Acura confirma primeira fila para as 6h de Glen com Taylor na pole

A
Com a bandeirinha do Motul Pole Award em mãos, Ricky Taylor comemora a pole da WTR e da Acura em Glen (Foto: IMSA)

RIO DE JANEIRO – Dominantes nas duas sessões de treinos livres e de preparação para a 5ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship – terceira do IMSA Michelin Endurance Cup, também – os prototipos Acura ARX-05C DPi confirmaram o favoritismo e ocupam a primeira fila do grid de largada para as 6h de Watkins Glen, que terão início amanhã às 11h40 de Brasília com 38 carros participantes.

O #10 da Wayne Taylor Racing estabeleceu a pole position com Ricky Taylor marcando o tempo de 1’30″022 para o traçado novaiorquino, estabelecendo uma diferença de 0″119 em relação ao outro carro do construtor oriental montado na plataforma do Oreca 07 LMP2 – no caso o #60 da Meyer Shank Racing guiado por Dane Cameron na sessão de 15 minutos de duração.

Dessa forma, Taylor e Albuquerque – que dividem a pilotagem com Alexander Rossi, piloto da Andretti na Fórmula Indy, neste fim de semana, marcaram mais 35 pontos extras, estendendo ainda mais a margem da dupla na liderança do campeonato de pilotos da DPi.

O holandês Renger van der Zande foi o mais rápido entre os quatro Cadillac inscritos, superando o japonês Kamui Kobayashi e o brasileiro Pipo Derani, que classificou o #31 da AX Racing/Whelen Engineering. Oliver Jarvis fecha a terceira fila com o Mazda e o último entre os sete DPi presentes foi o Cadillac #5 da Mustang Sampling JDC-Miller Motorsports – a equipe coordenada por Christian Fittipaldi inclusive venceu as 12h de Sebring neste ano.

Na LMP2, Steven Thomas conquistou a pole para a WIN Autosport. O piloto do carro #11 estabeleceu a melhor volta da divisão – onde só correm protótipos Oreca 07 – com 1’35″304, superando Ben Keating pela escassa margem de 0″018. Obrigatoriamente, classificaram os pilotos de graduação bronze – por isso os tempos foram mais altos do que alguns registrados pelos profissionais da classe durante as sessões livres.

No mesmo processo, a LMP3 também contou com a presença dos pilotos de graduação menor na tomada de tempo e isso fez com que Austin McCusker, que defende a United Autosports neste fim de semana, cravasse o melhor tempo da classe em 1’40″404. Ele foi o único piloto que conseguiu marcar tempo melhor que a pole da GTLM.

Aliás, Antonio Garcia estabeleceu o novo recorde da pista para a categoria. Com o Corvette C8.R, o veloz espanhol marcou 1’40″944 e bateu o colega de esquadra Tommy Milner por quase quatro décimos de segundo. As BMW M8 GTE vêm na sequência, com Cooper MacNeil sendo trucidado por Garcia com mais de um segundo e meio de desvantagem.

Na GTD, que disputou duas fases de qualificação, a Vasser Sullivan colocou um de seus Lexus na linha de frente do pelotão de 14 carros, com o #14 de Kyle Kirkwood/Jack Hawksworth/Aaron Telitz à frente do Porsche da Wright Motorsports com Trent Hindman/Patrick Long/Jan Heylen.

A NTE Sport foi a surpresa da sessão com Jaden Conwright marcando o terceiro melhor tempo, seguido por Daniel Morad no Mercedes-AMG da Alegra e Robby Foley na BMW da Turner – cinco marcas distintas nas cinco primeiras posições. – e seis no top 10, com a presença de um Lamborghini em oitavo e outro em décimo. A CarBahn ficou em 7º no grid com seu Audi e o Porsche da Pfaff foi nono. As outras marcas representadas – Aston Martin e Acura ficaram, respectivamente, em antepenúltimo e último no pelotão.

Após o treino que definiu as posições do grid, houve outro onde definiu-se a distribuição de pontos auferidos nos treinos. E com a presença dos pilotos de melhor graduação, outra vez a Vasser Sullivan se sobressaiu, com Jack Hawksworth mais rápido que Zach Veach e Patrick Long.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames