Nojiri amplia vantagem no Super Formula

RIO DE JANEIRO – Havia três anos que nenhum piloto vencia duas vezes seguidas no Super Formula japonês – o último fora Naoki Yamamoto, o atual campeão. E como escritas existem para serem quebradas, essa caiu no fim de semana da 2ª etapa da principal competição oriental de monopostos.

Vencedor em Fuji, Tomoki Nojiri reivindicou o triunfo em Suzuka neste domingo, disparando para 45 pontos na liderança do campeonato. Na corrida que teve duração de 30 voltas, o piloto do Team Mugen seria também beneficiado por dois incidentes. O primeiro foi o furo de pneu do carro do pole position Nirei Fukuzumi (DoCoMo Team Dandelion Racing) na curva 130R, uma das mais velozes do traçado. O piloto teve a suspensão de seu monoposto danificada e teve de abandonar.

Na 16ª passagem, houve o “capote” de Yuji Kunimoto (KCMG) também na curva 130R, outra vez em decorrência de um furo de pneu – e aí o Safety Car entrou em ação. Nojiri liderou desde o problema de Fukuzumi e resistiu apos a relargada aos ataques de Ryo Hirakawa (Team Impul) que chegou em segundo a menos de um segundo e meio do vencedor.

Com o carro restante da Dandelion na disputa – e ainda substituindo o convalescente Tadasuke Makino, infectado por Covid, Ukyo Sasahara chegou em 3º e foi ao pódio, com Yuhi Sekiguchi em quarto e Hiroki Otsu completando os cinco primeiros.

O grid teve ainda as ausências de Kamui Kobayashi e Kazuki (e não o pai, Satoru) Nakajima, envolvidos com o Prólogo do WEC em Spa-Francorchamps – Sacha Fenestraz e Yves Baltas, ambos inscritos e ambos franceses, seguem impedidos de ingressar em território oriental. E isto deixou o grid com apenas dois competidores de fora do Japão, já que Tatiana Calderón, a única estrangeira na abertura, ganhou a companhia de Giuliano Alesi, filho do antigo piloto de F1 Jean Alesi – agora correndo no Japão no Super GT e Super Formula Lights.

A Tom’s recrutou Giuliano às pressas e o piloto não só se classificou ao Q3 como também somou pontos: terminou em 9º lugar, numa estratégia que incluiu estender ao máximo seu primeiro stint. O colega de equipe Ritomo Miyata fez o mesmo e terminou em sexto. Ao final, Alesi ganhou duas posições, ultrapassando Kenta Yamashita e Toshiki Oyu.

A próxima etapa será dia 16 de maio em Autopolis.

Resultado final da 2ª etapa:

1 – Tomoki Nojiri (Dallara-Honda) – Mugen – 30 voltas em 56’53″047
2 – Ryo Hirakawa (Dallara-Toyota) – Impul – 1″452
3 – Ukyo Sasahara (Dallara-Honda) – Dandelion – 4″186
4 – Yuhi Sekiguchi (Dallara-Toyota) – Impul – 9″914
5 – Hiroki Otsu (Dallara-Honda) – Mugen – 10″521
6 – Ritomo Miyata (Dallara-Toyota) – Tom’s – 11″854
7 – Sho Tsuboi (Dallara-Toyota) – Inging – 14″777
8 – Naoki Yamamoto (Dallara-Honda) – Nakajima – 14″780
9 – Giuliano Alesi (Dallara-Toyota) – Tom’s – 15″103
10 – Toshiki Oyu (Dallara-Honda) – Nakajima – 16″302

Classificação do campeonato após a 2ª etapa:

1. Tomoki Nojiri – 45 pontos
2. Ryo Hirakawa – 23
3. Toshiki Oyu – 19
4. Ukyo Sasahara – 18
5. Nirei Fukuzumi – 14
6. Ritomo Miyata – 9
7. Yuhi Sekiguchi e Naoki Yamamoto – 8
9. Hiroki Otsu – 6
10. Sho Tsuboi – 4
11. Yuji Kunimoto – 3
12. Sena Sakaguchi e Giuliano Alesi – 2
14. Kazuya Oshima – 1

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