24h de Le Mans: Toyota é pole pela quinta vez consecutiva

Quarta pole em cinco consecutivas da Toyota – e terceira em sequência do recordista absoluto da volta em La Sarthe: Kamui Kobayashi levou a primeira pole de um Hypercar nas 24h de Le Mans

RIO DE JANEIRO – Zero pessoas surpresas: a Toyota é a pole position para a 89ª edição das 24h de Le Mans, neste fim de semana, com largada às 11h de Brasília. Os modelos GR010 Hybrid confirmaram o favoritismo e na Hyperpole desta quinta-feira, Kamui Kobayashi mostrou a velocidade de sempre e colocou o carro #7 como líder do pelotão de 62 carros que vai alinhar no sábado.

O japonês faturou a quarta pole em cinco tentativas no Circuit de La Sarthe – na única em que falhou foi superado por Kazuki Nakajima há três anos. Recordista absoluto do traçado com 3’14″791, ele logo cravou 3’23″900 e por mais que Brendon Hartley se esforçasse, foi impossível superar mais um temporal de Koba-san. O neozelandês ainda reduziu a diferença para alguns milésimos de segundo – a melhor volta foi em 3’24″195, porém insuficiente para incomodar a pole do trio Kobayashi/Conway/López, que assim soma mais um pontinho extra no campeonato.

A segunda fila será toda de carros com brasileiros: o Alpine A480 Gibson guiado por Nico Lapierre na Hyperpole superou por milésimos de segundo o Glickenhaus 007 LMH conduzido por Olivier Pla, que deu tudo de si durante o treino classificatório. Na largada, por estratégia já definida pelas equipes, André Negrão e Pipo Derani estarão a bordo de seus protótipos, com o Alpine à frente por somente 0″065. O segundo Hypercar da Glickenhaus ficou em 5º, com Romain Dumas a 3″756 da pole de Kobayashi.

Antonio Félix da Costa estabeleceu o melhor tempo na Hyperpole entre os protótipos LMP2 e larga da 6ª posição geral no grid sábado

Na LMP2, Antonio Félix da Costa confirmou o favoritismo do #38 da JOTA – sem a presença do #22 da United com Filipe Albuquerque, é bom lembrar – e encabeça o grid de 25 protótipos da divisão mais o “Innovative Car” da Association SRT41. O português marcou 3’27″950, meio segundo abaixo do suíço Louis Déletraz, com o Oreca da debutante WRT – olho neles nesse fim de semana…

Will Stevens classificou o #65 da Panis com a 3ª marca, superando um nada satisfeito Nyck De Vries: ao campeão da Fórmula E coube apenas a 10ª posição geral no grid. Nico Jamin e Paul Di Resta fecharam os seis carros LMP2 da Hyperpole.

A HubAuto surpreendeu e fez a pole da LMGTE-PRO. Carro #72 tem um trio forte de pilotos – Dries Vanthoor/Álvaro Parente/Maxime Martin

Entre os LMGTE-PRO, surpresa: com Kévin Estre fora de combate após uma batida na altura de Indianápolis e que inclusive interrompeu a Hyperpole em regime de bandeira vermelha, a cliente HubAuto, com um trio muito forte de pilotos, levou a pole: Dries Vanthoor surpreendeu as Ferrari da AF Corse, o time oficial da casa alemã e também a Corvette. O belga rodou em 3’46″882 – sem conseguir superar o recorde extra-oficial em poder de Daniel Serra. O brasileiro do carro #52 ficou com o segundo posto na classe, correspondente à 33ª posição no grid de 62 carros, com 3’47″063, apenas 0″030 melhor que o Vette de Nick Tandy.

Cabe lembrar que, antes da sessão de definição do grid, entrou em ação um BoP de última hora: as duas 488 GTE EVO da equipe de Amato Ferrari tiveram uma redução de cerca de 8 HP de potência, tirando performance nas faixas úteis de rotação do motor 3,9 litros V8 Turbo do fabricante de Maranello. Isso certamente explica o fato de Daniel não ter repetido a performance da quarta-feira.

James Calado classificou a Ferrari #51 em quarto e o Porsche de Gianmaria Bruni não foi além da 5ª posição – tendo várias voltas deletadas por abuso do infame Track Limits. Mesmo sem tempo cronometrado na Hyperpole, por ter passado ao top 6 o carro de Estre/Jani/Christensen alinha sábado à frente da Weathertech Racing e do #63 da Corvette.

Sempre veloz no #88, Julien Andlauer garantiu o ponto extra da pole para a Dempsey-Proton Racing. O problema é que no carro estará o mais velho – 75 anos – dos pilotos, Dominique Bastien, além do estreante, porém bastante experiente, Lance David Arnold

Na LMGTE-AM, Julien Andlauer confirmou a enorme velocidade demonstrada durante todo o fim de semana e fez a pole positon da categoria – 3’47″987, batendo o garoto britânico (19 anos) Tom Gamble por mais de meio segundo. A Porsche fez 1-2-3 na divisão, pois Matteo Cairoli levou o #56 do Team Project 1 à frente das duas Ferrari guiadas por Antonio Fuoco (Cetilar Racing) e Ben Barnicoat (Inception).

Felipe Fraga fez o que lhe era possível com o #33 da TF Sport e marcou 3’49″676. Na posição de largada, o brasileiro sai de 45º – dez posições à frente do Aston #98 de Marcos Gomes. Felipe Nasr e parceiros virão da 19ª posição na geral e décima-quarta na LMP2.

O canal A Mil Por Hora com Rodrigo Mattar no YouTube terá diversos boletins ao vivo sábado e domingo, atualizando o panorama das 24h de Le Mans. Só não poderei fazer nenhuma live após às 19h de Brasília e até eu chegar ao lugar onde estou hospedado em São Paulo, com o fim da corrida da Fórmula Indy que comento às 21h45 na TV Cultura, ao vivo. Mas a partir de 11h do sábado estaremos ligados na maior prova longa da estratosfera.

Comentários

  • Ok, era esperado que, no final das contas, a pole ficasse com um dos Toyota porém, reafirmo o que venho escrevendo aqui: A briga vai ser aberta e até a Glickenhaus pode se dar bem…minha opinião. Ficarei ligado também no canal pelo youtube…até porque, não contemos com grandes e várias janelas de transmissão do canal lá do Mickey como noutros tempos, não é verdade?