No retorno do GT World Challenge Europe Endurance a Monza, o “Bis” da Dinamic Motorsports

RIO DE JANEIRO – Há dois anos, quando conquistaram a vitória nas 3h de Monza, que abriram o certame da SRO – ainda conhecido como Blancpain Endurance Series – ninguém conhecia ou punha fé na equipe Dinamic Motorsports. Bem… o tempo passou e a equipe de bandeira italiana evoluiu dentro da competição e agora, de volta ao lendário circuito italiano, apronta e vence novamente – agora na abertura do Fanatec GT World Challenge Europe.

O carro #54 guiado por Chris Engelhart/Klaus Bachler/Matteo Cairoli emergiu da 12ª posição do grid e ganhou uma disputa difícil, dura e acirrada, principalmente pelas condições ruins do tempo. Choveu em grande parte da corrida e os momentos-chave foram os períodos de Safety Car – quatro no total, fora as deflagrações de FCY (Full Course Yellow).

Os treinos já davam uma amostra do que seria a corrida: dos 42 inscritos, 27 se classificaram dentro do mesmo segundo – com a FFF Racing levando a pole por escassos 0″007 sobre o Team AKKA-ASP. Vinte e dois dos 32 carros que viram a quadriculada estavam na mesma volta e os quatro primeiros terminaram separados por menos de quatro segundos.

A trinca Raffaele Marciello/Jules Gounon/Dani Juncadella terminou em 2º lugar com o Mercedes-AMG da equipe chefiada por Jerôme Policand, com o pódio sendo ocupado no último degrau pela Emil Frey Racing com o Lamborghini Huracán guiado por Alex Fontana/Rolf Ineichen/Ricardo Feller – vencedores da Silver Cup.

Em boa estreia na competição, a Iron Lynx ficou com a quarta e quinta posições, tendo o carro #71 do novato Callum Illott, que divdiu a guiada com Antonio Fuoco e Davide Rigon adiante do #51 de Ale Pier Guidi/Nicklas Nielsen/Côme Ledogar.

No final, foram cinco marcas diferentes no top 6, já que o Team WRT teve seu melhor Audi R8 LMS GT3 em sexto com James Pull/Stuart Hall/Benjamin Goethe, 2º lugar também na Silver Cup. O pódio desta divisão teve ainda o trio da Winward composto por Russell Ward/Phillip Ellis/Mikaël Grenier com o 7º posto a bordo de mais um Mercedes-AMG.

A Garage 59 fez as honras na divisão Pro-Am com um convincente 14º lugar do trio formado por Jonathan Adam/Alexander West/Chris Goodwin a bordo do Aston Martin Vantage GT3 do time britânico. A segunda colocação da classe foi da Barwell Motorsport, que fechou a disputa em 21º com Henrique Chaves/Miguel Ramos/Adrian Amstutz. Nico Bastian/Oliver Grötz/Florian Scholze, com o 26º posto geral, ficaram em terceiro na Pro-Am com a Mercedes-AMG #2 da GetSpeed Performance.

A próxima etapa do campeonato é outro clássico do Endurance: os 1000 km de Paul Ricard, que serão disputados no final de maio.

Em paralelo com a prova real, houve também em Monza a disputa virtual – o Fanatec eSports GT Pro Series, na plataforma Assetto Corsa Competizione. A corrida foi disputada com duração de 60 minutos com setup pré-definido e obrigatoriedade de um pit stop.

Ganhou Arthur Rougier, que estava numa das Lamborghini da Emil Frey Racing neste fim de semana, compondo tripulação com Jack Aitken e Konsta Lappalainen. Dani Juncadella foi o 2º colocado e Nicklas Nielsen foi o terceiro. É parte de uma estratégia ousada da SRO e de Stéphane Ratel contar pontos no virtual e no real de sua competição patrocinada pela Fanatec em 2021.

Comentários

  • Muita gente que disputava ou estava próxima de disputar a ponta teve problemas. O pneu traseiro esquerdo furado também atrasou a vida de outros. O carro que para mim tinha uma das trincas mais fortes, um Porsche que era guiado por Earl Bamber, teve problemas acho que antes de se concluir a primeira hora e não conseguiu nem retornar…
    Mais do que nunca, venceu quem conseguiu aliar consistência com resistência, isso considerando que para endurance, uma prova de 3h é tiro curtíssimo e a chuva deu aquele tempero.
    Deveremos ter brasileiros como Serra e Farfus (talvez outros) escalados em alguns eventos como as 24h de Spa.