Pato na pole

SÃO PAULO – Quem imaginou Penske ou Ganassi dominando a primeira fila em Barber para a abertura da temporada 2021 da IndyCar (Fórmula Indy) deparou-se neste sábado com Andretti e McLaren na linha de frente do grid de 24 carros. O mexicano “Pato” O’Ward, 21 anos apenas, levou a segunda pole position da carreira no treino oficial – com a marca de 1’05″8479. Alexander Rossi larga em segundo e Álex Palou, em sua estreia na Ganassi, confirmou o bom ritmo demonstrado nos dois treinos livres e parte em 3º, com Will Power em quarto.

Curioso notar que a pista de Birmingham, no estado do Alabama, é um dos poucos traçados que nunca viu Scott Dixon no Victory Lane – e nunca foi por falta de tentativas. O neozelandês larga na terceira fila ao lado de Marcus Ericsson e à frente do melhor estreante – ninguém menos que Romain Grosjean, que conseguiu um ótimo 7º lugar. Ou seja: por um triz o franco-suíço não estreou avançando para o Fast Six.

Aliás, Scott McLaughlin também ‘caiu’: foi o 12º – e não foi o único dos ótimos nomes do grid da Indy a largar do meio para trás do pelotão. Sem avançar para a segunda fase do treino, vieram pilotos como Simon Pagenaud, Ryan Hunter-Reay, Sébastien Bourdais, Takuma Sato (último vencedor em Barber), Felix Rosenqvist (que provocou uma bandeira vermelha e teve o tempo deletado) e James Hinchliffe, que bateu.

Claro, Jimmie Johnson também faz parte do rol: desde o começo já se sabia ser difícil a adaptação e os palpites foram confirmados. O heptacampeão da Nascar vai largar do 21º lugar em sua estreia. Vai ser um longo domingo para o #48, que terá de contar com uma estratégia inteligente e problemas alheios para ir mais à frente.

E onde vocês poderão ver a corrida? Na tela da TV Cultura, abrindo 10 minutos antes – 16h20 de Brasíia. Estarei nos comentários ao lado do craque Geferson Kern.

Comentários

  • Mattar, fiquei bem empolgado em saber que você participaria da transmissão da Indy. Como não uso antena convencional a muito tempo, me certifiquei durante a semana de que o stream da Cultura funcionaria, e me preparei para ver a corrida hoje. Assisti à programação pré-corrida , você e Kern introduzindo a temporada, tudo ótimo. Aí, na hora da corrida o stream sai do ar e a Cultura manda a gente sintonizar a TV… eu não tenho essa opção… alguma razão para a emissora fazer isso? Será sempre assim?

    Desde já agradeço

  • Fala mestre. Estou vindo aqui já após a corrida para mais uma vez lhe parabenizar.
    Você e o Kern não serão, já são uma grande dupla nas transmissões da Indy, sem desmerecer as muitas que tivemos nos últimos anos no antigo canal mas, aos fatos…parece que vocês já transmitiam há tempos, dosando as informações e comentários dos lances com a emoção dos lances na medida certa, coisa de gente que é do ramo. Parabéns mesmo!!
    Ainda por cima é pé quente. Barber não costuma proporcionar boas corridas, apesar do traçado bem bacana, mas essa de hoje foi muito boa, além do notado aumento do nível técnico do grid (não que em anos anteriores tenha sido baixo), com muitos guiando o fino…Pato, Palou, Ericsson, Bourdais…JJ não comprometeu e acho que ainda “dá um caldo”, o mesmo vale para Grosjean. A temporada será mais do que Dixon x Newgarden. Que venha St Pete.

  • 16:27 meu celular toca para acompanhar a transmissão da Indy com o Mattar nos comentários!!!

    Não me lembro de ter assistido corridas com narração do Kern, mas achei muito boa!!!

    Emoção na medida, com um entrosamento que parecia já existir a muito tempo!!!

    Parabéns!!!