Porsche vence de novo no GT World Challenge Europe Endurance

P
Com uma trinca de pilotos oficiais de fábrica, a Porsche e a GPX venceram sábado os 1000 km de Paul Ricard, um ‘aperitivo’ para as 24h de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – O modelo 911 GT3-R da Porsche está com tudo no início do campeonato do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance. Na segunda corrida mais importante e mais extensa também da temporada 2021 da série de provas longas, o construtor de Weissach ganhou de novo após a estreia em Monza.

Se naquela oportunidade o triunfo veio via Dinamic Racing, a GPX – que ganhou em 2019 as 24h de Spa-Francorchamps, foi a vitoriosa nos 1000 km de Paul Ricard do último sábado. O time chefiado por Pierre-Brice Mena ganhou a prova após 182 voltas completadas com o carro #22 conduzido por Matt Campbell/Mathieu Jaminet/Earl Bamber, após batalha campal contra o Audi #32 do Team WRT e o Lamborghini #63 da Orange 1 FFF Racing Team.

Quarenta e sete carros largaram para a disputa, que apresentou – algo raro – apenas um período de Safety Car em 6h e 1000 km percorridos pelos 5,771 km da pista próxima a Bandol, na Riviera francesa. O trio formado por Andrea Caldarelli/Mirko Bortolotti/Marco Mapelli apresentou armas e pareceu ser mais ‘parrudo’ para ganhar a prova. Só que a equipe do Porsche #22 foi mais eficiente na hora final e venceu com pouco menos de seis segundos sobre Dries Vanthoor/Kelvin Van der Linde/Christopher Mies, servindo à equipe de Yves Weerts e Vincent Vosse.

Outra boa protagonista do fim de semana foi a Iron Lynx, com ótimo desempenho de duas das suas Ferrari 488 GT3 EVO inscritas: 4ª colocada com Davide Rigon/Antonio Fuoco/Callum Ilott e quinto lugar com Ale Pier Guidi/Nicklas Nielsen/Côme Ledogar.

A melhor equipe da casa foi o Team AKKA-ASP, sexto colocado com Dani Juncadella/Jules Gounon/Raffaele Marciello e com o Mercedes-AMG mais bem classificado, logo à frente do Porsche triunfante em Monza. Completaram o top 10 geral as duas BMW da Walkenhorst Motorsport além de um dos Audi R8 LMS da Saintèloc Racing.

O trio formado por Simon Gachet/Konstantin Tereschenko/Thomas Drouet, com o décimo-primeiro posto geral, levou o Team AKKA-ASP a uma espécie de ‘prêmio de consolação’ nos 1000 km de Paul Ricard, fazendo jus aos pontos de vitória na subclasse Silver Cup, cujo pódio teve ainda Alex Fontana/Rolf Ineichen/Ricardo Feller (Emil Frey Racing) e Tim Zimmerman/Clemens Schmid/Kikko Galbiati (GRT Grässer), ambos com Lamborghini Huracán.

Na Pro-Am Cup, deu SKY-Tempesta Racing graças ao 21º lugar geral do trio Jonathan Hui/Chris Froggatt/Eddie Cheever III, com uma Ferrari. O Lamborghini da Orange 1 FFF Racing Team com Phil Keen/Hiroshi Hamaguchi chegou em segundo na divisão e o terceiro posto foi da Garage 59 com o Aston Martin de Alexander West/Chris Goodwin/Jonathan Adam.

Em paralelo no fim de semana, aconteceu a 2ª etapa do Fanatec GT World Challenge eSports Series – disputada na plataforma Assetto Corsa Competizione, com duração de 60 minutos. Ganhou Kelvin Van der Linde, do Team WRT, seguido por Nicolas Varrone, vencedor na divisão Silver, defendendo a Rinaldi Racing. Alex Fontana foi o 3º colocado, com Daniel Juncadella em quarto, Ezequiel Pérez-Companc em quinto e Arthur Rougier, vencedor em Monza, no sexto posto.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Essa trinca realmente é muito forte com pilotos da fábrica da Porsche. E olha que eles tiveram problemas na etapa de Monza e se eu não estiver enganado abandonaram. Outra equipe que vem muito consistente com os dois carros é a Iron Linx com a Ferrari F488. Como eu havia comentado na live que você fez com o Oz Negry Jr, a Ferrari tem um dos melhores carros GT para o endurance.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames