WTCR: Tassi e Ehrlacher vencem no Estoril

Attila Tassi tornou-se o segundo piloto da Hungria a vencer no WTCR: com o Honda da equipe de René Münnich, ele triunfou no Estoril. Yann Ehrlacher ganhou a primeira prova do fim de semana em Portugal

RIO DE JANEIRO – A 2ª etapa do FIA WTCR de 2021, transferida do circuito urbano de Vila Real para o tradicional traçado do Estoril apresentou mais dois vitoriosos diferentes em relação à primeira rodada disputada no Nordscheleife de Nürburgring.

Mesmo insatisfeitos com o BoP da categoria – e com a ameaça iminente de retirar o apoio à etapa de Ningbo por pressão do grupo Geely, dono da marca, a Lynk & Co. deitou e rolou na primeira prova, onde o grid foi invertido dos dez primeiros lugares da prova de fundo.

Os carros azuis preparados pela Cyan levaram o pódio inteirinho. Não sobrou nada para ninguém: vitória do atual campeão mundial, o francês Yann Ehrlacher, seguido pelo tio Yvan Muller e em terceiro terminou o uruguaio Santiago Urrutia.

A equipe de René Münnich viu dois de seus Honda nas posições seguintes, com o ídolo local Tiago Monteiro à frente de Estebán Guerrieri, com Mikel Azcona completando os seis primeiros em seu Cupra. O melhor Audi foi nono com Gilles Magnus e o tombo da Hyundai na primeira prova foi enorme: 12º lugar para Luca Engstler e só. Todos os demais carros do construtor sul-coreano abandonaram, além do argentino “Bebu” Girolami.

Com Guerrieri liderando o pelotão da segunda prova junto a Monteiro e Girolami, a surpresa acabou sendo o quarto homem da Honda no pelotão: Attila Tassi, de 22 anos, repetiu Norbi Michelisz e tornou-se o segundo magiar a vencer provas do WTCR.

O húngaro veio de 5º no grid e fez uma corrida impecável, destronando J-K. Vernay, que voltou a marcar pontos e Michelisz, campeão da categoria em 2019, foi um coadjuvante e tanto do pódio do compatriota. Tarquini também pontuou com o quarto lugar, seguido por Urrutia, Ehrlacher, Thed Björk e pelo pole, Guerrieri.

A segunda posição, junto aos bons resultados da Alemanha, mantém Vernay como líder do campeonato após duas rodadas. A próxima será no Motorland Aragón, em Alcaniz, na Espanha, no dia 11 de julho.

Classificação do WTCR após quatro corridas e duas rodadas:

1. Jean-Karl Vernay (Hyundai) – 61 pontos
2. Attila Tassi (Honda), Yvan Muller (Lynk & Co) e Santiago Urrutia (Lynk & Co) – 56
5. Tiago Monteiro (Honda) e Estebán Guerrieri (Honda) – 52
7. Yann Ehrlacher (Lynk & Co) – 49
8. Néstor Girolami (Honda) – 42
9. Luca Engstler (Hyundai) e Norbert Michelisz (Hyundai) – 28
11. Nathanaël Berthon (Audi) – 24
12. Gabriele Tarquini (Hyundai) – 23
13. Thed Björk (Lynk & Co) – 22
14. Gilles Magnus (Audi) – 19
15. Tom Coronel (Audi) – 14
16. Rob Huff (Cupra) – 13
17. Fréderic Vervisch (Audi) – 9
18. Mikel Azcona (Cupra) – 6
19. Bence Boldizs (Cupra) e Jordi Gené (Cupra) – 3
21. Jessica Backman (Hyundai) – 2
22. Andreas Backman (Hyundai) – 1

Comentários