24h de Le Mans: Toyota encabeça último treino antes da corrida

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SÃO PAULO – Logo após a disputa da Hyperpole nesta quinta-feira, com algum atraso, aconteceu a quarta e última sessão de treinos livres e a Toyota de novo deu as cartas: o #8 com Kazuki Nakajima a bordo foi o mais rápido em 3’27″994.

Mas a Alpine dessa vez se intrometeu e Nico Lapierre foi o segundo colocado a apenas 0″286 do japonês com o A480 Gibson da marca de Dieppe, cabendo ao #7 pole position o terceiro tempo do FP4. Kamui Kobayashi marcou 3’29″567, seguido por um dos Glickenhaus, o #709. O segundo carro, que larga da 2ª fila do grid neste sábado, não teve preocupação com tempos rápidos e nem com quilometragem. Completou apenas oito voltas e ficou em 26º na geral.

Na LMP2, o argentino Franco Colapinto foi o mais veloz do treino com o Aurus da G-Drive Racing, com o tempo de 3’31″414, seguido pelo Racing Team Nederland com Job Van Uitert – 3’31″862 e a United Autosports USA com Filipe Albuquerque em 3’32″006.

A PR1 Mathiasen foi a mais veloz entre os carros Pro-Am e a DragonSpeed, cujo Oreca fora danificado no FP3 após uma saída de pista de Juan Pablo Montoya, voltou à pista para a última sessão porque os danos não eram grandes. O #21, por coincidência, ficou em 21º na categoria e 25º na geral.

Felipe Nasr e parceiros de Risi Competizione acabaram a sessão com a 13ª posição entre os protótipos LMP2 e 17º geral – 3’34″310.

Laurens Vanthoor liderou o último treino de preparação para as 24h de Le Mans com o Porsche da Weathertech Racing na LMGTE-PRO

Laurens Vanthoor foi o mais rápido da LMGTE-PRO com o Porsche da Weathertech Racing ao marcar 3’48″246, praticamente um segundo mais veloz que o #91 de Lietz/Bruni/Makowiecki. Os Corvette andaram bem e sem problemas, virando tempos consistentes na casa de 3’49″6. A AF Corse andou pouco – seis voltas com o #51 e sete com o #52, claramente poupando o carro para a maratona do fim de semana.

Já na LMGTE-AM, Nicklas Nielsen aproveitou bem a chance e fez a melhor volta em 3’51″561, seguido pela Ferrari da Inception, que acabaria por provocar uma bandeira vermelha, encerrando o treino antes do previsto. Ben Barnicoat foi o mais veloz do #71, mas o acidente foi obra de Ollie Millroy, que destruiu completamente a traseira do carro na Chicane Ford. A Proton Competition fechou o top 3 da divisão.

A Northwest AMR do brasileiro Marcos Gomes ficou em 6º com 3’52″053, enquanto Felipe Fraga e a TF Sport pouparam o carro #33 para a corrida e nem andaram.

Já era: o carro de Dwight Merriman, Ryan Dalziel e Thomas Laurent está fora da edição 2021 das 24h de Le Mans após dois acidentes em diferentes sessões de treinos

Por acidentes, a IDEC Sport e a Porsche GT Team não foram à pista com seus carros acidentados e enquanto o #92 de Kévin Estre/Neel Jani/Michael Christensen será substituído por um chassis reserva, o protótipo LMP2 alinhado em parceria com a Era Motorsport está fora: foram dois os chassis destruídos e a escuderia não quis arriscar estoporar um terceiro. Foram dois acidentes com Dwight Merriman, que assim segue sem estrear nas 24h de Le Mans. E com o forfait anunciado nesta sexta-feira, o grid baixa para o mesmo total de 2019 – 61 carros. A LMP2 vai agora com 24 carros e nove Pro-Am.

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Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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