Porsche vence de novo no GT World Challenge Europe Endurance

Com uma trinca de pilotos oficiais de fábrica, a Porsche e a GPX venceram sábado os 1000 km de Paul Ricard, um ‘aperitivo’ para as 24h de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – O modelo 911 GT3-R da Porsche está com tudo no início do campeonato do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance. Na segunda corrida mais importante e mais extensa também da temporada 2021 da série de provas longas, o construtor de Weissach ganhou de novo após a estreia em Monza.

Se naquela oportunidade o triunfo veio via Dinamic Racing, a GPX – que ganhou em 2019 as 24h de Spa-Francorchamps, foi a vitoriosa nos 1000 km de Paul Ricard do último sábado. O time chefiado por Pierre-Brice Mena ganhou a prova após 182 voltas completadas com o carro #22 conduzido por Matt Campbell/Mathieu Jaminet/Earl Bamber, após batalha campal contra o Audi #32 do Team WRT e o Lamborghini #63 da Orange 1 FFF Racing Team.

Quarenta e sete carros largaram para a disputa, que apresentou – algo raro – apenas um período de Safety Car em 6h e 1000 km percorridos pelos 5,771 km da pista próxima a Bandol, na Riviera francesa. O trio formado por Andrea Caldarelli/Mirko Bortolotti/Marco Mapelli apresentou armas e pareceu ser mais ‘parrudo’ para ganhar a prova. Só que a equipe do Porsche #22 foi mais eficiente na hora final e venceu com pouco menos de seis segundos sobre Dries Vanthoor/Kelvin Van der Linde/Christopher Mies, servindo à equipe de Yves Weerts e Vincent Vosse.

Outra boa protagonista do fim de semana foi a Iron Lynx, com ótimo desempenho de duas das suas Ferrari 488 GT3 EVO inscritas: 4ª colocada com Davide Rigon/Antonio Fuoco/Callum Ilott e quinto lugar com Ale Pier Guidi/Nicklas Nielsen/Côme Ledogar.

A melhor equipe da casa foi o Team AKKA-ASP, sexto colocado com Dani Juncadella/Jules Gounon/Raffaele Marciello e com o Mercedes-AMG mais bem classificado, logo à frente do Porsche triunfante em Monza. Completaram o top 10 geral as duas BMW da Walkenhorst Motorsport além de um dos Audi R8 LMS da Saintèloc Racing.

O trio formado por Simon Gachet/Konstantin Tereschenko/Thomas Drouet, com o décimo-primeiro posto geral, levou o Team AKKA-ASP a uma espécie de ‘prêmio de consolação’ nos 1000 km de Paul Ricard, fazendo jus aos pontos de vitória na subclasse Silver Cup, cujo pódio teve ainda Alex Fontana/Rolf Ineichen/Ricardo Feller (Emil Frey Racing) e Tim Zimmerman/Clemens Schmid/Kikko Galbiati (GRT Grässer), ambos com Lamborghini Huracán.

Na Pro-Am Cup, deu SKY-Tempesta Racing graças ao 21º lugar geral do trio Jonathan Hui/Chris Froggatt/Eddie Cheever III, com uma Ferrari. O Lamborghini da Orange 1 FFF Racing Team com Phil Keen/Hiroshi Hamaguchi chegou em segundo na divisão e o terceiro posto foi da Garage 59 com o Aston Martin de Alexander West/Chris Goodwin/Jonathan Adam.

Em paralelo no fim de semana, aconteceu a 2ª etapa do Fanatec GT World Challenge eSports Series – disputada na plataforma Assetto Corsa Competizione, com duração de 60 minutos. Ganhou Kelvin Van der Linde, do Team WRT, seguido por Nicolas Varrone, vencedor na divisão Silver, defendendo a Rinaldi Racing. Alex Fontana foi o 3º colocado, com Daniel Juncadella em quarto, Ezequiel Pérez-Companc em quinto e Arthur Rougier, vencedor em Monza, no sexto posto.

Comentários

  • Essa trinca realmente é muito forte com pilotos da fábrica da Porsche. E olha que eles tiveram problemas na etapa de Monza e se eu não estiver enganado abandonaram. Outra equipe que vem muito consistente com os dois carros é a Iron Linx com a Ferrari F488. Como eu havia comentado na live que você fez com o Oz Negry Jr, a Ferrari tem um dos melhores carros GT para o endurance.