FIA WEC: anunciados 33 carros para as 8h de Portimão

RIO DE JANEIRO – Nesta semana, a organização do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) fez saber que está divulgada a primeira lista de inscritos para as 8h de Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve – e não confundir com a primeira relação, para o evento de abril que acabou adiado. Serão 33 carros na 2ª etapa da temporada 2021, marcada para o próximo dia 13 de junho.

A corrida passou à data das 24h de Le Mans e seu adiamento em mais de dois meses num ‘reshuffle’ de datas entre ACO e FIA por conta do Coronavírus permitiu a estreia da Scuderia Glickenhaus, com pelo menos um de seus modelos 007 LMH – sem sistema híbrido, é bom lembrar.

O carro com o dorsal #709 será entregue aos veteranos Romain Dumas e Richard Westbrook, além do australiano radicado nos EUA Ryan Briscoe. Pipo Derani, contratado para o projeto, só estreia em Monza mas antes fará parte do teste de 30h previsto para o Motorland Aragón, na Espanha, para a homologação definitiva do protótipo.

Outra novidade é a participação da Kessel Racing – anteriormente confirmada full season no ELMS, a escuderia de Ronnie Kessel declinou de sua presença naquele certame e terá sua Ferrari 488 GTE EVO alinhada numa possível parceria com a japonesa CarGuy – evidenciada com a inscrição de Takeshi Kimura, que dividirá o carro #57 da LMGTE-AM com Mikkel Jensen e o italiano David Fumanelli. Assim, o total de carros da divisão secundária de Grã-Turismo será de catorze.

Na LMP2, já estão confirmadas as trocas de Filipe Albuquerque por Paul Di Resta na United Autosports e de Renger Van der Zande por Louis Déletraz, pela Inter Europol Competition. Ambos os titulares estarão ocupados com a IMSA, em Detroit, no mesmo fim de semana. Loïc Duval, igualmente – mas a Realteam Racing não indicou seu substituto no carro #70.

Oliver Webb, ausente em Spa, fará sua primeira aparição pela ARC Bratislava, cujo Ligier teve problemas técnicos na abertura do campeonato e nem correu. O piloto prata da trinca ainda não foi confirmado.

Entre os quatro LMGTE-PRO, com a ausência da Corvette – que originalmente iria a Portimão na data anterior – só a Porsche vai com três pilotos: a casa alemã chamou Fred Makowiecki para dividir o #91 com Gimmi Bruni e Richard Lietz, sendo que o #92 terá Michael Christensen junto a Kévin Estre e Neel Jani, na reedição de parte da tripulação campeã mundial na Super Season 2018/19 do WEC.

Também na LMGTE-AM é esperada a participação do Team Project 1 com seus dois 911 RSR-19 reconstruídos após os violentos acidentes em Spa-Francorchamps. No #88 da Dempsey Racing-Proton, surpresa: o estadunidense Dominique Bastien, 75 anos, está de volta e vai dividir o Porsche com Marco Seefried e Julien Andlauer. Certeza que, pelo menos para Monza, Andrew Haryanto retorna. Em Le Mans, o indonésio está escalado no #18 da Absolute Racing.

No carro das “Iron Dames”, consta o nome da britânica Katherine Legge, mas não se sabe se ela estará escalada para o GP de Detroit da IMSA, já que ela assinou com a Hardpoint Team EBM para algumas provas de Porsche GTD. Aguardemos possíveis modificações.

O Brasil terá cinco pilotos no plantel, os mesmos das 6h de Spa-Francorchamps: André Negrão, Daniel Serra, Felipe Fraga, Marcos Gomes e Augusto Farfus. Em princípio, são sete nomes para La Sarthe, contando com Pipo Derani na Glickenhaus e Felipe Nasr que se acertou com a Risi. Há um porém: a Stock tem choque de datas com as 24h na França, o que pode afetar a presença de Serra e Gomes no principal evento do campeonato. A ver…

Com Portugal 4h à frente pelo horário de Brasília, assim estão os horários para o cronograma das 8h de Portimão: sexta-feira (11), primeiro treino livre às 11h15 daqui. No sábado (12), segunda sessão começando às 5h35 de Brasília e o terceiro treino às 9h. A sessão oficial de classificação, com 10′ de duração para LMGTE-PRO e LMGTE-AM e depois para LMP2 e Hypercars será a partir de 14h.

A disputa das 8h de Portimão terá largada às 7h de Brasília. E poderá ser assistida via streaming no site do FIA WEC ou no App do campeonato – só que pago. Não ponho minha mão no fogo por transmissão pelo Grupo Disney e se houver – será no aplicativo também, mostrando o desprezo que a emissora tem pelo esporte a motor.

Comentários

  • Caro Mattar,
    Além de agradecer por mais uma postagem maravilhosa, quero parabenizá-lo por mais um aniversário.
    Desejo a você muitos anos de saúde e alegrias.
    Abração do Tala.

    • Bom, estou bastante curioso para ver o carro da Glickenhaus, ainda que somente um.
      Qua to aos pilotos brasileiros, ressaltando tudo que a Stock Car Brasil tem de bom, se fosse eu, escolheria correr em Sarthe sempre.
      Por ultimo, sobre o canal do Mickey, vale aquele ditado que diz: ” De onde não se espera nada, não sai nada mesmo…”