WEC: anunciados 38 carros para a disputa das 6h de Monza

Após o início em Spa-Francorchamps e a disputa das 8h de Portimão, o WEC aportará em julho na pista de Monza com 38 carros no grid

RIO DE JANEIRO – Ausente oficialmente do calendário de qualquer temporada do Mundial de Endurance faz tempo – desde 1992, aliás – e pista sede de testes, Prólogo e provas do European Le Mans Series a partir dos anos 2000, Monza será a sede da 3ª etapa do FIA WEC .

Marcada para 18 de julho, a disputa das 6h de Monza terá um grid previsto de 38 carros de acordo com a primeira lista divulgada nesta terça-feira, duas semanas antes da realização das 8h de Portimão – que inclusive perderam o Porsche #46 do Team Project 1 em novo ‘forfait’, o que é preocupante.

Contudo, para o evento italiano, foram anunciados 17 Esporte-Protótipos entre Hypercars e LMP2, sem contar os restantes 21 modelos Grã-Turismo, com dezessete LMGTE-AM no plantel. Além dos competidores regulares, há vários outros usando a corrida no lendário traçado de 5,793 km de extensão como teste para as 24h de Le Mans, a se realizar em agosto.

Um exemplo é a Risi Competizione, já confirmada há algumas semanas e com trinca confirmada no seu Oreca LMP2 #82 – Oliver Jarvis/Ryan Cullen/Felipe Nasr, o que faz com que pelo menos as 6h de Monza tenham pilotos brasileiros nas quatro categorias. Ademais, a Glickenhaus confirmou que o seu modelo 007 LMH estará na Itália não só com um chassi, mas dois – o #708 figura pela primeira vez numa lista oficial de inscritos. No entanto, as trincas ainda não foram definidas.

Em relação ao evento de Portimão, mesmo não realizado ainda, devem acontecer os retornos de Filipe Albuquerque, Loïc Duval e Renger Van der Zande, que no mesmo fim de semana do evento do WEC correm pela IMSA em Detroit, a exemplo do que deve ocorrer à Katherine Legge, também uma das ausências da corrida portuguesa.

Na LMP2, ainda não há a confirmação de quem estará no #44 da ARC Bratislava junto a Oli Webb e Miro Konôpka, enquanto na LMGTE-PRO a Porsche opta por levar somente dois pilotos a Monza, assim como a Ferrari, via AF Corse.

O plantel da LMGTE-AM é o que mais tem adesões preparatórias para La Sarthe. Além da Kessel Racing em parceria com a CarGuy – que já serão vistos em Portugal, aliás – teremos a participação de um terceiro carro da AF Corse – o #61, por enquanto com Simon Mann e Christoph Ulrich confirmados (Sergey Sirotkin é o terceiro nome indicado para essa inscrição que consta como primeira na lista de espera nas 24h de Le Mans).

Além dessas escuderias, a Inception Motorsport, que tem convite direto via Asian Le Mans Series, participa como ensaio com o trio Brendan Iribe/Ollie Millroy/Ben Barnicoat. A Rinaldi Racing, por seu turno, alinha Christian Hook e Pierre Ehret, ambos alemães – e gentleman drivers – junto ao holandês Jeroen Bleekemolen. Tudo indica que este será o trio do #388 na estreia desta equipe em Le Mans, no mês de agosto.

No total, a LMGTE-AM terá nove Ferraris no plantel, contra cinco Porsches e três Aston Martin.

Comentários

  • Rodrigo, eu tenho duas perguntas em
    Relação ao traçado de Monza.

    1ª – Aquela reforma que foi anunciada em 2015/16, na qual eles iriam eliminar a 1ª chicane, construindo uma nova no meio da curva grande, e também na qual, a 2ª de lesmo, voltaria ao traçado de 1993. Essas reformas foram canceladas?

    2ª – Aquele layout de pista que os fabricantes utilizam visando Le Mans, em que a 1ª chicane é eliminada, é homologado para corridas?