24h de Le Mans: Toyota encabeça último treino antes da corrida

SÃO PAULO – Logo após a disputa da Hyperpole nesta quinta-feira, com algum atraso, aconteceu a quarta e última sessão de treinos livres e a Toyota de novo deu as cartas: o #8 com Kazuki Nakajima a bordo foi o mais rápido em 3’27″994.

Mas a Alpine dessa vez se intrometeu e Nico Lapierre foi o segundo colocado a apenas 0″286 do japonês com o A480 Gibson da marca de Dieppe, cabendo ao #7 pole position o terceiro tempo do FP4. Kamui Kobayashi marcou 3’29″567, seguido por um dos Glickenhaus, o #709. O segundo carro, que larga da 2ª fila do grid neste sábado, não teve preocupação com tempos rápidos e nem com quilometragem. Completou apenas oito voltas e ficou em 26º na geral.

Na LMP2, o argentino Franco Colapinto foi o mais veloz do treino com o Aurus da G-Drive Racing, com o tempo de 3’31″414, seguido pelo Racing Team Nederland com Job Van Uitert – 3’31″862 e a United Autosports USA com Filipe Albuquerque em 3’32″006.

A PR1 Mathiasen foi a mais veloz entre os carros Pro-Am e a DragonSpeed, cujo Oreca fora danificado no FP3 após uma saída de pista de Juan Pablo Montoya, voltou à pista para a última sessão porque os danos não eram grandes. O #21, por coincidência, ficou em 21º na categoria e 25º na geral.

Felipe Nasr e parceiros de Risi Competizione acabaram a sessão com a 13ª posição entre os protótipos LMP2 e 17º geral – 3’34″310.

Laurens Vanthoor liderou o último treino de preparação para as 24h de Le Mans com o Porsche da Weathertech Racing na LMGTE-PRO

Laurens Vanthoor foi o mais rápido da LMGTE-PRO com o Porsche da Weathertech Racing ao marcar 3’48″246, praticamente um segundo mais veloz que o #91 de Lietz/Bruni/Makowiecki. Os Corvette andaram bem e sem problemas, virando tempos consistentes na casa de 3’49″6. A AF Corse andou pouco – seis voltas com o #51 e sete com o #52, claramente poupando o carro para a maratona do fim de semana.

Já na LMGTE-AM, Nicklas Nielsen aproveitou bem a chance e fez a melhor volta em 3’51″561, seguido pela Ferrari da Inception, que acabaria por provocar uma bandeira vermelha, encerrando o treino antes do previsto. Ben Barnicoat foi o mais veloz do #71, mas o acidente foi obra de Ollie Millroy, que destruiu completamente a traseira do carro na Chicane Ford. A Proton Competition fechou o top 3 da divisão.

A Northwest AMR do brasileiro Marcos Gomes ficou em 6º com 3’52″053, enquanto Felipe Fraga e a TF Sport pouparam o carro #33 para a corrida e nem andaram.

Já era: o carro de Dwight Merriman, Ryan Dalziel e Thomas Laurent está fora da edição 2021 das 24h de Le Mans após dois acidentes em diferentes sessões de treinos

Por acidentes, a IDEC Sport e a Porsche GT Team não foram à pista com seus carros acidentados e enquanto o #92 de Kévin Estre/Neel Jani/Michael Christensen será substituído por um chassis reserva, o protótipo LMP2 alinhado em parceria com a Era Motorsport está fora: foram dois os chassis destruídos e a escuderia não quis arriscar estoporar um terceiro. Foram dois acidentes com Dwight Merriman, que assim segue sem estrear nas 24h de Le Mans. E com o forfait anunciado nesta sexta-feira, o grid baixa para o mesmo total de 2019 – 61 carros. A LMP2 vai agora com 24 carros e nove Pro-Am.

Comentários