TotalEnergies 24h de Spa: Audi sai na frente nos primeiros treinos livres

RIO DE JANEIRO – Começou em caráter oficial a edição 2021 da TotalEnergies 24h de Spa-Francorchamps e os trabalhos na Bélgica foram abertos com duas sessões de treinos livres – a segunda, pomposamente chamada de “Pre-Qualifying”, até porque é: a disputa de vagas para a Super Pole ainda acontece hoje a partir de 15h40, pelo horário de Brasília.

Nessas duas sessões prévias, os carros da Audi prevaleceram diante da concorrência, com pista cheia o tempo todo, lotada pela presença de 58 carros provenientes de quatro categorias. A TotalEnergies 24h de Spa-Francorchamps é a prova de abertura do Intercontinental GT Challenge, contando com 32 inscritos, e 3ª do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance.

Kelvin Van der Linde, líder do DTM alemão, foi o mais rápido da primeira sessão com o carro #32 do Team WRT, marcando 2’19″037, um tempo 0″291 abaixo do australiano Matt Campbell, este com o Porsche 911 GT-3 (991.II) da equipe GPX Martini Racing. Raffaele Marciello registrou a terceira melhor passagem e assim foram três marcas diferentes nas três primeiras colocações.

À tarde, lá na Bélgica, os competidores retornaram ao traçado para os últimos acertos e de novo o #32 que Van der Linde partilhará com Dries Vanthoor e Charles Weerts registrou a volta mais rápida – Vanthoor fez o melhor tempo do dia em 2’18″787, com vantagem de 0″352 para o Aston Martin Pro-Am da equipe Garage 59, o #188 do quarteto Alexander West/Charlie Eastwood/Chris Goodwin/Marvin Kirchhöfer.

Em terceiro veio a BMW M6 GT3 da Walkenhorst Motorsport com o trio Sheldon Van der Linde/David Pittard/Marco Wittmann, seguida do Porsche de Campbell, mais Earl Bamber e Mathieu Jaminet.

A Mercedes-AMG GT3 do Team AKKA-ASP para o trio Lucas Auer/Timur Boguslavskiy/Felipe Fraga ficou com a 11ª posição, a 0″534 da melhor volta da sessão. Dezenove dos 58 carros ficaram dentro do mesmo segundo.

Nas demais classes, a CMR, com o único Bentley do plantel, foi a melhor da Silver Cup com o sétimo melhor tempo. Na Am, deu Huber Motorsport, da tripulação formada por Ivan Jacoma/Niki Leutwiler/Julien Schell/Nico Menzel. Essa classe tem somente dois inscritos, o outro é mais um Porsche 911 GT3-R, este da Haegeli by T2 Racing.

Comentários