Queda dupla

Nada de Melbourne e nem Phillip Island: tanto a prova de Fórmula 1 quanto a de MotoGP não acontecerão em território australiano neste ano

RIO DE JANEIRO – Madrugada de segunda para terça-feira, mas devido ao fuso horário acaba de chegar uma notícia não muito boa para os fãs de Fórmula 1 e MotoGP: acaba de ser anunciado o cancelamento do GP da Austrália em ambas as competições.

A AGPC (Australian Grand Prix Corporation), que por contrato com a Dorna Sports e a Formula 1, representada por FOM e Liberty Media, organiza as duas provas em Melbourne e Phillip Island, deliberou em conjunto com todos os citados, mais o governo do estado de Victoria e decidiu-se pela saída do país dos calendários de F1 e Motovelocidade por conta das restrições e dos desafios de logística que dificilmente seriam cumpridos por conta dos protocolos do Covid-19.

Na Fórmula 1, o GP da Austrália deixa de ser realizado pelo segundo ano consecutivo – ano passado, foi o primeiro evento efetivamente cancelado por conta de um surto de Covid e a temporada 2020 demorou quatro meses depois daquela situação para finalmente se iniciar.

Para o público local, perder a MotoGP foi um baque. As campanhas de Jack Miller na categoria principal e de Remy Gardner na Moto2 certamente iriam empolgar os torcedores a comparecer em excelente número à seletiva pista de Phillip Island.

Como efeito da saída australiana do campeonato, a Motovelocidade realizará no Algarve mais um evento e também foi adiantada a data da Malásia em uma semana.

Resta saber o que farão FOM e Liberty Media, uma vez que a tendência é que outros países em breve tenham seus eventos cancelados. O Canadá já caiu, Singapura também está fora e agora, a Austrália. Curioso notar que a Turquia também teria tido sua corrida cancelada, mas com a mudança de data para 3 de outubro será possível fazer o evento em Istambul.

A pergunta de 1 milhão de dólares é: quem substituirár o GP da Austrália? Ou será ‘entubado’ um calendário de menos que os 23 eventos anteriormente previstos – o que pode atrapalhar Lewis Hamilton mais para a frente.

Comentários