IMSA: 31 carros para a sexta-feira de Glen

A Meyer Shank Racing tentará conquistar na sexta a vitória que escapou após liderarem 125 das 200 voltas nas 6h de Watkins Glen (Foto: IMSA/Jake Galstad)

RIO DE JANEIRO – Você não leu errado: sexta-feira tem corrida do IMSA Weathertech SportsCar Championship – e de novo em Watkins Glen: foi a opção mais óbvia para se cumprir um calendário completo preenchendo a brecha do cancelamento da etapa de Mosport pelo segundo ano consecutivo – o Canadá novamente não pode receber qualquer categoria internacional por restrições sanitárias.

Assim, a Weathertech 240, nome da 6ª etapa do campeonato, será disputada dia 2 de julho com duração de 2h40min e a presença das cinco categorias da série – com a ressalva de que os pontos da GTD serão válidos para o IMSA Weathertech Sprint Cup, que disputa sua terceira prova em 2021.

Serão 31 carros, com seis DPi, três LMP2, seis LMP3, três GTLM e 13 GTD.

Na divisão principal, à exceção do #48 da Ally Racing/AX Racing, estarão todos os demais carros inscritos em 2021, inclusive o Cadillac dos brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr, dos vencedores das 6h de Glen Harry Tincknell e Oliver Jarvis além, evidentemente, dos líderes do campeonato Ricky Taylor e Filipe Albuquerque.

A dupla da WTR soma 1733 pontos contra 1701 de Tincknell/Jarvis e 1576 de Nasr/Derani após a 5ª etapa do campeonato.

A LMP2 terá apenas a participação da Tower Motorsport, da WIN Autosport e da PR1/Mathiasen. A ERA Motorsports vai limitar sua presença a apenas mais dois eventos, possivelmente: Elkhart Lake e a Petit Le Mans, última prova do IMSA Michelin Endurance Cup.

Na disputa pela liderança, Ben Keating/Scott Huffaker/Mikkel Jensen somam 702 pontos e Steven Thomas/Thomas Merrill/Tristan Nunez estão somente dois atrás dos adversários. Mesmo com 640 pontos somados, Dwight Merriman/Kyle Tilley/Ryan Dalziel abrem mão de brigar pelo título da categoria na geral.

Entre os LMP3, a única equipe que vai com dois carros é a Riley Motorsports, com Felipe Fraga inscrito para compor dupla com o líder do campeonato: Gar Robinson soma 1090 pontos e tem 50 de vantagem para Jonathan Bennett/Colin Braun (CORE Autosport). Dylan Murry e Jim Cox vêm em terceiro com 970 e Felipe Fraga, com corridas a menos, é o sexto na tabela com 760.

Nenhuma surpresa na GTLM: com a BMW fora, somente os dois Corvette C8.R e o Porsche da equipe Weathertech Racing, que pegou fogo no domingo, vão lutar pelos pontos da categoria. Uma pena para a equipe bávara, pois a trinca de Augusto Farfus pegou justamente a vice-liderança da classe com 1001 pontos – 81 a menos que Antonio Garcia/Jordan Taylor, que comandam a classificação. No Porsche #79, Cooper MacNeil terá a companhia de Matt Campbell na próxima etapa.

Já a GTD terá ausências, retornos e estreias: as equipes Pfaff Motorsports, NTE Sport, Magnus Racing w/Archangel e SunEnergy1 Racing não participam da 6ª etapa. Voltam as escuderias Compass com o Acura de Jeff Kingsley/Mario Farnbacher, além da Gradient Racing, também com um Acura, para Til Bechtolsheimer/Marc Miller.

A boa novidade é a estreia da Gilbert Korthoff Motorsports, que alinha um Mercedes-AMG GT3 com o dorsal #32 para os experientes Shane Lewis e Guy Cosmo, deixando o grid com mais um modelo com a marca da estrela de três pontas, além do #28 da Alegra Motorsports.

Após as duas primeiras etapas do IMSA Weathertech Sprint Cup, Roman De Angelis/Ross Gunn (The Heart of Racing) lideram com 687 pontos contra 642 de Zach Veach/Frankie Montecalvo (Vasser Sullivan) e 632 de Robby Foley/Bill Auberlen (Turner Motorsports).

O mais legal de tudo é que a corrida de sexta-feira terá parte de sua disputa à noite: a largada está prevista para 18h10 locais, 19h10 de Brasília.

Comentários