Team WRT domina e vence com folga a abertura do ELMS em Barcelona

RIO DE JANEIRO – Faz tempo que não assisto a uma vitória tão dominante de uma equipe de LMP2 num campeonato tão disputado quanto o European Le Mans Series. Na tarde ensolarada e fria de domingo em Barcelona, o trio formado por Louis Déletraz/Yifei Ye/Robert Kubica estapeou a concorrência e conquistou com grande autoridade a primeira corrida da temporada 2021.

O Team WRT de Yves Weerts e Vincent Vosse pegou a ponta no fim da primeira hora e nunca mais foi incomodada por nenhuma outra. O ritmo de prova do carro #41 foi excelente e, numa disputa sem poucas intervenções de Safety Car – duas, somente – eles cruzaram a linha de chegada ao fim de 141 voltas com 22 segundos de vantagem para a Panis Racing, 2ª colocada com o trio Julien Canal/Will Stevens/Gabriel Aubry.

Pole position, a G-Drive Racing era a favorita com Roman Rusinov/Franco Colapinto/Nyck De Vries e o Aurus 01 Gibson #26. Mas houve uma série de contratempos, que incluíram três penalidades, sendo a primeira a mais polêmica porque Rusinov, que liderava o pelotão na hora da largada, ditou um ritmo lento demais, provocando um efeito ‘sanfona’ no grid e até sendo corresponsável pelo incidente que afastou de esquadro um dos protótipos da United Autosports – o #32 de Manuel Maldonado/Job Van Uitert/Nico Jamin. Menos mal que Phil Hanson e seus novos parceiros Jonathan Aberdein e Tom Gamble ainda pescaram o pódio para o #22.

Na classe Pro-Am da LMP2, com tripulações de um piloto bronze inscrito, a Ultimate Racing surpreendeu e levou a vitória com o 5º posto geral alcançado por Matthieu e Jean-Baptiste Lahaye mais François Hériau. A G-Drive foi a segunda da divisão numa boa apresentação do #25 de John Falb/Pietro Fittipaldi/Rui Andrade: a trinca perdeu somente uma volta na geral e terminou em sétimo. Somaram 18 pontos no subgrupo e seis no Overall da LMP2 na abertura do campeonato – o que é bastante positivo. Agora, Pietro mira sua reestreia na Indy nos ovais: ele correrá a rodada dupla do Texas, substituindo o franco-suíço Romain Grosjean.

A LMP3 foi dominada em grande parte da disputa pela DKR Engineering e o carro #4, mas quando Laurents Hörr deu lugar ao colega Alain Berg, do grão-ducado de Luxemburgo, o ritmo caiu e a dupla terminou apenas em 5º lugar na categoria.

Ganhou a Cool Racing, com o carro #19 conduzido por Nicolas Maulini/Niclas Krütten/Matt Bell, que derrotou por apenas 2″218 o #15 da RLR MSport de Mike Benham/Malthe Jakobsen/Alex Kapadia. O pódio foi completado pela Inter Europol Competition, em sólida corrida do trio formado por Ugo de Wilde/Martin Hippe/Julien Falchero.

O antigo motociclista Mattia Pasini fez também uma boa apresentação, mas os parceiros Julius Adomavicius e Alessandro Bracalente não mantiveram a solidez da performance do italiano e o trio terminou pelo menos nos pontos, com um razoável 8º lugar.

Entre os Grã-Turismo, vitória dominante da Iron Lynx com o carro #80. Rino Mastronardi e os parceiros Matteo Cressoni e Miguel Molina tiveram uma estratégia mais certeira que os demais e triunfaram com uma volta inteira de vantagem sobre o Porsche de Christian Ried/Jaxon Evans/Gianmaria Bruni, da Proton Competition. Estreando novo parceiro – David Perel – Duncan Russell Cameron e Matt Griffin abocanharam o último degrau do pódio para a Spirit of Race, batendo a Ferrari #83 das Iron Dames – que na verdade não teve ritmo para terminar no top 3 desta vez.

O ator Michael Fassbender pilotou em dois stints e terminou a disputa em 6º lugar na divisão junto aos mesmos parceiros do último ano – Richard Lietz e Felipe Fernandez Laser – no Porsche #93.

Já o Innovative Car da SRT41, apresentando dois pilotos de mobilidade reduzida, Nigel Bailly e Takuma Aoki, cumpriu seu papel. A trinca, que volta a disputar uma prova do ELMS este ano, precisamente no circuito francês de Paul Ricard, em junho, chegou em 34º na geral completando 127 voltas. Aoki guiou um stint de 42 voltas e Bailly por um turno de 38 giros. O belga foi mais rápido que o japonês por dois segundos e nove décimos na melhor volta em prova. Pierre Sancinenna, o outro piloto da equipe, virou em 1’38″628 em ritmo de prova.

A próxima etapa será as 4h do Red Bull Ring, na Áustria, dia 16 de maio.

Comentários

  • Pois é…a WRT veio chutando a porta e, com esta performance, tudo indica que a United Autosports perderá o trono. Sobre o piloto Russo Roman Rusinov, depois da live com o André Negrão (que aliás, foi excelente) e relembrando o incidente destacado aqui no post, realmente o cara não é figura das mais queridas no meio hein…