G-Drive quebra sequência do Team WRT e fatura as 4h de Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Com uma atuação espetacular do holandês Nyck de Vries durante seu turno de pilotagem, a G-Drive Racing pôs fim à sequência de triunfos do Team WRT e faturou domingo a 3ª etapa do European Le Mans Series, as 4h de Paul Ricard. Foi um triunfo conquistado de forma difícil, com estratégia e muita luta para superar a atual campeã United Autosports, finalmente apresentando armas na competição dos LMP2 após duas apresentações abaixo da expectativa.

A bem da verdade, os então invictos Louis Déletraz/Robert Kubica/Yifei Ye tentaram estabelecer a lei: o chinês superou Roman Rusinov, que partiu da pole com o carro #26 e abriu vantagem – até que foi chamado um período de Full Course Yellow em razão dos problemas com o LMP3 da 1 AIM Villorba Corse, do trio Alessandro Bressan/Damiano Fioravanti/Andreas Laskaratos.

Com a vantagem dos líderes diluída, outra vez a direção de prova interveio antes do complemento da primeira hora e aí entrou em ação o Safety Car, com o abandono do carro #13 da Inter Europol Competition do trio Ulysse de Pauw/Martin Hippe/Ugo de Wilde. O Team WRT chamou Kubica para suceder Ye e a liderança do #41 se manteve inabalável, até a G-Drive dar a cartada que mudou o rumo da corrida: a equipe tirou Franco Colapinto do cockpit e pôs Nyck de Vries. E o holandês ‘passou o carro’ nos rivais, especialmente no compatriota Job Van Uitert, finalmente com o #32 partilhado com Manuel Maldonado e Nico Jamin em atuação destacada.

No último pit stop, Tom Gamble ainda ultrapassou Van Uitert e garantiu ao #22 que divide com Jonathan Aberdein e o atual campeão Phil Hanson o 2º lugar na disputa. O Team WRT nada pôde fazer sequer contra a Duqueine, que alcançou o quarto posto graças a Memo Rojas Jr,/Tristan Gommendy/René Binder. Assim, os ainda líderes do campeonato ficaram em quinto na disputa.

O sexto posto geral deu ao #34 de Salih Yoluç/Charlie Eastwood/Harry Tincknell o primeiro triunfo do Racing Team Turkey na divisão Pro-Am da LMP2, deixando bem mais para trás o trio do #25 da G-Drive Racing – que mesmo largando de último ainda foi 10º na geral, salvando pontos importantes. A Cool Racing completou o top 3 da subdivisão de trincas com pelo menos um piloto de graduação bronze.

Na LMP3, uma atuação impecável da dupla Jean-Philippe Dayraut/Laurents Hörr ofertou a vitória à DKR Engineering – triunfo desenhado a partir da segunda metade da disputa, após o domínio inicial da United Autosports com o carro #2 do trio Wheldon/Cauhaupe/Boyd. A Cool Racing se intrometeu entre eles e ainda terminaria em segundo com Nicolas Maulini/Nicklas Krütten/Matt Bell.

A GTE viu o domínio inicial do Aston Martin da TF Sport, que liderou a primeira hora com uma condução excelente de Ollie Hancock. Mas as chances do time de Tom Ferrier combater o exército de Ferraris e os dois Porsches se esvaneceu com as chamadas do Safety Car.

Um entrevero entre o #93 guiado pelo ator-piloto Michael Fassbender e a Ferrari #83 das Iron Dames causou danos de extensão razoável ao Porsche e terminais para Manuela Göstner/Rahel Frey/Michelle Gatting, que assim não saíram do zero na rodada francesa. Enquanto o #93 ainda voltou para ser o último entre os que receberam a quadriculada, a Iron Lynx não teve do que se queixar: Rino Mastronardi/Matteo Cressoni/Miguel Molina ganharam pela segunda vez em três corridas e reafirmaram a liderança do campeonato para a trinca do carro #80.

O pódio da divisão foi 100% Ferrari: a Spirit of Race chegou em 2º com David Perel/Duncan Russell Cameron/Matt Griffin e Alessio Rovera/François Perrodo/Manu Collard fecharam o top 3 com a inscrição da AF Corse – o Porsche #77 de Cooper MacNeil/Gimmi Bruni/Christian Ried ficou em quarto. O solitário Aston Martin acabaria apenas em 7º lugar na categoria.

Como preparação para as 24h de Le Mans, a Association SRT41 inscreveu novamente seu Oreca 07 Gibson LMP2 dentro do conceito de “Innovative Car”. Takuma Aoki/Nigel Bailly/Pierre Sancinenna ganharam mais quilometragem: fecharam a disputa em 25º lugar na geral, a nove voltas dos vencedores.

A próxima etapa do ELMS será as 4h de Monza, no dia 11 de julho.

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