Sai zica! Nasr e Derani vencem enfim na IMSA

RIO DE JANEIRO – O azar tem limites e uma hora ia acabar. Desde 18 de julho do ano passado, ou seja, 349 dias atrás, Felipe Nasr e Pipo Derani não frequentavam o Victory Lane de uma corrida do IMSA Weathertech SportsCar Championship.

Naquela data, eles venceram o GP de Sebring, disputado como tapa-buraco por conta das restrições da Pandemia do Covid-19 que virou o campeonato do avesso. Por coincidência, a dupla venceu noutra prova também inclusa por conta do cancelamento do evento em Mosport: Nasr e Derani venceram hoje a Weathertech 240, disputada em Watkins Glen menos de uma semana após a disputa de 6h de duração.

E foi uma vitória em que tudo deu certo: a começar pela mudança de estratégia ou algum problema que fez o carro #31 parar pela primeira vez e antes que qualquer outro carro DPi com 20 minutos de disputa. Ao fim do primeiro ciclo dos adversários, o Cadillac seguiu na pista e com Pipo Derani, até o stint terminar e o brasileiro trocar com o compatriota Nasr.

Nisso, o Lamborghini de Franck Perera/Misha Goikhberg chamou uma bandeira amarela e, durante o período de FCY, começou a chover. Que fez a IMSA? Deu bandeira vermelha pouco depois, interrompendo a disputa por conta do protocolo de raios numa amplitude próxima ao circuito. Questão de segurança…

Os carros ficaram em standby por meia hora – com o cronômetro correndo. A relargada aconteceu quando faltava pouco mais de 36min para o término, porque no período de amarela após a interrupção geral foi autorizada uma rodada de pit stops. E nela o #31 parou somente para repor combustível.

Isso foi decisivo para que Nasr/Derani emergissem na ponta e, na relargada, quem partiu para o ataque foi Renger Van der Zande no Cadillac #01 da Ganassi. O holandês tentou ferozmente a aproximação, mas foi sem efeito em relação ao brasileiro.

Atrás, Filipe Albuquerque cortou um dobrado na batalha pela 3ª posição contra Tristan Vautier no terceiro Cadillac inscrito. O Acura de Dane Cameron/Olivier Pla foi prejudicado por ter sido tirado da pista logo na primeira volta e a Mazda, que eventualmente andou bem e chegou a figurar em 2º, perdeu rendimento no final.

Com apenas 63 voltas percorridas e diferença de somente 1″473 em pouco mais de 2h40min de prova, Nasr e Derani puderam enfim mandar a “zica” para o espaço e comemorar um merecido triunfo, ansiado há muito por eles.

Na classe LMP2, vitória tranquila de Mikkel Jensen/Ben Keating com o Oreca #52 da PR1/Mathiasen, triunfo construído na boa performance de Keating enquanto esteve a bordo, muito superior aos outros gentleman drivers inscritos – Steven Thomas e John Farano. A dupla Felipe Fraga/Gar Robinson emergiu na reta final e conquistou a segunda vitória seguida na divisão LMP3 – e com direito à dobradinha da Riley Motorsports, uma vez que Dylan Murry/Jim Cox chegaram em segundo.

Antonio Garcia/Jordan Taylor não tiveram muito trabalho na GTLM e levaram mais uma vitória na temporada, correndo basicamente contra o outro carro do construtor estadunidense, que eventualmente liderou com Nick Tandy a bordo, antes de trocar com Tommy Milner. O Porsche de Cooper MacNeil/Matt Campbell teve alguns probleminhas, foi penalizado e não teve a menor chance na corrida.

A GTD correu apenas pelo IMSA Weathertech Sprint Cup e a Vasser Sullivan venceu em dobradinha: deu Jack Hawksworth/Aaron Telitz à frente de Zach Veach/Frankie Montecalvo, com o Aston Martin de Roman de Angelis/Ross Gunn em terceiro lugar.

Boa estreia da Gilbert Korthoff Racing, que teve sua Mercedes em 7º lugar com os veteranos Shane Lewis/Guy Cosmo, beneficiados em parte por problemas de alguns adversários, especialmente a BMW de Robby Foley/Bill Auberlen e o Lamborghini da Paul Miller Racing, com falha de pressão de gasolina.

A próxima prova da temporada será daqui a dois sábados, dia 17 de julho, no circuito de Lime Rock Park, em Connecticut. Contará somente com a presença dos grã-turismo das classes GTLM e GTD.

Comentários