24h de Le Mans: restam poucos lugares no lineup de 2021

Vice-campeão da F2 ano passado, Callum Ilott é recrutado por Andrea Piccini, piloto e patrão, para guiar uma das Ferrari LMGTE-AM da Iron Lynx na edição deste ano das 24h de Le Mans (Foto: Ferrari)

RIO DE JANEIRO – A lista oficial de inscritos para a 89ª edição das 24h de Le Mans deve ser confirmada nos próximos dias. Até lá, especula-se quem pode preencher as pouquíssimas vagas em aberto que se descortinam de acordo com o panorama atual.

Extra-oficialmente são 12 nomes em aberto, mas como a Glickenhaus tem seus pilotos definidos – embora o reserva Franck Mailleux tenha corrido (e excepcionalmente bem, aliás!) as 6h de Monza no lugar de Ryan Briscoe, presente em Portimão na estreia do carro – esse total baixaria para oito, portanto.

Da LMP2, somente a equipe Racing Team India Eurasia não tem o companheiro de pilotagem de Arjun Maini e do experiente Narain Kartikheyan. Veremos quem será o escolhido para compor trio no carro #74, que poderá ser o único Ligier JS P217 do grid – especula-se que a ARC Bratislava vai estrear em La Sarthe um Oreca 07.

Com a LMGTE-PRO completinha nas oito inscrições de carros das equipes Porsche, AF Corse, Corvette, HubAuto e Weathertech Racing, as vagas que mais sobram são na LMGTE-AM, a divisão dos pilotos de graduação bronze.

O Team Project 1 anunciou hoje que Max Root e Riccardo Pera completam, respectivamente, o lineup da equipe nos carros #46 e#56 para a prova de agosto. Também a Iron Lynx definiu seus trios e fez duas mudanças.

Uma delas promove a estreia de Callum Ilott na clássica prova francesa: o britânico de 22 anos, membro da Ferrari Driver Academy, reserva da Alfa Romeo e eventual piloto Ferrari em Grã-Turismo, correrá com o dorsal #80 junto a Matteo Cressoni e Rino Mastronardi, sucedendo o piloto e Team Principal Andrea Piccini. O #60 do WEC terá o gentleman driver Claudio Schiavoni junto a Paolo Ruberti e ao veloz Raffaele Gianmaria.

Já a Ferrari das “Iron Dames” tem uma mudança importante: Sarah Bovy, que estreou pela equipe nas 6h de Monza, foi confirmada para compor trinca com Michelle Gatting e Rahel Frey. A belga de 32 anos participou também de algumas etapas da W Series e fez, junto a Doriane Pin, uma ótima corrida na semana passada, durante o evento do Michelin Le Mans Cup em Monza. Sarah fará sua estreia nas 24h de Le Mans, portanto. E nada de Katherine Legge ou Manuela Göstner desta vez.

As equipes que oficialmente ainda não confirmaram seus trios são a JMW Motorsport – que indicou o francês Thomas Neubauer (pode inclusive haver uma troca de pilotos aqui); a Herberth – que sequer se decidiu se vai de Porsche ou Ferrari – com Alfred Renauer como único piloto confirmado – e eu aqui cravaria que essa equipe ainda vai fazer ‘forfait’; a Dempsey-Proton não tem o companheiro de Julien Andlauer e do veteranaço Dominique Bastien no #88 que corre no WEC e, por fim, o #99 da Proton Competition só tem o experiente Patrick Long como o único confirmado.

Cabe lembrar que a lista de espera tem quatro carros e não se surpreendam se aparecer no lugar de algum time LMGTE-AM, que pode ser a Herberth ou a Inception, que teve o carro destruído em Monza, uma inscrição de suplência da AF Corse com Christoph Ulrich/Sergey Sirotkin/Simon Mann. Exceto por Sirotkin, trocado por Toni Vilander, Mann e Ulrich já andaram em Monza. Conhecem o velho ditado de que ‘onde há fumaça, há fogo?’ 

Então…

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