FIA WTCR: Bebu Girolami é o primeiro pole da temporada

RIO DE JANEIRO – Preliminar de luxo das 24h de Nürburgring, a rodada dupla inaugural da temporada 2021 do FIA WTCR se inicia com bom grid – 22 carros inscritos, representando cinco construtores e sete escuderias diferentes, com o retorno de velhos conhecidos à categoria.

E na definição das posições, Néstor “Bebu” Girolami levou a pole position para a prova #2 da programação, a mais importante: o argentino da equipe de René Münnich fez a marca de 8’54″791 para os 25,378 km do Inferno Verde – e com escassa margem de 0″780 para o francês Jean-Karl Vernay, estreando pela equipe Engstler com o modelo da sul-coreana Hyundai.

Mostrando a força dos pilotos sul-americanos, Estebán Guerrieri arrebatou a 3ª posição do grid, se colocando dentro do mesmo segundo da pole, enquanto o local Luca Engstler se arrumou na segunda fila, desalojando outro piloto vizinho do Brasil – o uruguaio Santi Urrutia, mais rápido entre os quatro pilotos com modelos Lynk & Co.

Pelo regulamento desportivo, os cinco primeiros fizeram jus a pontos extras. Assim, “Bebu” sai com 10 pontos da sessão cronometrada, oito para Vernay, Guerrieri com seis, Engstler quatro e Urrutia, dois.

O interminável (59 anos completos) Gabriele Tarquini foi o 6º colocado, seguido por outras figurinhas carimbadas do WTCR: o português Tiago Monteiro num terceiro Honda e o campeão de 2019, o húngaro Norbi Michelisz. Sobrinho e tio – o atual campeão Yann Ehrlacher e o experiente Yvan Müller fecham o top 10 da prova #2 – mas formam a primeira fila da primeira corrida com a inversão dos dez primeiros e Müller, na pole.

Entre os que não alcançaram o top 10, outros nomes bastante conhecidos como os de Tom Coronel, Fréderic Vervisch, Thed Björk, Mikel Azcona e os recém-regressados Rob Huff e Jordi Gené, que não foram tão bem com os Cupra da equipe húngara Zengó Motorsport. Huff, de 41 anos, largará da 18ª posição. Gené, irmão do antigo piloto de Fórmula 1 Marc Gené, hoje com 50 anos, ficou mesmo com o último lugar do grid.

As duas provas largam, respectivamente, às 4h e 5h20 de Brasília, para apenas três voltas em cada bateria.

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