Abertura do Império Endurance Brasil tem vitória da JLM Racing em Goiânia

A

RIO DE JANEIRO – Foi com ‘pé no porão’ que aconteceu sábado a largada da temporada 2021 do Império Endurance Brasil com as 4h de Goiânia. Trinta e três carros de um total de 34 presentes ao Autódromo de Goiânia partiram para o início de mais um campeonato promissor, apresentando sete categorias diferentes na pista do Planalto Central.

Tirante as diversas entradas de Safety Car, que ‘amarraram’ a disputa no seu início, a prova foi muito boa e o grid, de grande qualidade. Muitos carros e equipes novas estrearam, dando um colorido ainda maior à uma competição que vem crescendo ano após ano.

E ao fim de 147 voltas de disputa, numa comprovação do equilíbrio de forças, havia oito carros na mesma volta – algo raro em provas do gênero. Prevaleceu a JLM Racing sobre as demais equipes da classe de protótipos P1 e o #175 “presidencial”, posto que guiado pelo presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE) Henrique Assunção, mais Fernando Fortes e Fernando Ohashi suplantou Pedro Queirolo e David Muffato para levar as honras do primeiro evento do ano.

A Motorcar veio forte para a etapa com três carros muito bem preparados e o favorito era o #65 de Nílson e Beto Ribeiro, que fez a pole sob chuva. Mas na corrida houve alguns percalços e o carro dos sul-matogrossenses ficou mesmo em terceiro lugar, após uma ótima recuperação. O #11 de Emílio Padron/Marcelo Viana/Lucas Köhl ocupou o quarto posto final, enquanto Vicente Orige/Gustavo Kiryla completaram em sexto.

Outra categoria tão atrativa quanto a P1 é a GT3, a principal dos Grã-Turismo, com um mar de Mercedes-AMG (cinco no total), o Porsche da Stuttgart e a estreia da McLaren 720S trazida por Marcelo Hahn para correr aqui e que passou risco de sequer largar por falta de peças. A dupla dele e Allam Khodair não fez tomada de tempo e apesar disso eles conseguiram um excelente 8º posto geral – terceiro na categoria.

A vitória foi de Ricardo Maurício/Marcel Visconde, numa pista onde, mesmo com uma reta longa, o miolo mais travado é favorável ao Porsche em relação aos adversários. A dupla Cacá Bueno/Ricardo Baptista estreou bem e chegou em segundo com o carro do Team RC.

E no fim das contas, só deu P1 ou GT3 no top 10, com duas Mercedes, as de Guilherme Figueroa/Júlio Campos em nono e quarto na classe, trazendo a reboque Xandy e Xandinho Negrão, mais Andreas Mattheis. Outra coisa: nenhum dos carros dessa categoria abandonou no sábado.

Nas demais classes, o MCR Grand-Am com motor Ford Coyote V8 triunfou na P2 com Fernando Poeta/Cacau Ricci/Marçal Müller, enquanto Tiel Andrade/João Pedro Maia, numa corrida de alguns percalços, ganharam na P3 com um protótipo MRX.

Átila Abreu e Léo Sanchez, numa pilotagem sem erros, venceram os McLaren e a nova BMW M4 GT4 para ganhar na terceira subclasse de Grã-Turismo – na GT3 Light só houve um competidor: o Aston Martin de Guilherme e Sérgio Ribas, décimo-quarto na geral. A força-tarefa a oito mãos do Ginetta G55 GT4 resultou em vitória para o #69 de Nelson Monteiro, Renan Guerra, Ramon Alcaraz e Chico Horta.

Outro destaque positivo do dia foi a estreia do protótipo GiaffoneJL guiado por Guto Negrão (retornando às pistas após longo período fora) e Alan Hellmeister. O carro preparado pela equipe de José David andou forte, liderou grande parte da disputa na P2 e uma quebra de homocinética afastou-os da vitória após 122 voltas percorridas. Coisas do automobilismo…

A 2ª etapa será dia 5 de junho no Paraná, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, região metropolitana da capital daquele estado.

O resultado final das 4h de Goiânia:

1º #175 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Fernando Fortes/Henrique Assunção/Fernando Ohashi
147 voltas em 4h00min07seg882

2º #113 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
David Muffato/Pedro Queirolo
a 11seg096

3º #65 NC RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Nílson Ribeiro/Beto Ribeiro
a 33seg309

4º #11 MOTORCAR
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Lucas Köhl/Marcelo Viana/Emílio Padron
a 51seg272

5º #55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R – categoria GT3
Marcel Visconde/Ricardo Maurício
a 56seg678

6º #444 MOTORCAR
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Vicente Orige/Gustavo Kiryla
a 1min07seg378

7º #27 TEAM RC
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
Cacá Bueno/Ricardo Baptista
a 1min11seg640

8º #16 BLAU MOTORSPORT/TMG
McLaren 720S GT3 – classe GT3
Allam Khodair/Marcelo Hahn
a 1min13seg419

9º #8 AMG PIQUET SPORTS
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
Júlio Campos/Guilherme Figueroa
a 1 volta

10º #9 A MATTHEIS MOTORSPORT
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
Xandinho Negrão/Xandy Negrão/Andreas Mattheis
a 2 voltas

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Assisti a corrida e foi bem legal mesmo, com belas disputas principalmente nas classes P1 e GT3, que são as principais e as que em as duplas ou trincas mais fortes. Aliás, muito piloto da Stock Car se voltando para os carros GT3 hein. Já vimos esse filme antes há 10/11 anos atrás mas desta vez, espero que bastidores não estraguem e acabem com tudo depois e que todos façam com que tenhamos um sólido campeonato nacional de endurance. Estão no caminho…
    Aquele protótipo Giaffone JL é muito rápido…um carro interessante, só foi confuso na hora distinguir como protótipo com aquela bolha de Stock Car de 2019. Na transmissão foi dito que eles irão mudar e dar uma cara nova…boto fé naquele carro.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames