9X8: revelado o Peugeot Hypercar

O agressivo visual do Hypercar 9X8 da Peugeot prevê um aerofólio dentro da altura mínima do regulamento, faróis de LED na dianteira e uma lanterna de desenho vertical na traseira. O carro estreia na temporada 2022 do FIA WEC, o Mundial de Endurance

RIO DE JANEIRO – Neste dia 6 de julho, a Peugeot revelou as linhas do seu protótipo Hypercar, que marca o retorno dos franceses ao Endurance após mais de uma década ausentes desse tipo de competição.

Reparem pela imagem que, pelo menos conceitualmente, o 9X8 não tem um aerofólio traseiro como a maioria dos carros do gênero que conhecemos. Ou melhor: tem, mas dentro do limite mínimo de altura imposto pelo regulamento.

Entre os pilotos confirmados para 2022 estão o bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne, Kevin Magnussen e o vencedor das 24h de Le Mans Loïc Duval

O agressivo visual do Hypercar do construtor da terra da Bastilha é complementado por uma seção dianteira cheia de reentrâncias – quatro de cada lado – o símbolo estilizado da marca na dianteira e faróis de LED com um projeto pouco comum. São três faixas de cada lado que, juntas, conseguirão potência suficiente para iluminar a frente em provas noturnas.

A parte traseira, complementando o visual “Batmóvel” do 9X8, não fica muito atrás: os engenheiros projetaram o carro para usar lanternas de desenho vertical e três barras de cada lado do chassi.

A marca terá Jean-Éric Vergne, o campeão de Le Mans Loïc Duval, Paul Di Resta, Gustavo Menezes, Mikkel Jensen e Kevin Magnussen em sua campanha de regresso ao WEC – do qual teriam participado em 2012 se o programa não fossse cancelado – exatamente uma década depois do rumoroso ‘forfait’.

Comentários

  • Soltaram o leão francês, a ´Peugeot não entra para brincadeira. O design é mais bonito que o Toyota mas tem de ver se assim como a Glickenhaus vai render na pista, vão ter de testar a confiabilidade do trem híbrido no ano de estreia. Muito bom ver uma marca desse porte aportando na WEC em 2022.

  • Com muito atraso, eu sei…estive hospitalizado por 9 dias para tratar um problema na perna, mas estou de volta!
    E que carro lindo, diferente, visual agressivo e, algo me diz que anda muito e vai brigar por canecos. Me apaixonei.
    Sei que ainda veremos outros lançamentos mas, como eu disse no Youtube, tem minha torcida de antemão.
    Ainda acho que gente como Honda/Acura, Ford (que capenga em crises mas sempre ressurge) e outros podem se animar e entrar na brincadeira.

  • Rodrigo, você mencionou que terão 2 marcas do Grupo Stellantis competindo no Endurance. Na realidade, a Ferrari não faz mais parte do grupo FCA desde 3 de janeiro de 2016. Daí o motivo de ter Peugeot e Ferrari disputando numa mesma categoria.

      • Mas a VAG já deixou bem claro a natureza puramente de marketing de seu envolvimento nos LMDh – não que isso esteja errado, muito pelo contrário. Audi, Porsche e qualquer outra marca que aderir usarão obrigatoriamente o mesmo carro, apenas as diferença estéticas vão diferenciar um Lamborghini de um Porsche, por exemplo. Bem diferente do que tivemos entre 2014 e 16 com duas marcas do mesmo grupo gastando os tubos em projetos caríssimos e que renderam os carros de corrida mais sensacionais de todos os tempos.

      • Sério que eu não li isso. “Natureza puramente de marketing”? Você acha? Com a Penske sendo a equipe da Porsche?

        Ah, vá… menos né?