TotalEnergies 24h de Spa-Francorchamps: pole demolidora de “Lello” para a Mercedes

RIO DE JANEIRO – Habemus grid definido para a TotalEnergies 24h de Spa-Francorchamps, prova inaugural da temporada 2021 do Intercontinental GT Challenge e também terceiro evento do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance: numa Super Pole crivada de voltas canceladas pelo famigerado ‘track limits abuse’, deu Mercedes-AMG, Team AKKA-ASP e Raffaele Marciello.

“Lello”, antes de ter sua segunda volta anulada, encaixou um giro demolidor pelos 7,004 km do traçado belga e foi o único a virar abaixo de 2’18” – precisamente 2’17″949, nada menos que 0″303 abaixo do Lamborghini Huracán #63 da Orange1 FFF Racing Team que Mirko Bortolotti classificou. Marciello terá como parceiros no carro #88 o francês Jules Gounon e o espanhol Dani Juncadella. No Lambo, o trio é todo italiano e composto ainda por Marco Mapelli e Andrea Caldarelli.

O sempre veloz Nicki Thiim classificou o Aston Martin da Garage59 AMR na 3ª posição, deixando o grid de 58 carros com três marcas diferentes nas três primeiras posições. O dinamarquês terá a companhia do compatriota Marco Sørensen e também de Ross Gunn na pilotagem.

O Team HRT, também com status de equipe Mercedes-AMG, terá Vincent Abril/Maro Engel/Luca Stolz fechando a segunda fila, enquanto a pole da Silver Cup será da Emil Frey Racing, que classificou seus três Lamborghini para o top 20. O carro #14 de Ricardo Feller/Alex Fontana/Rolf Ineichen se garantiu na 5ª posição.

A boa surpresa da Super Pole foi o 7º tempo do McLaren 720S GT3 da JOTA, em excelente volta de Ben Barnicoat. Ollie Wilkinson e Rob Bell serão os parceiros dele na corrida. O melhor Porsche larga em 9º com a equipe GPX Martini Racing, atrás do mais rápido dos Audi R8 LMS GT3 EVO.

O solitário Bentley inscrito conseguiu um bom 12º tempo, à frente da melhor Ferrari, a #51 da Iron Lynx Racing. Já o brasileiro Felipe Fraga, escalado para classificar o #89 da Mercedes-AMG Team AKKA-ASP ficou em décimo, com o tempo 0″785 acima da pole. Ao todo, foram 13 carros dentro do mesmo segundo e um intervalo de 1″793 entre os 20 aptos a disputar a Super Pole.

A transmissão das 24h de Spa começa às 10h45 de Brasília, 15h45 locais – e o blog estará com vídeo ao vivo e na íntegra.

Comentários