Team WRT emplaca mais uma vitória no ELMS em corrida ‘aquática’ na Áustria

RIO DE JANEIRO – Primeira metade das 4h do Red Bull Ring com pista seca – e depois, com uma água pra ninguém botar defeito: a 2ª etapa do European Le Mans Series teve esse ingrediente a mais para mexer com as emoções da disputa e foi exatamente o que aconteceu. O problema é que a chuva não impediu mais uma vitória do trio Louis Déletraz/Yifei Ye/Robert Kubica – a segunda seguida do carro #41 do time de Yves Weerts e Vincent Vosse na temporada 2021 da série.

A disputa, aliás, começou acidentada. Logo no início da segunda volta, houve uma ‘panca’ daquelas entre dois protótipos da classe LMP3. Bateram o #18 da 1 AIM Villorba Corse e o #20 do Team Virage – Rob Hodes perdeu o controle na freada do hairpin e bateu em cheio no carro do time italiano.

No início da corrida, a liderança foi do #25 da G-Drive Racing, que perdeu Pietro Fittipaldi no correr da semana. O piloto bronze John Falb sustentou bem a dianteira nos primeiros 20 minutos, mas foi ultrapassado pelos dois carros da United Autosports. O estadunidense, contudo, quase jogou a corrida do time russo fora: foi penalizado com drive through por excesso de track limits e caiu para a 13ª posição.

Com o #32 da United fora de esquadro e o #22 perdendo performance, a segunda parte da corrida viu a batalha entre o Team WRT e o #26 da G-Drive Racing, com a equipe belga sendo bem mais feliz na escolha dos pneus. Não obstante, uma saída coletiva de carros para fora do traçado quando a chuva apertou e determinou mais uma entrada de Safety Car acabou atrapalhando a estratégia da G-Drive.

Ainda assim, Franco Colapínto/Roman Rusinov/Nyck De Vries chegaram em 2º na geral e o trio formado por John Falb/Rui Andrade/Roberto Mehri foi o último a chegar na mesma volta – o 3º lugar deu a vitória a eles na classe Pro-Am.

Pole position, o #34 do Racing Team Turkey foi quarto na geral e segundo na subclasse com pilotos bronze, na estreia de Logan Sargeant nos protótipos. O garoto andou muito bem durante todo o fim de semana e deu conta do recado junto a Charlie Eastwood e Salih Yoluç. Vencedores na disputa em Barcelona, Matthieu e Jean-Baptiste Lahaye, mais François Hèriau, chegaram em quinto na geral e terceiro na Pro-Am.

A chegada na LMP3 foi das mais apertadas já registradas na categoria: somente cento e dezessete milésimos de segundo separaram a Cool Racing da Eurointernational na quadriculada. Mesmo com pneus “sem aderência”, palavras do piloto Matt Bell, ele e seus parceiros Niklas Krütten e Nicolas Maulini fizeram as honras na disputa, superando o trio formado por Andrea Dromedari/Cem Bolubaksi/Joey Alders.

Éric Troulliet/Sébastien Page/David Droux salvaram um belo 3º posto para a Graff, completando na mesma volta dos dois brigões do final. A Inter Europol Competition fechou o top 5 – ficou em quarto com Martin Hippe/Ugo de Wilde/Ulysse de Pauw e quinto com o antigo motociclista Mattia Pasini dividindo a pilotagem com o lituano Gustas Grinbergas e o polonês Mateusz Kaprzyk.

Entre os LMGTE, nenhuma surpresa: o domínio das Ferrari 488 GTE EVO, que se manifestou fortemente na sessão classifica´toria, foi mantido durante a disputa. A AF Corse fez a pontuação máxima e além da pole, venceu sem muitas dificuldades com o trio Alessio Rovera/François Perrodo/Manu Collard completando com uma volta de vantagem para David Perel/Matt Griffin/Duncan Russell Cameron, da Spirit of Race.

Mesmo uma volta atrasados, os vencedores em Barcelona – Miguel Molina/Matteo Cressoni/Rino Mastronardi emplacaram mais um pódio com o #80 da Iron Lynx, enquanto o ator Michael Fassbender alcançou pela terceira vez seu melhor resultado desde a estreia no ELMS: quarto colocado com o Porsche da Proton Competition que partilha com Felipe Fernandez Laser e Richard Lietz. Andrea Fontana/Rodrigo Sales/Jody Fannin colocaram uma quarta Ferrari fechando o top 5 da categoria.

Dessa vez, as “Iron Dames” foram forçadas a desistir: o carro #83 teve problemas na última volta. Como não receberam a quadriculada, não foram classificadas.

A 3ª etapa do ELMS será em 6 de junho – as 4h de Paul Ricard, no circuito de Le Castellet.

Comentários