Acura confirma primeira fila para as 6h de Glen com Taylor na pole

Com a bandeirinha do Motul Pole Award em mãos, Ricky Taylor comemora a pole da WTR e da Acura em Glen (Foto: IMSA)

RIO DE JANEIRO – Dominantes nas duas sessões de treinos livres e de preparação para a 5ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship – terceira do IMSA Michelin Endurance Cup, também – os prototipos Acura ARX-05C DPi confirmaram o favoritismo e ocupam a primeira fila do grid de largada para as 6h de Watkins Glen, que terão início amanhã às 11h40 de Brasília com 38 carros participantes.

O #10 da Wayne Taylor Racing estabeleceu a pole position com Ricky Taylor marcando o tempo de 1’30″022 para o traçado novaiorquino, estabelecendo uma diferença de 0″119 em relação ao outro carro do construtor oriental montado na plataforma do Oreca 07 LMP2 – no caso o #60 da Meyer Shank Racing guiado por Dane Cameron na sessão de 15 minutos de duração.

Dessa forma, Taylor e Albuquerque – que dividem a pilotagem com Alexander Rossi, piloto da Andretti na Fórmula Indy, neste fim de semana, marcaram mais 35 pontos extras, estendendo ainda mais a margem da dupla na liderança do campeonato de pilotos da DPi.

O holandês Renger van der Zande foi o mais rápido entre os quatro Cadillac inscritos, superando o japonês Kamui Kobayashi e o brasileiro Pipo Derani, que classificou o #31 da AX Racing/Whelen Engineering. Oliver Jarvis fecha a terceira fila com o Mazda e o último entre os sete DPi presentes foi o Cadillac #5 da Mustang Sampling JDC-Miller Motorsports – a equipe coordenada por Christian Fittipaldi inclusive venceu as 12h de Sebring neste ano.

Na LMP2, Steven Thomas conquistou a pole para a WIN Autosport. O piloto do carro #11 estabeleceu a melhor volta da divisão – onde só correm protótipos Oreca 07 – com 1’35″304, superando Ben Keating pela escassa margem de 0″018. Obrigatoriamente, classificaram os pilotos de graduação bronze – por isso os tempos foram mais altos do que alguns registrados pelos profissionais da classe durante as sessões livres.

No mesmo processo, a LMP3 também contou com a presença dos pilotos de graduação menor na tomada de tempo e isso fez com que Austin McCusker, que defende a United Autosports neste fim de semana, cravasse o melhor tempo da classe em 1’40″404. Ele foi o único piloto que conseguiu marcar tempo melhor que a pole da GTLM.

Aliás, Antonio Garcia estabeleceu o novo recorde da pista para a categoria. Com o Corvette C8.R, o veloz espanhol marcou 1’40″944 e bateu o colega de esquadra Tommy Milner por quase quatro décimos de segundo. As BMW M8 GTE vêm na sequência, com Cooper MacNeil sendo trucidado por Garcia com mais de um segundo e meio de desvantagem.

Na GTD, que disputou duas fases de qualificação, a Vasser Sullivan colocou um de seus Lexus na linha de frente do pelotão de 14 carros, com o #14 de Kyle Kirkwood/Jack Hawksworth/Aaron Telitz à frente do Porsche da Wright Motorsports com Trent Hindman/Patrick Long/Jan Heylen.

A NTE Sport foi a surpresa da sessão com Jaden Conwright marcando o terceiro melhor tempo, seguido por Daniel Morad no Mercedes-AMG da Alegra e Robby Foley na BMW da Turner – cinco marcas distintas nas cinco primeiras posições. – e seis no top 10, com a presença de um Lamborghini em oitavo e outro em décimo. A CarBahn ficou em 7º no grid com seu Audi e o Porsche da Pfaff foi nono. As outras marcas representadas – Aston Martin e Acura ficaram, respectivamente, em antepenúltimo e último no pelotão.

Após o treino que definiu as posições do grid, houve outro onde definiu-se a distribuição de pontos auferidos nos treinos. E com a presença dos pilotos de melhor graduação, outra vez a Vasser Sullivan se sobressaiu, com Jack Hawksworth mais rápido que Zach Veach e Patrick Long.

Comentários