Oficial: Indy 500 com 40% de torcedores

RIO DE JANEIRO – A IndyCar avança no objetivo de colocar o máximo possível de público – desde que respeitados os protocolos sanitários – em suas corridas nesta temporada. Já na abertura – que vocês acompanharam domingo passado na TV Cultura comigo e Geferson Kern – 20 mil pessoas puderam ocupar as dependências do Barber Motorsports Park e presenciar uma bela corrida com a estreia de Álex Palou.

Para este domingo – 13h30 de Brasília, outra vez ao vivo na tela da Cultura – o GP de St. Pete, no circuito urbano montado naquela localidade da Flórida, haverá venda de ingressos e possivelmente também para a rodada dupla do início de maio, no Texas.

E para a cereja no bolo da série de monopostos estadunidense, Roger Penske, dono da categoria e do Indianapolis Motor Speedway, tem ambições bem maiores. Claro que não é o ideal – o ideal seria nossas vidas de volta – mas é melhor uma Indy 500 com público do que com as arquibancadas vazias.

Assim, o jornal IndyStar, em sua versão online, trouxe matéria anunciando que haverá 135 mil espectadores presentes – 40% da lotação máxima do complexo, onde cabem tranquilamente mais de trezentas mil pessoas.

Detalhe: o IMS confirmou também que foram 170 mil os bilhetes vendidos e é claro que o público nutria esperanças de que a capacidade não fosse tão limitada. Mas Penske decidiu não arriscar e seguirá os protocolos sanitários, disponibilizando menos lugares e espaços para os espectadores.

Na última quinta-feira, os adquirentes dos bilhetes foram informados que têm de confirmar quantos planejam usar em 30 de maio, quando o evento será realizado – em sua data normal, diferente de 2020, quando a corrida aconteceu em pleno verão do Hemisfério Norte. O Indianápolis Motor Speedway oferecerá àqueles que usarem os bilhetes – perfazendo um total de 35 mil a menos – um crédito para ser usado na Indy 500 de 2022.

A expectativa para a edição deste ano é grande. Além do retorno da plateia, poderemos ter repescagem, o antigo “Bump Day” ou “Bubble Day”. Já existem pelo menos 33 carros confirmados e podem haver mais – além dos 24 regulares, com mudanças feito Ed Carpenter guiando para sua própria escuderia e os brasileiros Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi substituindo respectivamente Jimmie Johnson e Romain Grosjean nas equipes Ganassi e Coyne, há ainda as seguintes inscrições extras:

JR Hildebrand e Charlie Kimball (Foyt), Marco Andretti (Andretti Herta-Haupert Motorsport w/Marco Andretti & Curb-Agajanian), Juan Pablo Montoya (McLaren), Conor Daly (ECR), Hélio Castroneves (Meyer-Shank Racing), Sage Karam (Dreyer & Reinbold Racing), Simona de Silvestro (Paretta Autosport) e Santino Ferrucci (Rahal Letterman Lanigan). Possivelmente o #52 da Dale Coyne alinhado em parceria com a RWR terá Cody Ware e assim fecharíamos 33 nomes – e existe a expectativa por mais inscritos nos próximos dias.

A ver…

Comentários

  • Mesmo essa capacidade reduzida de público, que de fato é melhor que nenhum, só é possível porque o país avança bem na imunização da população. Assim, o público regular deve ser retomado em breve. Sorte a deles, onde a maioria agiu com sensatez nas urnas em 2020 para que isso acontecesse.