Bicampeã: Mazda vence com estratégia as 6h de Watkins Glen

Bomarito (de barba), Jarvis (centro) e Tincknell, que guiou no último turno, comemoram a vitória da Mazda – a segunda seguida – nas 6h de Watkins Glen

RIO DE JANEIRO – Os protótipos Acura ARX-05C DPi de Meyer Shank Racing e Wayne Taylor Racing deram as cartas em todo o fim de semana e despontavam como favoritos para a vitória neste domingo nas 6h de Watkins Glen, que voltaram após dois anos ao calendário do IMSA Weathertech SportsCar Championship.

Mas as equipes dominantes dos treinos e da corrida não contavam com o trunfo do Mazda RT24-P: poupando combustível, o carro #55 de Oliver Jarvis/Harry Tincknell/Jonathan Bomarito de repente despontou líder, muito ajudado pela última bandeira amarela ocasionada por um acidente de um protótipo LMP2.

A Mazda havia parado faltando 53 minutos para o final, veio a amarela e no pit stop a estratégia da Multimatic, que coordena a operação do construtor oriental, foi trocar somente um pneu e completar o tanque. A MSR, que liderava com Olivier Pla e Dane Cameron, revezando-se na ponta com o carro de Ricky Taylor/Filipe Albuquerque/Alexander Rossi, trocou apenas dois pneus e completou gasolina.

Com uma troca mais rápida, a Mazda se colocou à frente e Tincknell, que guiou o último turno, segurou a pressão do #60 até o fim das 200 voltas percorridas. A sorte acompanhou a trinca campeã da corrida: a gasolina deu para fechar a prova e o combustível acabou na volta de retorno aos pits.

A Wayne Taylor Racing, líder do campeonato, ficou mesmo com a 3ª posição, com o melhor Cadillac sendo o dos brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani, mais Mike Conway. Na metade da prova, a trinca do #31 emergiu para a ponta. Mas uma penalização por excesso de velocidade no pit lane acabou com as chances deles.

O #48 da Ally Racing/AX Racing, inscrito mais uma vez num evento do IMSA Michelin Endurance Cup, colidiu na última volta com o #01 de Kevin Magnussen/Renger van der Zande. Os vencedores de Detroit acabaram mesmo em 6º lugar, uma volta atrasados, à frente apenas do carro da Mustang Sampling-JDC Miller Motorsports.

Na LMP2, a WIN Motorsports levou o nome do time ao pé da letra e triunfou sem nenhuma oposição para Thomas Merrill/Steven Thomas/Tristan Nunez, que fecharam em 8º na geral e numa batalha final por apenas 1″139 de margem sobre o carro da PR1/Mathiasen guiado por Mikkel Jensen/Scott Huffaker/Ben Keating.

Além deles, apenas a United Autosports USA chegou ao final, com Jim McGuire/Wayne Boyd/Guy Smith figurando no top 10 da classificação final da disputa.

A trinca de Felipe Fraga/Gar Robinson/Scott Andrews deu à Riley Motorsports a vitória na divisão LMP3, também por escassa margem – 1″635 separaram os vencedores da CORE Autosport com George Kurtz/Jonathan Bennett/Colin Braun. O #54 foi recheio de sanduíche entre os dois carros do time vencedor, já que Dylan Murry/Jim Cox/Jeroen Bleekemolen fecharam o pódio.

Pole position da classe, o #2 da United Autosports USA guiado por Austin McCusker/Edouard Cauhaupe/Nicklas Krütten sofreu um acidente e causou um dos períodos de Safety Car da disputa. A trinca perdeu três voltas e terminou em quinto, atrás do carro de Jarrett e Marco Andretti, mais Oliver Askew, na segunda aparição da Andretti Autosport na LMP3.

A disputa da GTLM perdeu um competidor logo no início: um princípio de incêndio levou a nocaute o Porsche de Cooper MacNeil/Mathieu Jaminet/Matt Campbell. Daí ficou entre a Corvette – que dominou quase por completo as ações e a BMW. E deu o construtor estadunidense, que não vencia em Glen desde 2014: Antonio Garcia/Jordan Taylor tiveram de sustentar a pressão da BMW guiada por Jesse Krohn/John Edwards/Augusto Farfus, superando os rivais por pouco mais de oito décimos de segundo. Uau!

E na GTD, após o domínio quase absoluto dos Porsches e Lexus, riu por último a Turner Motorsport com uma surpreendente vitória do #96 guiado por Aidan Read/Robby Foley/Bill Auberlen. Na verdade, a trinca se saiu bem porque o último pit deles foi em bandeira verde e o resto do pelotão reabasteceu em amarela. Saindo na frente na última relargada, não foi difícil abrir quase seis segundos para o Lamborghini da Paul Miller guiado por Corey Lewis/Madison Snow/Bryan Sellers.

Ross Gunn/Roman De Angelis/Ian James completaram  o pódio com o Aston Martin da The Heart of Racing, com a NTE Sport conquistando um excelente 4º lugar na classe e a Alegra Motorsports fechando os cinco primeiros.

Ao final, foram sete marcas diferentes nas sete primeiras posições, com as dominantes Lexus e Porsche nesses postos. A Wright Motorsports não foi além do 8º lugar após um longo predomínio e a Vasser Sullivan, pole para a divisão, chegou em sexto com o carro do trio Aaron Telitz/Jack Hawksworth/Kyle Kirkwood.

A categoria não sai do circuito novaiorquino: a próxima prova será lá mesmo em Glen, mas em formato padrão de 2h40min e na sexta-feira, dia 2 de julho, antevéspera do Independence Day. Todas as categorias vão participar – todavia a GTD marcará pontos somente para o certame paralelo Weathertech Sprint Cup, tal como aconteceu em Detroit.

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