1000 km de Paul Ricard: 47 carros na segunda etapa do GT World Challenge Europe Endurance

RIO DE JANEIRO – No próximo sábado, será disputada no circuito francês de Paul Ricard a 2ª etapa do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance – os 1000 km de Paul Ricard serão um aperitivo do que virá no fim de julho – a disputa das 24h de Spa-Francorchamps, que abrirão também os trabalhos do Intercontinental GT Challenge, já prejudicado com os cancelamentos das 12h de Bathurst e também das 10h de Suzuka – esta prova deixa de ser realizada pelo segundo ano consecutivo.

A SRO confirmou um total de 47 carros na lista de entradas. Desse plantel, 14 inscrições são Pro-Am e também da Silver Cup. Há um carro com pendência – o Bentley #107 da CMR que deverá ter Nelson Panciatici/Gilles Vannelet/Stuart White ainda não foi definido em qual subclasse se enquadra.

Em relação à primeira corrida do campeonato em Monza, há inscrições pontuais presentes na segunda prova do campeonato de provas longas. A Car Collection Motorsport vai com um Audi R8 LMS GT3 para Patrick Kolb/Milan Dontje/Simon Reicher (Silver Cup). Ausente em Monza, o #53 da AF Corse que terá Matt Griffin/Duncan Russell Cameron na composição da tripulação – sem um terceiro piloto anunciado – não corre o risco de coincidência de datas com outra categoria, como aconteceu por ocasião das 3h de Monza, chocando com as 4h de Barcelona do ELMS.

Outra ótima novidade é a participação de mais uma Ferrari da Iron Lynx com um trio de “Iron Dames” na Pro-Am Cup. A experiente Katherine Legge terá a companhia de Doriane Pin e Sarah Bovy nesta etapa. Na Madpanda Motorsport, que correu com dois tripulantes em Monza, Ricardo Sánchez fará companhia a Rik Breukers e ao patrão-piloto Ezequiel Pérez Companc. Isso faz com que a equipe HRT tenha que confirmar outro nome para o carro #5 que tem inscritos Hubert Haupt e Patrick Assenheimer.

A JP Motorsport, projetando a participação em Spa, coloca em Paul Ricard seu McLaren 720S GT3 para o antigo piloto de Fórmula 1 Christian Klien, além de dois poloneses – Karol Baszcz e Patryk Krupinski.

Na Rinaldi Racing, o chileno Benjamin Hites terá a parceria formada junto a David Perel e Nicolas Varone (Silver Cup). A Winward Racing ganha o reforço de Mikaël Grenier para compor o trio com Russell Ward e Phillip Ellis (Silver Cup). Callum McLeod dá lugar a Fabian Schiller na RAM Racing, ao lado de Sam de Haan e Rob Collard (Pro-Am Cup). Por fim, Henrique Chaves e Miguel Ramos terão Leo Machitski no carro da Barwell Racing (Pro-Am Cup).

Tal como na primeira etapa, a disputa dos 1000 km de Paul Ricard também terá um evento do GT World Challenge de eSports, usando a plataforma Assetto Corsa Competizione, contando pontos para o campeonato. Na primeira corrida em Monza, ganhou Arthur Rougier, da Emil Frey Racing.

A largada para a prova real será às 18h locais, 13h de Brasília. O tempo limite de duração é de seis horas. O blog terá transmissão ao vivo dos 1000 km de Paul Ricard e o fim de semana conta, ainda, com mais uma rodada da Formula Regional European Championship by Alpine e o European GT4 Series, além do Lamborghini Super Trofeo e do TCR Europe.

Comentários