24h de Le Mans: números, números e… mais números!

Meio século após o 2º lugar de José Carlos Pace e Arturo Merzario, a Ferrari voltará à elite das 24h de Le Mans e do Mundial de Endurance, em 2023

2 – Inscritos nas 24h de Le Mans e estreantes no WEC: Robby Foley e Côme Ledogar.

3 – Vitórias consecutivas de Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi em Le Mans. Se ganharem a quarta seguida, se aproximarão da sequência de seis vitórias de Tom Kristensen entre 2000 e 2005.

3’14″791 – Recorde do circuito de La Sarthe, quebrado em 2017 pelo japonês Kamui Kobayashi, da Toyota.

4 – Países sul-americanos no grid da prova de 2021: Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela.

6 (1) – Total de brasileiros nas 24h de Le Mans, em todas as categorias: André Negrão, Pipo Derani, Felipe Nasr, Daniel Serra, Marcos Gomes e Felipe Fraga.

6 (2) – Número de mulheres inscritas, em duas trincas que concorrem pelos pontos do WEC: Tati Calderón/Beitske Visser/Sophia Flörsch e Rahel Frey/Sarah Bovy/Michelle Gätting.

7 – Total de vencedores à geral em Le Mans na largada de 2021: Romain Dumas, Earl Bamber, Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi, Brendon Hartley, Neel Jani e Nick Tandy.

8 – Pilotos com 100% de aproveitamento de vitórias em Le Mans. São eles: Woolf Barnato (3); Jean-Pierre Wimille e Fernando Alonso (2); Louis Fontes, Hermann Lang, A.J. Foyt, Tazio Nuvolari e Nico Hülkenberg (1).

9 – Equipes que participam em La Sarthe pela primeira vez: Glickenhaus Racing, PR1 Mathiasen, Team WRT, Realteam Racing, Absolute Racing, Herberth Motorsport, Inception Racing, Rinaldi Racing e D’Station Racing.

12 – Número de oportunidades em que o vencedor da prova saiu ou da pole position ou da 2ª posição do grid.

16 – Pilotos com passagem pela Fórmula 1 no grid de Le Mans 2021. Pelo menos três deles, Giancarlo Fisichella, Robert Kubica e Juan Pablo Montoya, têm vitórias na categoria máxima.

16 anos e 202 dias –  Idade de Matt McMurry, o mais jovem estreante de todos os tempos das 24h de Le Mans.

18 anos e 85 dias – Idade do argentino Franco Colapinto, o estreante mais jovem das 24h de Le Mans de 2021, no dia da largada.

19 – Total de vitórias da Porsche, recordista absoluta de vitórias na geral em La Sarthe.

20 – Percentual de biocombustível presente na gasolina dos carros de Le Mans.

22 anos e 120 dias – Idade de Alex Wurz quando se tornou o mais jovem vencedor de sempre em Le Mans.

23 – Largadas consecutivas – contando com a de 2021 – do dinamarquês Jan Magnussen, que neste ano está num LMP2 pela High Class Racing.

24 (1) – Anos desde a última vitória de um piloto com passagem pela Fórmula 1 anterior a Le Mans: Michele Alboreto, em 1997.

24 (2) – Nenhum carro com o numeral #24 venceu as 24h de Le Mans.

25 (1) – Total de protótipos construídos pela Oreca de Hughes de Chaunac à largada das 24h de Le Mans, sendo dois batizados como Aurus 01 e um como Alpine A480.

25 (2) –  Pilotos que venceram na primeira participação. O último deles? Fernando Alonso, em 2018.

30 – Países representados por pelo menos um piloto na largada das 24h de Le Mans 2021, três nações a menos que ano passado. Os britânicos dessa vez são maioria, com 30 pilotos. A anfitriã França soma 24.

31 – Total de brasileiros a disputar as 24h de Le Mans desde 1935, quando Bernard Souza Dantas fez sua estreia naquela edição. Thomas Erdos, com treze participações, é o recordista de presenças.

33 (1) – Carros que vão marcar pontos em dobro nas 24h de Le Mans, 4ª etapa do WEC.

33 (2) – Número de largadas de Henri Pescarolo, o recordista absoluto.

34 – Número de vitórias da Dunlop na geral – é a recordista entre os fabricantes de pneus.

43 – Total de equipes participantes nas 24h de Le Mans em 2021 – duas a mais que no ano passado

46 – Estreantes nas 24h de Le Mans, sendo 27 da LMGTE-AM e 19 na LMP2. Seriam 47, mas a equipe de Dwight Merriman desistiu. O total é maior que o de 2020, com 40 rookies naquela edição.

47 anos e 334 dias – Idade de Luigi Chinetti ao se tornar o mais velho vencedor das 24h de Le Mans, na edição de 1949.

61 – Total de carros à largada, recorde, igualando 2019. Haveria 62, mas a IDEC Sport apresentou forfait do carro #17.

69 – Total de participações do alemão Christian Ried no WEC, único piloto presente em todas as corridas desde o retorno do Mundial em 2012 com as 12h de Sebring.

75 anos e 267 dias – Idade de Dominique Bastien, o mais velho piloto de sempre nas 24h de Le Mans, no dia da largada. Ele disputa a prova pela segunda vez em La Sarthe.

105 – Índice de Octanagem da gasolina fornecida pela TotalEnergies às equipes em Le Mans. O combustível dos postos para os carros de passeio tem 98 RON.

108 – Total de vitórias em categorias para a Porsche em La Sarthe. Recorde absoluto.

183 – Pilotos aptos a largar nas 24h de Le Mans deste ano. São 60 de graduação Platina, 37 Ouro, 48 Prata e 38 Bronze.

251,881 km/h – Média de velocidade alcançada por Kamui Kobayashi na quebra do recorde histórico de volta de qualificação em La Sarthe.

349,808 –  Em quilômetros, a maior distância entre primeiro e segundo colocados na história das 24 Horas. O Bentley de Dudley Benjafield e Sammy Davis ganhou a edição de 1927 com 20 voltas de vantagem sobre André Victor e Jean Hasley.

350,1 km/h – Recorde de velocidade alcançado por Stoffel Vandoorne na edição de 2019 no traçado atual de Le Mans com duas chicanes montadas no retão Les Hunaudières.

397 – Voltas percorridas pelos vencedores em 2010, recorde absoluto até hoje.

407 km/h –  Velocidade alcançada pelo obscuro protótipo WM Secateva P88 guiado por Roger Dorchy na edição de 1988. Recorde histórico de Le Mans – ainda sem chicanes no retão. A pedidos da Peugeot, que tinha um motor PRV V6 Turbo montado no carro, a marca foi transformada em 405 km/h como ferramenta comercial do lançamento… do Peugeot 405!

2023 – Ano do regresso da Ferrari à principal classe das 24h de Le Mans, após meio século de ausência.

5.410,713 km – Distância recorde percorrida pelos vencedores da edição de 2010.

13.626 km – Extensão em quilômetros da versão atual do Circuit de La Sarthe.

400.000 – Recorde de público presente nas arquibancadas nas 24h de Le Mans, na edição de 1969. Neste ano, a entrada será franqueada para, no máximo, 50 mil pessoas. Em 2020, a corrida foi disputada pela primeira vez com portões fechados.

Comentários