Toyota massacra na abertura do Super GT e Oliveira abre com vitória na GT300

T

RIO DE JANEIRO – A Toyota deitou e rolou na abertura da temporada 2021 do Super GT, realizada neste domingo no circuito de Okayama – o mesmo que com o nome de TI Aida teve duas provas de Fórmula 1 lá por 1994/95.

Com seus modelos GR Supra, o construtor conquistou nada menos que as quatro primeiras posições na disputa realizada em 300 km (82 voltas) pelo traçado de 3,703 km de extensão, impondo um enorme domínio perante às rivais Honda – que tem a dupla atual campeã da série na GT500 – e Nissan.

A equipe TGR Team Eneos Rookie com o carro #14 guiado por Kazuya Oshima/Kenta Yamashita acabou por reivindicar o triunfo na corrida depois do domínio inicial da Tom’s com Sena Sakaguchi (pole position) a bordo do #37 da TGR Team KeePer, abreviado com a entrada de um Safety Car deflagrado após uma rodada de um Audi da classe GT300.

Isto fez o panorama da corrida se modificar e dessa forma o carro depois guiado por Ryo Hirakawa acabaria suplantado pelo #14 de Oshima/Yamashita e também pelo #36 do Au Team Tom’s de Sho Tsuboi/Yuhi Sekiguchi, que ficou em segundo.

A equipe SARD completou o massacre da Toyota em Okayama, com Yukhi Nakayama/Heikki Kövalainen em quarto e podia ter sido pior – a equipe Astemo Real Racing, graças ao Honda de Koudai Tsukakoshi/Bertrand Baguette furou a ‘quina’ da rival, já que a Cerumo chegou em sexto com Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura. Só a Bandoh, que corre com pneus Yokohama em seu Supra, não foi competitiva na primeira prova entre os carros da marca vencedora.

Com Naoki Yamamoto e Tadasuke Makino a bordo, o Team Kunimitsu não começou bem sua defesa de título, agora com o Honda NSX patrocinado pela Stanley. A dupla do carro #1 fechou a prova em 8º lugar, à frente do melhor Nissan com Kohei Hirate/Katsumasa Chiyo. A ARTA ficou em sétimo com mais um Honda e a Impul fechou o último lugar pontuável na GT500 com seu GT-R Nismo guiado por Kazuki Hiramine/Nobuharu Matsushita.

Na GT300, a Nissan foi mais feliz: a Gainer fez a pole position na classificação e na corrida, a dupla campeã do ano passado formada pelo brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Kiyoto Fujinami acabou com o triunfo numa chegada apertada em que os quatro primeiros colocados surgiram separados por menos de um segundo e meio. Essa foi a 3ª vitória da parceria com o carro da Realize Kondo.

Naoya Gamou/Togo Suganami levaram o Mercedes-AMG GT3 da Leon Pyramid Racing ao segundo lugar na disputa, seguidos pelo GR Supra GT da Saitama Toyopet Green Brave com Kohta Kawaai/Hiroki Yoshida e a Gainer com os veteranos Hironobu Yasuda/Katsuyuki Hiranaka.

Destaque para a recuperação do Hoppy Team Tsuchiya, que arrancou a sétima posição vindo de 21º do grid da divisão, numa corrida limpa e sem erros da dupla Kimiya Sato/Takamitsu Matsui.

A próxima prova será os 500 km de Fuji, em maio, no fim de semana do Golden Week, um conhecido e tradicional feriado local. A corrida será excepcionalmente numa terça-feira, dia 4.

Em tempo: infelizmente as corridas não estão mais transmitidas pelo YouTube e somente pelo Motorsport TV.com.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Oi Mattar, não tem mesmo cobertura dessa categoria esse ano no YT? Procurei e não achei nada, só uma onboard de um dos carros.

    Abç e parabéns pelo bom trabalho, sempre

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames