Toyota lidera abertura dos trabalhos para as 6h de Monza

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance volta à carga neste fim de semana com a disputa da 3ª etapa – as 6h de Monza, marcando o fim da primeira metade da curta temporada de seis corridas em 2021. Hoje foi realizada apenas uma sessão de treinos livres, com 1h30min de duração. E a Toyota, vencedora em Spa e Portimão com seu GR010 Hybrid Hypercar, deu as cartas.

O argentino “Pechito” López foi o piloto mais rápido do dia com 1’38″401 para os 5,793 km do tradicional circuito italiano. Sua marca foi pouco mais de um décimo melhor que o neozelandês Brendon Hartley no carro #8.

Com um esforço sobrenatural a bordo do Alpine A480 Gibson LMP1, Nico Lapierre virou em 1’38″553 e registrou a terceira marca, enquanto os Glickenhaus 007 LMH viraram tempos convincentes na faixa de 1’39” baixo. Os experientes Romain Dumas e Olivier Pla foram, respectivamente, os autores dos giros mais velozes dos carros #709 e #708.

Na LMP2, Filipe Albuquerque voltou após o conflito de datas com a IMSA em Detroit – e também Fabio Scherer, que não correu em Portugal por Covid-19. O luso, campeão europeu e mundial, foi o mais rápido do dia com o tempo de 1’39″373 na divisão inferior de protótipos.

Ele foi meio segundo mais rápido que Nyck de Vries – que ganhou um inesperado companheiro de última hora: Giedo Van der Garde foi vetado por contrair Covid e Paul-Loup Chatin o substitui no #29. Ben Hanley foi o terceiro, seguido por Ferdinand Von Habsburg.

Em inscrição extra como preparação para Le Mans, a Risi Competizione ficou em décimo entre os 12 carros inscritos para o fim de semana na classe, com 1’40″996 – mas a exemplo de qualquer outro competidor que fez provas one-off, o time de Houston não corre pelos pontos.

A Ferrari foi melhor que a Porsche na LMGTE-PRO. Miguel Molina e Ale Pier Guidi lideraram com os carros que repartem, respectivamente, a pilotagem com Daniel Serra e James Calado. O espanhol virou em 1’46″329, 0″371 melhor que o colega de esquadra.

Porém, o construtor alemão se saiu melhor no numeroso plantel de 16 carros da LMGTE-AM, reforçado por inscrições suplementares que visam preparação para as 24h de Le Mans – exemplo das equipes Inception Racing e Rinaldi, ambas com Ferrari – sem contar um terceiro carro assistido pela AF Corse.

O Team Project 1 ficou na ponta da categoria com Riccardo Pera marcando 1’47″194, superando por 0″194 o veterano Giancarlo Fisichella. Matteo Cressoni completou o top-3 de italianos na divisão com o carro #60 da Iron Lynx.

A tripulação de Felipe Fraga com o #33 da TF Sport, que tem ainda Ben Keating e Dylan Pereira, ficou em 7º na divisão e o outro Aston Martin com brasileiros, o #98 de Augusto Farfus e Marcos Gomes, mais Paul Dalla Lana, foi o 11º colocado da classe. Farfus, que deu pouco menos de 10 voltas, explicou como foi o dia.

“Abri a pista, dei umas oito voltas para checagem e o Paul andou praticamente 80% do treino. O Marquinhos também andou pouco hoje. A preocupação é deixar tudo pronto para a qualificação onde o Paul, por regulamento, classifica”, contou em live com este que vos escreve nessa sexta-feira.

“A corrida será uma preparação muito positiva para a equipe visando Le Mans (N. do blog: Augusto, apesar do depoimento, não participará em Sarthe – foi substituído por Nicki Thiim, devido a outros compromissos). Poderemos andar com o kit de baixo arrasto aerodinâmico nesse fim de semana. Haverá muitos fatores, como o tráfego, o consumo de freios, as bandeiras amarelas, possíveis acidentes e principalmente estratégias de box, principalmente as últimas paradas – as equipes poderão pôr menos combustível ou, noutra hipótese, trocar apenas os pneus do lado esquerdo (os do apoio do carro, já que a maioria das curvas é para a direita em Monza)”, avalia Augusto.

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