Mais carros que vagas: Indy 500 terá 35 inscritos

Indy500-Fans.jpg">

RIO DE JANEIRO – A IndyCar anunciou hoje a lista oficial de entradas para a 105ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, que acontecem em 30 de maio. Longe vão os tempos em que o USAC recebia mais de 70 pedidos de inscrição e o Bump Day era um drama dos mais eletrizantes. Já houve épocas, também, que a categoria precisou ter os 33 carros a duras penas. E dessa vez, haverá eliminação: são 35 carros e assim dois pilotos não vão largar para a maior prova da categoria estadunidense de monopostos.

Um franco favorito a ser ‘bumpado’ foi excluído da entry list antes mesmo de ela ser divulgada: após participar no Open Test com velocidades pífias, Cody Ware e a equipe Dale Coyne – que tem uma sociedade com a Rick Ware Racing, de propriedade do pai do piloto – abriram mão de disputar a corrida com o carro #52.

A lista tem os carros regulares de 2021 e as inscrições extras de diversos pilotos: JR Hildebrand e Charlie Kimball vão pela Foyt – que terá quatro carros na Indy 500; a Andretti apresenta Stefan Wilson e Marco Andretti além de seus pilotos fixos; Juan Pablo Montoya reforça a Arrow McLaren SP; Santino Ferrucci vai num bólido extra da Rahal Letterman Lanigan; Hélio Castroneves num segundo carro da Meyer-Shank Racing; Ed Carpenter pinta no carro #20 e Conor Daly vai para uma inscrição suplementar – fora Simona de Silvestro com o time de Beth Paretta; Sage Karam com a Dreyer & Reinbold e, por fim, RC Enerson com a Top Gun Racing.

Enerson, inclusive, é um dos três novatos previstos para a Indy 500. Os outros dois são Pietro Fittipaldi (Dale Coyne w/RWR) e Scott McLaughlin (Penske).

Outro dado impressionante é a quantidade de antigos vencedores da prova no plantel – nove: além de Castroneves, há Tony Kanaan, Juan Pablo Montoya, Takuma Sato, Scott Dixon, Alexander Rossi, Simon Pagenaud, Will Power e Ryan Hunter-Reay. Do total de 35 carros, 18 têm motores Chevrolet e os demais dezessete são Honda.

Quanto aos países – 16 no total, os EUA são representados por 13 nomes. O Brasil tem três pilotos. Grã-Bretanha, Canadá, França, Suécia e Nova Zelândia, dois; Austrália, México, Canadá, Colômbia, Espanha, Japão, Suíça, Emirados Árabes e Holanda, um.

Os treinos para a 105ª Indy 500 começam terça-feira (18) e vão de 12h às 18h – hora local. A qualificação será sábado a partir das 12h locais até 17h50. No segundo dia, haverá uma repescagem – o Last Chance Qualifying, de 13h15 até 14h30 locais. A definição do pole position sai dia 23 no Fast Nine, a partir de 15h locais.  Depois, a pista será aberta para sessões livres e só sexta-feira haverá a última atividade de pista antes do domingo – o Carb Day, que apesar dos carros dotados de injeção eletrônica há décadas, mantém o nome tradicional.

Comentários