24h de Le Mans: Toyota é pole pela quinta vez consecutiva

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Quarta pole em cinco consecutivas da Toyota – e terceira em sequência do recordista absoluto da volta em La Sarthe: Kamui Kobayashi levou a primeira pole de um Hypercar nas 24h de Le Mans

RIO DE JANEIRO – Zero pessoas surpresas: a Toyota é a pole position para a 89ª edição das 24h de Le Mans, neste fim de semana, com largada às 11h de Brasília. Os modelos GR010 Hybrid confirmaram o favoritismo e na Hyperpole desta quinta-feira, Kamui Kobayashi mostrou a velocidade de sempre e colocou o carro #7 como líder do pelotão de 62 carros que vai alinhar no sábado.

O japonês faturou a quarta pole em cinco tentativas no Circuit de La Sarthe – na única em que falhou foi superado por Kazuki Nakajima há três anos. Recordista absoluto do traçado com 3’14″791, ele logo cravou 3’23″900 e por mais que Brendon Hartley se esforçasse, foi impossível superar mais um temporal de Koba-san. O neozelandês ainda reduziu a diferença para alguns milésimos de segundo – a melhor volta foi em 3’24″195, porém insuficiente para incomodar a pole do trio Kobayashi/Conway/López, que assim soma mais um pontinho extra no campeonato.

A segunda fila será toda de carros com brasileiros: o Alpine A480 Gibson guiado por Nico Lapierre na Hyperpole superou por milésimos de segundo o Glickenhaus 007 LMH conduzido por Olivier Pla, que deu tudo de si durante o treino classificatório. Na largada, por estratégia já definida pelas equipes, André Negrão e Pipo Derani estarão a bordo de seus protótipos, com o Alpine à frente por somente 0″065. O segundo Hypercar da Glickenhaus ficou em 5º, com Romain Dumas a 3″756 da pole de Kobayashi.

Antonio Félix da Costa estabeleceu o melhor tempo na Hyperpole entre os protótipos LMP2 e larga da 6ª posição geral no grid sábado

Na LMP2, Antonio Félix da Costa confirmou o favoritismo do #38 da JOTA – sem a presença do #22 da United com Filipe Albuquerque, é bom lembrar – e encabeça o grid de 25 protótipos da divisão mais o “Innovative Car” da Association SRT41. O português marcou 3’27″950, meio segundo abaixo do suíço Louis Déletraz, com o Oreca da debutante WRT – olho neles nesse fim de semana…

Will Stevens classificou o #65 da Panis com a 3ª marca, superando um nada satisfeito Nyck De Vries: ao campeão da Fórmula E coube apenas a 10ª posição geral no grid. Nico Jamin e Paul Di Resta fecharam os seis carros LMP2 da Hyperpole.

A HubAuto surpreendeu e fez a pole da LMGTE-PRO. Carro #72 tem um trio forte de pilotos – Dries Vanthoor/Álvaro Parente/Maxime Martin

Entre os LMGTE-PRO, surpresa: com Kévin Estre fora de combate após uma batida na altura de Indianápolis e que inclusive interrompeu a Hyperpole em regime de bandeira vermelha, a cliente HubAuto, com um trio muito forte de pilotos, levou a pole: Dries Vanthoor surpreendeu as Ferrari da AF Corse, o time oficial da casa alemã e também a Corvette. O belga rodou em 3’46″882 – sem conseguir superar o recorde extra-oficial em poder de Daniel Serra. O brasileiro do carro #52 ficou com o segundo posto na classe, correspondente à 33ª posição no grid de 62 carros, com 3’47″063, apenas 0″030 melhor que o Vette de Nick Tandy.

Cabe lembrar que, antes da sessão de definição do grid, entrou em ação um BoP de última hora: as duas 488 GTE EVO da equipe de Amato Ferrari tiveram uma redução de cerca de 8 HP de potência, tirando performance nas faixas úteis de rotação do motor 3,9 litros V8 Turbo do fabricante de Maranello. Isso certamente explica o fato de Daniel não ter repetido a performance da quarta-feira.

James Calado classificou a Ferrari #51 em quarto e o Porsche de Gianmaria Bruni não foi além da 5ª posição – tendo várias voltas deletadas por abuso do infame Track Limits. Mesmo sem tempo cronometrado na Hyperpole, por ter passado ao top 6 o carro de Estre/Jani/Christensen alinha sábado à frente da Weathertech Racing e do #63 da Corvette.

Sempre veloz no #88, Julien Andlauer garantiu o ponto extra da pole para a Dempsey-Proton Racing. O problema é que no carro estará o mais velho – 75 anos – dos pilotos, Dominique Bastien, além do estreante, porém bastante experiente, Lance David Arnold

Na LMGTE-AM, Julien Andlauer confirmou a enorme velocidade demonstrada durante todo o fim de semana e fez a pole positon da categoria – 3’47″987, batendo o garoto britânico (19 anos) Tom Gamble por mais de meio segundo. A Porsche fez 1-2-3 na divisão, pois Matteo Cairoli levou o #56 do Team Project 1 à frente das duas Ferrari guiadas por Antonio Fuoco (Cetilar Racing) e Ben Barnicoat (Inception).

Felipe Fraga fez o que lhe era possível com o #33 da TF Sport e marcou 3’49″676. Na posição de largada, o brasileiro sai de 45º – dez posições à frente do Aston #98 de Marcos Gomes. Felipe Nasr e parceiros virão da 19ª posição na geral e décima-quarta na LMP2.

O canal A Mil Por Hora com Rodrigo Mattar no YouTube terá diversos boletins ao vivo sábado e domingo, atualizando o panorama das 24h de Le Mans. Só não poderei fazer nenhuma live após às 19h de Brasília e até eu chegar ao lugar onde estou hospedado em São Paulo, com o fim da corrida da Fórmula Indy que comento às 21h45 na TV Cultura, ao vivo. Mas a partir de 11h do sábado estaremos ligados na maior prova longa da estratosfera.

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Rodrigo Mattar

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Por Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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