24h de Le Mans: números, números e… mais números!

2
Meio século após o 2º lugar de José Carlos Pace e Arturo Merzario, a Ferrari voltará à elite das 24h de Le Mans e do Mundial de Endurance, em 2023

2 – Inscritos nas 24h de Le Mans e estreantes no WEC: Robby Foley e Côme Ledogar.

3 – Vitórias consecutivas de Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi em Le Mans. Se ganharem a quarta seguida, se aproximarão da sequência de seis vitórias de Tom Kristensen entre 2000 e 2005.

3’14″791 – Recorde do circuito de La Sarthe, quebrado em 2017 pelo japonês Kamui Kobayashi, da Toyota.

4 – Países sul-americanos no grid da prova de 2021: Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela.

6 (1) – Total de brasileiros nas 24h de Le Mans, em todas as categorias: André Negrão, Pipo Derani, Felipe Nasr, Daniel Serra, Marcos Gomes e Felipe Fraga.

6 (2) – Número de mulheres inscritas, em duas trincas que concorrem pelos pontos do WEC: Tati Calderón/Beitske Visser/Sophia Flörsch e Rahel Frey/Sarah Bovy/Michelle Gätting.

7 – Total de vencedores à geral em Le Mans na largada de 2021: Romain Dumas, Earl Bamber, Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi, Brendon Hartley, Neel Jani e Nick Tandy.

8 – Pilotos com 100% de aproveitamento de vitórias em Le Mans. São eles: Woolf Barnato (3); Jean-Pierre Wimille e Fernando Alonso (2); Louis Fontes, Hermann Lang, A.J. Foyt, Tazio Nuvolari e Nico Hülkenberg (1).

9 – Equipes que participam em La Sarthe pela primeira vez: Glickenhaus Racing, PR1 Mathiasen, Team WRT, Realteam Racing, Absolute Racing, Herberth Motorsport, Inception Racing, Rinaldi Racing e D’Station Racing.

12 – Número de oportunidades em que o vencedor da prova saiu ou da pole position ou da 2ª posição do grid.

16 – Pilotos com passagem pela Fórmula 1 no grid de Le Mans 2021. Pelo menos três deles, Giancarlo Fisichella, Robert Kubica e Juan Pablo Montoya, têm vitórias na categoria máxima.

16 anos e 202 dias –  Idade de Matt McMurry, o mais jovem estreante de todos os tempos das 24h de Le Mans.

18 anos e 85 dias – Idade do argentino Franco Colapinto, o estreante mais jovem das 24h de Le Mans de 2021, no dia da largada.

19 – Total de vitórias da Porsche, recordista absoluta de vitórias na geral em La Sarthe.

20 – Percentual de biocombustível presente na gasolina dos carros de Le Mans.

22 anos e 120 dias – Idade de Alex Wurz quando se tornou o mais jovem vencedor de sempre em Le Mans.

23 – Largadas consecutivas – contando com a de 2021 – do dinamarquês Jan Magnussen, que neste ano está num LMP2 pela High Class Racing.

24 (1) – Anos desde a última vitória de um piloto com passagem pela Fórmula 1 anterior a Le Mans: Michele Alboreto, em 1997.

24 (2) – Nenhum carro com o numeral #24 venceu as 24h de Le Mans.

25 (1) – Total de protótipos construídos pela Oreca de Hughes de Chaunac à largada das 24h de Le Mans, sendo dois batizados como Aurus 01 e um como Alpine A480.

25 (2) –  Pilotos que venceram na primeira participação. O último deles? Fernando Alonso, em 2018.

30 – Países representados por pelo menos um piloto na largada das 24h de Le Mans 2021, três nações a menos que ano passado. Os britânicos dessa vez são maioria, com 30 pilotos. A anfitriã França soma 24.

31 – Total de brasileiros a disputar as 24h de Le Mans desde 1935, quando Bernard Souza Dantas fez sua estreia naquela edição. Thomas Erdos, com treze participações, é o recordista de presenças.

33 (1) – Carros que vão marcar pontos em dobro nas 24h de Le Mans, 4ª etapa do WEC.

33 (2) – Número de largadas de Henri Pescarolo, o recordista absoluto.

34 – Número de vitórias da Dunlop na geral – é a recordista entre os fabricantes de pneus.

43 – Total de equipes participantes nas 24h de Le Mans em 2021 – duas a mais que no ano passado

46 – Estreantes nas 24h de Le Mans, sendo 27 da LMGTE-AM e 19 na LMP2. Seriam 47, mas a equipe de Dwight Merriman desistiu. O total é maior que o de 2020, com 40 rookies naquela edição.

47 anos e 334 dias – Idade de Luigi Chinetti ao se tornar o mais velho vencedor das 24h de Le Mans, na edição de 1949.

61 – Total de carros à largada, recorde, igualando 2019. Haveria 62, mas a IDEC Sport apresentou forfait do carro #17.

69 – Total de participações do alemão Christian Ried no WEC, único piloto presente em todas as corridas desde o retorno do Mundial em 2012 com as 12h de Sebring.

75 anos e 267 dias – Idade de Dominique Bastien, o mais velho piloto de sempre nas 24h de Le Mans, no dia da largada. Ele disputa a prova pela segunda vez em La Sarthe.

105 – Índice de Octanagem da gasolina fornecida pela TotalEnergies às equipes em Le Mans. O combustível dos postos para os carros de passeio tem 98 RON.

108 – Total de vitórias em categorias para a Porsche em La Sarthe. Recorde absoluto.

183 – Pilotos aptos a largar nas 24h de Le Mans deste ano. São 60 de graduação Platina, 37 Ouro, 48 Prata e 38 Bronze.

251,881 km/h – Média de velocidade alcançada por Kamui Kobayashi na quebra do recorde histórico de volta de qualificação em La Sarthe.

349,808 –  Em quilômetros, a maior distância entre primeiro e segundo colocados na história das 24 Horas. O Bentley de Dudley Benjafield e Sammy Davis ganhou a edição de 1927 com 20 voltas de vantagem sobre André Victor e Jean Hasley.

350,1 km/h – Recorde de velocidade alcançado por Stoffel Vandoorne na edição de 2019 no traçado atual de Le Mans com duas chicanes montadas no retão Les Hunaudières.

397 – Voltas percorridas pelos vencedores em 2010, recorde absoluto até hoje.

407 km/h –  Velocidade alcançada pelo obscuro protótipo WM Secateva P88 guiado por Roger Dorchy na edição de 1988. Recorde histórico de Le Mans – ainda sem chicanes no retão. A pedidos da Peugeot, que tinha um motor PRV V6 Turbo montado no carro, a marca foi transformada em 405 km/h como ferramenta comercial do lançamento… do Peugeot 405!

2023 – Ano do regresso da Ferrari à principal classe das 24h de Le Mans, após meio século de ausência.

5.410,713 km – Distância recorde percorrida pelos vencedores da edição de 2010.

13.626 km – Extensão em quilômetros da versão atual do Circuit de La Sarthe.

400.000 – Recorde de público presente nas arquibancadas nas 24h de Le Mans, na edição de 1969. Neste ano, a entrada será franqueada para, no máximo, 50 mil pessoas. Em 2020, a corrida foi disputada pela primeira vez com portões fechados.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

5 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames