WRC: Evans vence Rally de Portugal e encosta em Ogier na tabela

RIO DE JANEIRO  – Elfyn Evans e seu copiloto Scott Martin conquistaram a primeira vitória da dupla na temporada 2021: o galês e o navegador inglês levaram o Toyota Yaris #33 ao triunfo no Rally de Portugal – 4ª etapa do World Rally Championship, disputado em vinte trechos cronometrados com base em Matosinhos, na região do Porto.

Evans mostrou suas intenções de triunfo durante o último dia de especiais. Com um carro muito bem guiado e acertado, o piloto não teve nenhum problema para abrir quase 30 segundos de vantagem para Dani Sordo, que estreou novo parceiro neste evento: após o fim da parceria com Carlos del Barrio, encerrada em Monte-Carlo, chegou Borja Rozada, o antigo copiloto de Benito Guerra. E o começo foi positivo, pois os espanhóis chegaram em 2º, salvando o fim de semana da Hyundai.

E tudo porque Thierry Neuville teve problemas sérios e fechou apenas em 36º lugar após voltar à trilha na regra do Rally-2 e Ott Tänak, com uma falha de suspensão quando era o líder provisório na geral, também foi obrigado a desistir. O estoniano campeão em 2019 foi o 21º na geral – pelo menos conseguindo, no Power Stage (Fafe 2), o trecho cronometrado final, marcar pontos importantes e ser o mais rápido da trilha.

Sébastien Ogier fez uma prova sem correr muitos riscos e ao perceber que não teria chances, foi pelos pontos: chegou em 3º lugar e com o terceiro pódio em quatro etapas, segue líder do campeonato – porém com apenas dois pontos de frente para Evans.

Takamoto Katsuta alcançou com o copiloto Daniel Barritt, num terceiro Yaris, o melhor resultado deles em 2021. A Ford seguiu em segundo plano, mas os pilotos foram bem e em alguns trechos surpreenderam positivamente. Pelo menos, terminaram em colocações razoáveis, o que não vinha ocorrendo com frequência quando o titular era Teemu Suninen.

Assim, Gus Greensmith foi o quinto e Adrien Fourmaux, após andar muito bem no Rally da Croácia, ficou em sexto. Em sua segunda participação no campeonato com um Volkswagen Polo WRC, Esapekka Lappi pontuou novamente: foi 7º colocado geral e ganhou em sua categoria no Rally de Portugal.

“Rebaixados” ao WRC2 para tomar juízo, Suninen e seu copiloto Mikko Markkula ficaram em segundo na divisão e oitavo na geral, sendo precedidos por Mads Østberg e Torstein Eriksen com um Citroën e Nikolay Griyazin, da proscrita Rússia.

A disputa no JWRC era restrita a dois carros – um quebrou e o outro capotou. E assim não houve classificação. No WRC3, Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak fizeram jus ao triunfo, seguidos por Yohan Rossel/Alexandre Coria e Chris Ingram/Ross Whittock.

O antigo treinador do Tottenham e mais recentemente do Olympique Marseille André Villas-Boas, que esteve numa disputa recente de Rally Dakar, disputou o Rally de Portugal na classe WRC3 em dupla com Gonçalo Magalhães num Citroën C3 Rally 2. E não se saiu mal: chegou em 32º na geral e em décimo-segundo na subclasse WRC3 – apesar de penalizações de 3min40seg por diferentes infrações ao regulamento esportivo do evento.

A próxima etapa do Mundial será o Rally da Sardenha, na Itália.

Resultado final do Rally de Portugal:

1 – Evans-Martin (Toyota Yaris) – 3h38’26″2
2 – Sordo-Rozada (Hyundai i20) – 28″3
3 – Ogier-Ingrassia (Toyota Yaris) – 1’23″6
4 – Katsuta-Barritt (Toyota Yaris) – 2’28″4
5 – Greensmith-Patterson (Ford Fiesta) – 4’52″7
6 – Fourmaux-Jamoul (Ford Fiesta) – 5’03″4
7 – Lappi-Ferm (VW Polo WRC2) – 9’37″2
8 – Suninen-Markkula (Ford Fiesta WRC2) – 11’20″0
9 – Ostberg-Eriksen (Citroen C3 WRC2) – 12’01″5
10 – Gryazin-Aleksandrov (VW Polo WRC2) – 12’35″8

Classificação do campeonato após a 4ª etapa:

1. Sébastien Ogier – 79 pontos
2. Elfyn Evans – 77
3. Thierry Neuville – 57
4. Ott Tänak – 45
5. Kalle Rovanperä – 41
6. Takamoto Katsuta – 36
7. Dani Sordo – 29
8. Craig Breen – 24
9. Gus Greensmith – 22
10. Adrien Fourmaux – 20
11. Teemu Suninen – 9
12. Esapekka Lappi – 7
13. Andreas Mikkelsen e Oliver Solberg – 6
15. Mads Østberg – 4
16. Nikolay Griyazin e Éric Camilli – 1

Comentários