton, o belga Alessio Picariello terá a companhia do experiente alemão Marco Seefried e do piloto bronze Andrew Haryanto – irmão mais velho do antigo piloto de Fórmula 1 Rio Haryanto. A Northwest AMR anunciou também na semana anterior os brasileiros Augusto Farfus e Marcos Gomes para completar a esquadra do #98.

Serão 26 países representados (o Brasil com cinco pilotos: André Negrão, Daniel Serra, Felipe Fraga, Marcos Gomes e Augusto Farfus), mais Roman Rusinov, que corre com bandeira “neutra” por conta das sanções aplicadas à Rússia por doping. Cem pilotos são aguardados para as 6h de Spa-Francorchamps, faltando fechar apenas dois nomes para a lista completa.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

4 Comentários

  • De certa forma não era surpreendente essa desistência da Glickenhaus nesta prova. Ainda assim, teremos um bom grid para esta temporada que será de transição para um grande cenário daqui há dois anos na classe principal.
    Agora tenho poucos dias para ver como acompanhar o WEC. Afinal, não temos mais o saudoso Fox Sports e, mesmo que exista um canal ainda com este nome por aqui, em posse do grupo Disney, das pouquíssimas menções e chamadas voltadas ao esporte a motor se resumem a Moto GP e Nascar. Portanto, não contemos com eles.

    • Oh, céus!
      Não havia reparado nisso e vai ficar complicado justo em um ano tão interessante como este.
      Também não lembro de ter visto um nadinha sobre isso na Fox.
      Trágica essa aquisição da Fox pela Disney. Virando terra arrasada!

      • Então, meu caro, é porque daquele Fox Sports do qual o Mattar fazia parte, só restou mesmo o nome e, mesmo assim no máximo até o fim deste ano. Toda a programação foi extinta e a grade de programação deles agora se restringe a reprises e eventos ao vivo, sobretudo de futebol. Prevaleceu a programação da ESPN e como eu havia comentado, quando a programação faz menção ao esporte a motor, é Moto GP Nascar…ainda que tenham transmitido janelas das 24h de Daytona e das 12h de Sebring (essa última não assisti com eles), é pouco provável que o endurance tenha destaque e espaço por lá.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames