WRC: batalha campal e vitória apertada de Ogier na Croácia

RIO DE JANEIRO – O Rally da Croácia, 3ª etapa do World Rally Championship, foi decidido neste fim de semana na última etapa, na última curva, nos últimos metros – literalmente. Por apenas seis décimos de segundo, Sébastien Ogier (Toyota) bateu o companheiro de equipe Elfyn Evans e levou o evento realizado naquele país dos Balcãs europeus.

E tudo isso após 20 trechos cronometrados perfazendo 300 km de percurso na região de Zagreb, onde gravitou a competição. O WRC, aliás, não sabe ainda como ficará o restante do calendário: tendo perdido os eventos da Suécia e do Chile por conta da Pandemia do Covid-19, além da Grã-Bretanha por questões monetárias – houve a reposição do evento nórdico pelo Rally do Ártico e não se sabe se a temporada terá restrições mais sérias como a de 2020.

Sapientes de que todo ponto é precioso e o campeonato pode ser reduzido, Ogier e Evans deram tudo de tudo com seus Yaris e lideraram a dobradinha do construtor oriental. Pena para a Toyota que Kalle Rovanperä, que entrou nessa etapa com grandes expectativas, sofreu um forte acidente logo no primeiro dia de competição e foi alijado da briga.

Ogier venceu o Power Stage e bateu Evans – que cometeu um erro fatal no finalzinho – no SS20 por quatro segundos e meio, o que neutralizou a diferença entre o francês e o galês, que acabaria em 0″6 somente, uma das menores dos últimos anos. Thierry Neuville bem que tentou seguir essa tocada, mas ficou para trás. Mesmo assim, o belga e seu copiloto Martin Wydaeghe foram suplantados por escassos oito segundos e um décimo.

Ott Tänak é que não foi capaz de estar no mesmo ritmo dos demais, após ganhar o Rally do Ártico. Foi quarto – um resultado que minimiza, mas não muito, os prejuízos de ter zerado na abertura em Monte-Carlo. A grande surpresa do evento foi o excelente 5º lugar de Adrien Fourmaux, a quem foi confiado um Ford Fiesta da turma de cima, via M-Sport.

Relegado ao Rally 2, Teemu Suninen, que vinha de uma fase muito ruim desde o ano passado, não fez besteira, andou bem e chegou no top 10 geral. Mas no Rally 2, quem venceu foi Mads Østberg, com a nona colocação a bordo de um Citroën C3.

Na classificação do WRC3, o 11º posto geral deu o triunfo à dupla polonesa formada por Kajetan Kajetanowicz e o antigo navegador de Robert Kubica, Maciej Szczepaniak. Eles correram com um Skoda Fabia Rally2 Evo. Jon Armstrong e Phil Hall foram os vencedores do JWRC, num razoável 18º posto no agregado de todas as classes.

Em princípio, a quarta etapa do WRC será o Rally de Portugal, marcado para acontecer de 20 a 23 de maio, na região de Matosinhos, no Porto.

O resultado final do Rally da Croácia:

1 – Ogier-Ingrassia (Toyota Yaris) – 2.51’22″9
2 – Evans-Martin (Toyota Yaris) – 0″6
3 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai) – 8″1
4 – Tanak-Jarveoja (Hyundai) – 1’25″1
5 – Fourmaux-Jamoul (Ford Fiesta) – 3’09″7
6 – Katsuta-Barritt (Toyota Yaris) – 3’31″8
7 – Greensmith-Patterson (Ford Fiesta) – 3’58″8
8 – Breen-Nagle (Hyundai) – 4’28″2
9 – Ostberg-Eriksen (Citroen C3 WRC2) – 10’00″8
10 – Suninen-Markkula (Ford Fiesta WRC2) – 10’29″3

Classificação do campeonato após a 3ª etapa:

1. Sébastien Ogier – 61 pontos
2. Thierry Neuville – 53
3. Elfyn Evans – 51
4. Ott Tänak – 40
5. Kalle Rovanperä – 39
6. Craig Breen e Takamoto Katsuta – 24
8. Adrien Fourmaux e Gus Greensmith – 12
10. Dani Sordo – 11
11. Andreas Mikkelsen e Oliver Solberg – 6
13. Teemu Suninen – 5
14. Mads Østberg – 2
15. Eric Camilli e Esapekka Lappi – 1

Comentários