Tarquini e Vervisch vencem em Aragón no WTCR

RIO DE JANEIRO  – No último fim de semana, no circuito Motorland Aragón, na cidade espanhola de Alcañiz, foi disputada a 3ª rodada dupla da temporada 2021 do FIA WTCR. E a competição segue equilibrada: mais dois vencedores diferentes foram conhecidos e o rol aumenta para seis em seis provas cumpridas.

Desta vez, as honras couberam a Gabriele Tarquini e Fréderic Vervisch (foto acima). Na prova #1, com inversão dos 10 primeiros do Q2 definindo as posições de partida, o veterano da Hyundai, do alto de seus 59 anos, mostrou que tem muita lenha ainda para queimar. “Para mim, é o melhor piloto de carros de tração dianteira do mundo”, comentou Augusto Farfus – que dividiu boxes com Tarquini na competição, há dois anos e que participou de live com este que vos fala na última sexta-feira.

Além de marcar a melhor volta em 2’07″023, Tarquini veio da pole com a inversão do grid e dominou as 10 voltas previstas, completando a disputa com pouco menos de dois segundos de frente para o Cupra do espanhol Mikel Azcona, enquanto Tom Coronel levou seu Audi não-oficial ao 3º lugar geral, no primeiro pódio do simpaticíssimo holandês em 2021.

A equipe Comtoyou ainda teve outros dois Audi entre os seis primeiros, com Nathanaël Berthon em quarto e Gilles Magnus em 6º lugar. Espremido entre eles, veio o atual campeão Yann Ehrlacher, com o melhor dos Lynk & Co. preparados pela Cyan Racing na corrida #1.

Após o discreto 8º posto na primeira prova, Vervisch repetiu a receita de Tarquini. Partiu da pole position com seu Audi ornado nas cores da bandeira de seu país e com o dorsal #22, para liderar o sueco Thed Björk e o compatriota Gilles Magnus no pódio.

Jean-Karl Vernay chegou em 4º lugar e com este resultado passou ao total de 82 pontos e à liderança do campeonato. O piloto da Engstler, na verdade, já assumira a ponta entre os pilotos do FIA WTCR após a corrida #1. Ele só consolidou a vantagem, que subiu para oito contra o compatriota Ehrlacher, 7º colocado na prova #2.

Com dois resultados discretos, Yvan Muller é o terceiro somando 67 e o uruguaio Santi Urrutia, outro que também ficou devendo em Alcañiz, é o quarto com 60.

A etapa seguinte a esta da Espanha seria a da Itália, em Adria. Todavia, as obras de remodelamento da pista não foram ainda encerradas e o circuito não pôde receber ao menos a homologação FIA B. A corrida está adiada ‘sine die’ e a 4ª rodada dupla, oficialmente, será dia 22 de agosto no Hungaroring, em Budapeste.

Classificação do FIA WTCR após seis corridas e três rodadas:

1. Jean-Karl Vernay – 82 pontos
2. Yann Ehrlacher – 74
3. Yvan Muller – 67
4. Santi Urrutia – 60
5. Gabriele Tarquini – 58
6. Attila Tassi – 57
7. Estebán Guerrieri – 56
8. Tiago Monteiro – 54
9. Thed Björk – 52
10. Nathanaël Berthon – 51
11. Fréderic Vervisch – 49
12. Gilles Magnus – 48
13. Néstor Girolami – 46
14. Norbi Michelisz – 40
15. Luca Engstler – 39
16. Tom Coronel – 34
17. Mikel Azcona – 31
18. Rob Huff – 20
19. Jordi Gené – 5
20. Bence Boldizs – 3
21. Jessica Backman – 2
22. Andreas Backman – 1

Comentários