9X8: revelado o Peugeot Hypercar

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O agressivo visual do Hypercar 9X8 da Peugeot prevê um aerofólio dentro da altura mínima do regulamento, faróis de LED na dianteira e uma lanterna de desenho vertical na traseira. O carro estreia na temporada 2022 do FIA WEC, o Mundial de Endurance

RIO DE JANEIRO – Neste dia 6 de julho, a Peugeot revelou as linhas do seu protótipo Hypercar, que marca o retorno dos franceses ao Endurance após mais de uma década ausentes desse tipo de competição.

Reparem pela imagem que, pelo menos conceitualmente, o 9X8 não tem um aerofólio traseiro como a maioria dos carros do gênero que conhecemos. Ou melhor: tem, mas dentro do limite mínimo de altura imposto pelo regulamento.

Entre os pilotos confirmados para 2022 estão o bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne, Kevin Magnussen e o vencedor das 24h de Le Mans Loïc Duval

O agressivo visual do Hypercar do construtor da terra da Bastilha é complementado por uma seção dianteira cheia de reentrâncias – quatro de cada lado – o símbolo estilizado da marca na dianteira e faróis de LED com um projeto pouco comum. São três faixas de cada lado que, juntas, conseguirão potência suficiente para iluminar a frente em provas noturnas.

A parte traseira, complementando o visual “Batmóvel” do 9X8, não fica muito atrás: os engenheiros projetaram o carro para usar lanternas de desenho vertical e três barras de cada lado do chassi.

A marca terá Jean-Éric Vergne, o campeão de Le Mans Loïc Duval, Paul Di Resta, Gustavo Menezes, Mikkel Jensen e Kevin Magnussen em sua campanha de regresso ao WEC – do qual teriam participado em 2012 se o programa não fossse cancelado – exatamente uma década depois do rumoroso ‘forfait’.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

12 Comentários

  • Soltaram o leão francês, a ´Peugeot não entra para brincadeira. O design é mais bonito que o Toyota mas tem de ver se assim como a Glickenhaus vai render na pista, vão ter de testar a confiabilidade do trem híbrido no ano de estreia. Muito bom ver uma marca desse porte aportando na WEC em 2022.

  • Com muito atraso, eu sei…estive hospitalizado por 9 dias para tratar um problema na perna, mas estou de volta!
    E que carro lindo, diferente, visual agressivo e, algo me diz que anda muito e vai brigar por canecos. Me apaixonei.
    Sei que ainda veremos outros lançamentos mas, como eu disse no Youtube, tem minha torcida de antemão.
    Ainda acho que gente como Honda/Acura, Ford (que capenga em crises mas sempre ressurge) e outros podem se animar e entrar na brincadeira.

  • Rodrigo, você mencionou que terão 2 marcas do Grupo Stellantis competindo no Endurance. Na realidade, a Ferrari não faz mais parte do grupo FCA desde 3 de janeiro de 2016. Daí o motivo de ter Peugeot e Ferrari disputando numa mesma categoria.

      • Mas a VAG já deixou bem claro a natureza puramente de marketing de seu envolvimento nos LMDh – não que isso esteja errado, muito pelo contrário. Audi, Porsche e qualquer outra marca que aderir usarão obrigatoriamente o mesmo carro, apenas as diferença estéticas vão diferenciar um Lamborghini de um Porsche, por exemplo. Bem diferente do que tivemos entre 2014 e 16 com duas marcas do mesmo grupo gastando os tubos em projetos caríssimos e que renderam os carros de corrida mais sensacionais de todos os tempos.

      • Sério que eu não li isso. “Natureza puramente de marketing”? Você acha? Com a Penske sendo a equipe da Porsche?

        Ah, vá… menos né?

Por Rodrigo Mattar

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Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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