Indy 500: plantel definido

RIO DE JANEIRO – Com a primeira fila do grid tendo a terceira menor média de idade de sempre (27 anos apenas), foi definido ontem o plantel completo da 105ª edição da Indy 500, 13h de domingo ao vivo e com exclusividade na TV Cultura e no site. Aliás, pedimos desculpas pela não-transmissão dos treinos classificatórios por conta de um desacerto que não nos cabe entrar no mérito. Anunciamos, estávamos – eu e Geferson Kern – empolgados e na chamada “hora H”, balde de água fria nas nossas cabeças.

Sigamos…

Ontem, no Fast Nine, Scott Dixon mostrou porque na opinião de muitos já é o GOAT da IndyCar. Mais rápido do sábado, o neozelandês da Ganassi não deu hipóteses para qualquer adversário – porém, longe de ser fácil demais: Colton Herta extraiu muita velocidade do #26 da Andretti e virou uma ótima média de 231.655 mph. Mas o cômputo de Dixon foi melhor e o piloto do carro #9 andou em 231.685 mph para levar a quarta pole da carreira para o clássico do automobilismo dos EUA e mais nove pontos de bônus, dentro do regulamento esportivo da IndyCar Series.

A ótima surpresa foi a performance da ECR com dois de seus carros avançando para o Fast Nine e destoando dos demais carros com motor Chevrolet. Vencedor no misto de Indianápolis na outra semana, o destemido Rinus VeeKay andou forte e ficou com um lugar na primeira fila – cabe lembrar que seu compatriota Arie Luyendyk era 3º no plantel em 1990, quando ganhou pela primeira vez. Sinais? Fortes sinais? A ver.

Ed Carpenter abre a segunda fila, trazendo a seu lado Tony Kanaan e também Álex Palou, com mais dois carros da CGR. Tal como Hélio Castroneves, o baiano perdeu posições em relação ao sábado e pareceu que os dois tiveram a mesma resolução: mudar o escalonamento das marchas, o que lhes custou caro já que usaram uma relação mais longa. Mas tanto o Homem-Aranha quanto TK estão bem na foto.

Completaram o Fast Nine Ryan Hunter-Reay com a 7ª posição e Marcus Ericsson em nono – a Ganassi foi a única com 100% de aproveitamento na sessão a definir o pole position.

Em contrapartida, a Penske passou maus pedaços. Seus quatro carros estão da segunda metade para trás do grid, o melhor dos pilotos é um novato – Scott McLaughlin larga em décimo-sétimo – e Will Power andou à beira do desastre. O vencedor da prova em 2018 flertou com a não-classificação, mas para sua sorte, havia carros piores: Simona De Silvestro pelo menos levou a Paretta Autosport – com suporte Penske, aliás – à última colocação do pelotão de 33 carros.

A A.J.Foyt ficou sem Charlie Kimball, eliminado por deficiência técnica assim como o “rookie” RC Enerson, ambos virando abaixo de 228 milhas no Last Row Qualifying após duas tentativas. Sage Karam, Power e Simona se garantiram – não sem uma boa dose de dramaticidade.

Entre as demais posições auferidas de 10º a trigésimo, a destacar o excelente 13º lugar do brasileiro Pietro Fittipaldi, com um desempenho bastante consistente e média de 230.846 mph. Bicampeões como Takuma Sato e Juan Pablo Montoya tiveram desempenhos modestos. A surpresa foi a tranquila classificação de Max Chilton e Dalton Kellett, que se livraram do Last Row Qualifying com médias superiores a 229 mph na classificação de sábado.

Um fato que se constatou durante todo o fim de semana foi que, ao contrário do que já se viu em anos passados, nenhum piloto conseguiu fazer seus tempos de volta melhorar do primeiro ao último giro – a cada tentativa de quatro voltas lançadas. Invariavelmente, sempre a melhor volta era a primeira dos pneus Firestone. O calor e o comportamento dos compostos do lado direito do carro fizeram a diferença desta vez.

O grid da 105ª Indy 500 – provisório, já que o Carb Day, em caso de acidente, pode mudar as coisas, é este:

1ª fila

#9 Scott Dixon (Ganassi Honda) – 231.685 mph
#26 Colton Herta (Andretti Autosport Honda) – 231.655
#21 Rinus VeeKay (ECR Chevrolet) – 231.511

2ª fila

#20 Ed Carpenter (ECR Chevrolet) – 231.504
#48 Tony Kanaan (Ganassi Honda) – 231.032
#10 Álex Palou (Ganassi Honda) – 230.616

3ª fila

#28 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Honda) – 230.499
#06 Hélio Castroneves (Meyer-Shank Honda) – 230.355
#8 Marcus Ericsson (Ganassi Honda) – 230.318

4ª fila

#27 Alexander Rossi (Andretti Autosport Honda) – 231.046
#18 Ed Jones (Dale Coyne w/Vasser Sullivan Honda) – 231.044
#5 Pato O’Ward (Arrow McLaren SP Chevrolet) – 230.864

5ª fila

#51 Pietro Fittipaldi (Dale Coyne w/RWR Honda) – 230.846
#7 Felix Rosenqvist (Arrow McLaren SP Chevrolet) – 230.744
#15 Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan Honda) – 230.708

6ª fila

#29 James Hinchcliffe (Andretti Autosport Honda) – 230.563
#3 Scott McLaughlin (Penske Chevrolet) – 230.557
#15 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Honda) – 230.521

7ª fila

#47 Conor Daly (ECR Chevrolet) – 230.427
#60 Jack Harvey (Meyer-Shank Honda) – 230.191
#2 Josef Newgarden (Penske Chevrolet) – 230.171

8ª fila

#1 JR Hildebrand (A.J. Foyt Chevrolet) – 229.980
#45 Santino Ferrucci (Rahal Letterman Lanigan Honda) – 229.949
#86 Juan Pablo Montoya (Arrow McLaren SP Chevrolet) – 229.891

9ª fila

#98 Marco Andretti (Andretti Herta Autosport Honda) – 229.872
#22 Simon Pagenaud (Penske Chevrolet) – 229.778
#14 Sébastien Bourdais (A.J. Foyt Chevrolet) – 229.744

10ª fila

#25 Stefan Wilson (Andretti Autosport Honda) – 229.714
#59 Max Chilton (Carlin Chevrolet) – 229.417
#4 Dalton Kellett (A.J. Foyt Chevrolet) – 229.323

11ª fila

#24 Sage Karam (Dreyer & Reinbold Chevrolet) – 229.156
#12 Will Power (Penske Chevrolet) – 228.876
#16 Simona De Silvestro (Paretta Autosport) – 228.353

Não qualificados

#11 Charlie Kimball (A.J. Foyt Chevrolet) – 227.584
#75 RC Enerson (Top Gun Chevrolet) – 226.813

Comentários