Abertura do Império Endurance Brasil tem vitória da JLM Racing em Goiânia

RIO DE JANEIRO – Foi com ‘pé no porão’ que aconteceu sábado a largada da temporada 2021 do Império Endurance Brasil com as 4h de Goiânia. Trinta e três carros de um total de 34 presentes ao Autódromo de Goiânia partiram para o início de mais um campeonato promissor, apresentando sete categorias diferentes na pista do Planalto Central.

Tirante as diversas entradas de Safety Car, que ‘amarraram’ a disputa no seu início, a prova foi muito boa e o grid, de grande qualidade. Muitos carros e equipes novas estrearam, dando um colorido ainda maior à uma competição que vem crescendo ano após ano.

E ao fim de 147 voltas de disputa, numa comprovação do equilíbrio de forças, havia oito carros na mesma volta – algo raro em provas do gênero. Prevaleceu a JLM Racing sobre as demais equipes da classe de protótipos P1 e o #175 “presidencial”, posto que guiado pelo presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE) Henrique Assunção, mais Fernando Fortes e Fernando Ohashi suplantou Pedro Queirolo e David Muffato para levar as honras do primeiro evento do ano.

A Motorcar veio forte para a etapa com três carros muito bem preparados e o favorito era o #65 de Nílson e Beto Ribeiro, que fez a pole sob chuva. Mas na corrida houve alguns percalços e o carro dos sul-matogrossenses ficou mesmo em terceiro lugar, após uma ótima recuperação. O #11 de Emílio Padron/Marcelo Viana/Lucas Köhl ocupou o quarto posto final, enquanto Vicente Orige/Gustavo Kiryla completaram em sexto.

Outra categoria tão atrativa quanto a P1 é a GT3, a principal dos Grã-Turismo, com um mar de Mercedes-AMG (cinco no total), o Porsche da Stuttgart e a estreia da McLaren 720S trazida por Marcelo Hahn para correr aqui e que passou risco de sequer largar por falta de peças. A dupla dele e Allam Khodair não fez tomada de tempo e apesar disso eles conseguiram um excelente 8º posto geral – terceiro na categoria.

A vitória foi de Ricardo Maurício/Marcel Visconde, numa pista onde, mesmo com uma reta longa, o miolo mais travado é favorável ao Porsche em relação aos adversários. A dupla Cacá Bueno/Ricardo Baptista estreou bem e chegou em segundo com o carro do Team RC.

E no fim das contas, só deu P1 ou GT3 no top 10, com duas Mercedes, as de Guilherme Figueroa/Júlio Campos em nono e quarto na classe, trazendo a reboque Xandy e Xandinho Negrão, mais Andreas Mattheis. Outra coisa: nenhum dos carros dessa categoria abandonou no sábado.

Nas demais classes, o MCR Grand-Am com motor Ford Coyote V8 triunfou na P2 com Fernando Poeta/Cacau Ricci/Marçal Müller, enquanto Tiel Andrade/João Pedro Maia, numa corrida de alguns percalços, ganharam na P3 com um protótipo MRX.

Átila Abreu e Léo Sanchez, numa pilotagem sem erros, venceram os McLaren e a nova BMW M4 GT4 para ganhar na terceira subclasse de Grã-Turismo – na GT3 Light só houve um competidor: o Aston Martin de Guilherme e Sérgio Ribas, décimo-quarto na geral. A força-tarefa a oito mãos do Ginetta G55 GT4 resultou em vitória para o #69 de Nelson Monteiro, Renan Guerra, Ramon Alcaraz e Chico Horta.

Outro destaque positivo do dia foi a estreia do protótipo GiaffoneJL guiado por Guto Negrão (retornando às pistas após longo período fora) e Alan Hellmeister. O carro preparado pela equipe de José David andou forte, liderou grande parte da disputa na P2 e uma quebra de homocinética afastou-os da vitória após 122 voltas percorridas. Coisas do automobilismo…

A 2ª etapa será dia 5 de junho no Paraná, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, região metropolitana da capital daquele estado.

O resultado final das 4h de Goiânia:

1º #175 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Fernando Fortes/Henrique Assunção/Fernando Ohashi
147 voltas em 4h00min07seg882

2º #113 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
David Muffato/Pedro Queirolo
a 11seg096

3º #65 NC RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Nílson Ribeiro/Beto Ribeiro
a 33seg309

4º #11 MOTORCAR
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Lucas Köhl/Marcelo Viana/Emílio Padron
a 51seg272

5º #55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R – categoria GT3
Marcel Visconde/Ricardo Maurício
a 56seg678

6º #444 MOTORCAR
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Vicente Orige/Gustavo Kiryla
a 1min07seg378

7º #27 TEAM RC
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
Cacá Bueno/Ricardo Baptista
a 1min11seg640

8º #16 BLAU MOTORSPORT/TMG
McLaren 720S GT3 – classe GT3
Allam Khodair/Marcelo Hahn
a 1min13seg419

9º #8 AMG PIQUET SPORTS
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
Júlio Campos/Guilherme Figueroa
a 1 volta

10º #9 A MATTHEIS MOTORSPORT
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
Xandinho Negrão/Xandy Negrão/Andreas Mattheis
a 2 voltas

Comentários

  • Assisti a corrida e foi bem legal mesmo, com belas disputas principalmente nas classes P1 e GT3, que são as principais e as que em as duplas ou trincas mais fortes. Aliás, muito piloto da Stock Car se voltando para os carros GT3 hein. Já vimos esse filme antes há 10/11 anos atrás mas desta vez, espero que bastidores não estraguem e acabem com tudo depois e que todos façam com que tenhamos um sólido campeonato nacional de endurance. Estão no caminho…
    Aquele protótipo Giaffone JL é muito rápido…um carro interessante, só foi confuso na hora distinguir como protótipo com aquela bolha de Stock Car de 2019. Na transmissão foi dito que eles irão mudar e dar uma cara nova…boto fé naquele carro.