Alesi vence corrida caótica do Super Formula em Autopolis

A

RIO DE JANEIRO – O francês Giuliano Alesi conquistou neste domingo uma inesperada vitória na 3ª rodada do Super Formula, programada para o circuito de Autopolis, na região de Oita. Só que uma convidada atrapalhou tudo: a chuva, que fez com que a disputa fosse interrompida por total falta de visibilidade, encerrada com menos de meia hora e os pontos foram auferidos pela metade.

Substituto de Kazuki Nakajima no carro #36 da Tom’s, Giuliano já conquistara na véspera uma inesperada pole position. E apesar de todos os obstáculos, do atraso na largada – não só pela chuva e também pela neblina, o filho de Jean Alesi – e de Kumiko Goto, que é uma atriz e cantora japonesa – liderou todas as voltas que valeram na prova. Contudo, como a disputa não passou de 75% do total previsto, o triunfo valeu dez pontos a Giuliano, ao invés de 20.

Alesi não foi o único a conquistar seu melhor resultado na temporada: dividiu o pódio com Sena Sakaguchi, da tradicional equipe Inging e também com Nobuharu Matsushita, antigo rival do francês na Fórmula 2, agora defendendo a B-Max na Super Formula. Foi a primeira vitória de Giuliano desde a GP3 Series, em 2018, quando um de seus colegas de equipe era inclusive o brasileiro Pedro Piquet.

Duplo vencedor em Fuji e Suzuka, Tomoki Nojiri manteve a liderança do campeonato: chegou em 5º lugar atrás de Ritomo Miyata, que completou o 1-2-3-4 de carros com motores Toyota na competição. Ryo Hirakawa abandonou logo no começo e Nojiri amplia sua vantagem para 25 pontos na dianteira.

A próxima etapa será no circuito Sugo Sportsland, no dia 20 de junho.

Resultado final da 3ª prova em Autopolis:

1 – Giuliano Alesi (Dallara-Toyota) – Tom’s – 11 voltas em 24’01″861
2 – Sena Sakaguchi (Dallara-Toyota) – Inging – 7″520
3 – Nobuharu Matsushita (Dallara-Honda) – B-Max – 7″754
4 – Ritomo Miyata (Dallara-Toyota) – Tom’s – 8″236
5 – Tomoki Nojiri (Dallara-Honda) – Mugen – 11″324
6 – Hiroki Otsu (Dallara-Honda) – Mugen – 17″623
7 – Toshiki Oyu (Dallara-Honda) – Nakajima – 20″595
8 – Kazuya Oshima (Dallara-Toyota) – Rookie – 23″792
9 – Naoki Yamamoto (Dallara-Honda) – Nakajima – 34″571
10 – Yuhi Sekiguchi (Dallara-Toyota) – Impul – 36″012

Classificação do campeonato:

1. Tomoki Nojiri – 48 pontos
2. Ryo Hirakawa – 23
3. Toshiki Oyu – 21
4. Ukyo Sasahara – 18
5. Giuliano Alesi e Ritomo Miyata – 15
7. Nirei Fukzumi – 14
8. Sena Sakaguchi – 10,5
9. Naoki Yamamoto – 9
10. Yuhi Sekiguchi e Hiroki Otsu – 8,5
12. Nobuharu Matsushita – 5,5
13. Sho Tsuboi – 4
14. Yuji Kunimoto – 3
15. Kazuya Oshima – 2,5

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames