ELMS: 42 carros confirmados para as 4h de Paul Ricard

E

RIO DE JANEIRO – A temporada 2021 do European Le Mans Series alcança o fim de sua primeira metade no próximo dia 6. Em data antecipada por conta do adiamento das 24h de Le Mans para agosto, as 4h de Paul Ricard serão disputadas em Le Castellet, circuito de 5,660 km de extensão que fica na região de Bandol, na Riviera Francesa, como 3ª etapa da série.

Um total de 42 carros foi anunciado na lista provisória de inscritos divulgada pela Le Mans Endurance Management, organizadora da competição. Serão 33 Esporte-Protótipos divididos nas classes LMP2 e LMP3 – sem contar o retorno do Innovative Car da SRT41 como mais uma etapa de sua preparação com vistas às 24h de Le Mans e nove modelos GT, sendo seis Ferraris, dois Porsches e um Aston Martin.

Na divisão LMP2, o plantel terá os mesmos 16 carros das corridas passadas, com pontuais mudanças entre os pilotos. Gabriel Aubry será o substituto de Ryan Dalziel, que tem compromissos já assumidos no GT World Challenge America no mesmo fim de semana, na Virgínia. Aubry corre no #17 da IDEC Sport dessa vez após defender a Panis Racing como substituto de James Allen em Barcelona.

No outro carro da equipe, Patrick Pilet também fica ausente nas 4h de Paul Ricard e será substituído por um nome de peso: ninguém menos que o bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne, que volta ao Endurance em princípio apenas nessa corrida. No mais, o Racing Team Turkey terá o retorno de Harry Tincknell após a excelente estreia (com pole position, aliás) de Logan Sargeant no Red Bull Ring.

A LMP3 também se apresenta com os mesmos 16 carros das etapas iniciais na Espanha e Áustria. Em princípio, somente Jean-Philippe Dayraut está escalado no #4 da DKR Engineering junto a Laurents Hörr para a prova francesa. O turco Cem Bolubaksi não foi ainda confirmado pela Eurointernational, que tem apenas Andrea Dromedari e Joey Alders escalados para o #11.

Entre os LMGTE, haverá o regresso de Gianmaria Bruni no #77 da Proton Competition alinhado também com Christian Ried e Cooper MacNeil, enquanto Felipe Fernandez Laser dará lugar a Jaxon Evans no #93 de Michael Fassbender e Richard Lietz. O Aston Martin da TF Sport contará com Ross Gunn, de volta após a disputa em Barcelona, no lugar de Jonny Adam.

O Innovative Car da SRT41 está de volta e terá além de Takuma Aoki e Nigel Bailly, que têm mobilidade reduzida, o piloto francês Pierre Sancinenna – nas 24h de Le Mans, o posto será ocupado por François Hériau, que defende a Ultimate Racing no ELMS.

A trinca Louis Déletraz/Yifei Ye/Robert Kubica chega a este evento com 50 pontos na liderança da LMP2- consequência das duas vitórias nas provas iniciais. Nyck De Vries/Roman Rusinov/Franco Colapinto vêm em segundo com 31 e em 3º estão Phil Hanson/Tom Gamble/Jonathan Aberdein.

Rui Andrade e John Falb, graças à vitória conquistada na Áustria junto a Roberto Mehri, lideram na subclasse LMP2 Pro-Am.

Também com duas vitórias nas primeiras provas, o trio Nicolas Maulini/Niclas Krütten/Matt Bell tem pontuação máxima na LMP3, chegando à França com 23 pontos de margem para Martin Hippe e Ugo de Wilde. Em 3º está Andrea Dromedari, com 18,5 pontos.

Na LMGTE, o trio Miguel Molina/Rino Mastronardi/Matteo Cressoni, da Iron Lynx, comanda a classificação com sete pontos (40 a 33) de margem para David Perel/Matt Griffin/Duncan Russell Cameron, da Spirit of Race. Logo depois vem Christian Ried, com 27.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames