Para quem não viu: Indy Lights 2021, rodada de Barber

RIO DE JANEIRO – A boa surpresa do fim de semana recente foi saber que a programação no Barber Motorsports Park para a abertura da IndyCar contemplou todas as categorias de acesso do programa Road To Indy – incluindo o retorno da Indy Lights às pistas.

Com a temporada cancelada ano passado por conta da Pandemia, a competição largou este fim de semana com sua primeira rodada dupla no Alabama e a presença de 13 pilotos.

Os chassis seguem sendo o modelo italiano Dallara IL-15 (agora com Halo), equipados com o  motor Mazda AER P63 2 litros e quatro cilindros em linha, dotado de câmbio sequencial de seis marchas e potência de 500 HP (com 35 HP extras devido ao uso de push-to-pass) e pneus Cooper.

Seis equipes se inscreveram para as duas provas e a HMD Motorsports dominou as ações. Egresso do automobilismo europeu, o sueco Linus Lundqvist ganhou a corrida inaugural da série em 2021 com Benjamin Pedersen em segundo e terceira posição para o canadense Devlin DeFrancesco.

David Malukas, que desistiu logo no início na primeira prova, dominou e venceu de ponta a ponta a prova #2, com Lundqvist e DeFrancesco fechando o pódio. O nórdico abre o campeonato com 57 pontos somados, contra 44 do canadense e 40 de Malukas. Na sequência, Pedersen, o britânico Toby Sowery e o australiano Alex Peroni.

A série terá dez rodadas duplas e 20 provas. O grande pecado dos organizadores foi tirar do calendário a Freedom 100, a sempre espetacular corrida da Indy Lights em Indianápolis, realizada no dia do Carb Day, que vinha proporcionando chegadas épicas. Dessa vez, a categoria corre no misto do lendário circuito estadunidense e as duas únicas corridas em oval serão em Gateway, no estado de Illinois, em agosto.

Veja a íntegra das duas provas do Alabama nos vídeos abaixo.

Comentários