24h de Le Mans: restam poucos lugares no lineup de 2021

2
Vice-campeão da F2 ano passado, Callum Ilott é recrutado por Andrea Piccini, piloto e patrão, para guiar uma das Ferrari LMGTE-AM da Iron Lynx na edição deste ano das 24h de Le Mans (Foto: Ferrari)

RIO DE JANEIRO – A lista oficial de inscritos para a 89ª edição das 24h de Le Mans deve ser confirmada nos próximos dias. Até lá, especula-se quem pode preencher as pouquíssimas vagas em aberto que se descortinam de acordo com o panorama atual.

Extra-oficialmente são 12 nomes em aberto, mas como a Glickenhaus tem seus pilotos definidos – embora o reserva Franck Mailleux tenha corrido (e excepcionalmente bem, aliás!) as 6h de Monza no lugar de Ryan Briscoe, presente em Portimão na estreia do carro – esse total baixaria para oito, portanto.

Da LMP2, somente a equipe Racing Team India Eurasia não tem o companheiro de pilotagem de Arjun Maini e do experiente Narain Kartikheyan. Veremos quem será o escolhido para compor trio no carro #74, que poderá ser o único Ligier JS P217 do grid – especula-se que a ARC Bratislava vai estrear em La Sarthe um Oreca 07.

Com a LMGTE-PRO completinha nas oito inscrições de carros das equipes Porsche, AF Corse, Corvette, HubAuto e Weathertech Racing, as vagas que mais sobram são na LMGTE-AM, a divisão dos pilotos de graduação bronze.

O Team Project 1 anunciou hoje que Max Root e Riccardo Pera completam, respectivamente, o lineup da equipe nos carros #46 e#56 para a prova de agosto. Também a Iron Lynx definiu seus trios e fez duas mudanças.

Uma delas promove a estreia de Callum Ilott na clássica prova francesa: o britânico de 22 anos, membro da Ferrari Driver Academy, reserva da Alfa Romeo e eventual piloto Ferrari em Grã-Turismo, correrá com o dorsal #80 junto a Matteo Cressoni e Rino Mastronardi, sucedendo o piloto e Team Principal Andrea Piccini. O #60 do WEC terá o gentleman driver Claudio Schiavoni junto a Paolo Ruberti e ao veloz Raffaele Gianmaria.

Já a Ferrari das “Iron Dames” tem uma mudança importante: Sarah Bovy, que estreou pela equipe nas 6h de Monza, foi confirmada para compor trinca com Michelle Gatting e Rahel Frey. A belga de 32 anos participou também de algumas etapas da W Series e fez, junto a Doriane Pin, uma ótima corrida na semana passada, durante o evento do Michelin Le Mans Cup em Monza. Sarah fará sua estreia nas 24h de Le Mans, portanto. E nada de Katherine Legge ou Manuela Göstner desta vez.

As equipes que oficialmente ainda não confirmaram seus trios são a JMW Motorsport – que indicou o francês Thomas Neubauer (pode inclusive haver uma troca de pilotos aqui); a Herberth – que sequer se decidiu se vai de Porsche ou Ferrari – com Alfred Renauer como único piloto confirmado – e eu aqui cravaria que essa equipe ainda vai fazer ‘forfait’; a Dempsey-Proton não tem o companheiro de Julien Andlauer e do veteranaço Dominique Bastien no #88 que corre no WEC e, por fim, o #99 da Proton Competition só tem o experiente Patrick Long como o único confirmado.

Cabe lembrar que a lista de espera tem quatro carros e não se surpreendam se aparecer no lugar de algum time LMGTE-AM, que pode ser a Herberth ou a Inception, que teve o carro destruído em Monza, uma inscrição de suplência da AF Corse com Christoph Ulrich/Sergey Sirotkin/Simon Mann. Exceto por Sirotkin, trocado por Toni Vilander, Mann e Ulrich já andaram em Monza. Conhecem o velho ditado de que ‘onde há fumaça, há fogo?’ 

Então…

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames