24h de Le Mans: Toyota faz 1-2 em treino noturno preparatório para sábado

RIO DE JANEIRO – Dentro do novo formato de treinos das 24h de Le Mans, os carros inscritos voltaram ao Circuit de la Sarthe para mais duas horas de atividades após a sessão de classificação que definiu os participantes da Hyperpole. Por duas horas, as equipes das quatro categorias do WEC, mais o “Innovative Car” da Association SRT41, experimentaram a pista numa situação em que muitos – especialmente os novatos – não haviam ainda guiado, sem luz natural, à noite.

E nessa atividade noturna, onde as equipes trabalharam para coletar dados e simular configuração de corrida com tanques cheios, a Toyota fez 1-2 sem nenhuma dificuldade entre os Hypercars. O GR010 Hybrid do trio campeão da prova ano passado formado por Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima puxou a fila e fez a melhor volta da sessão em 3’29″351, 0″387 mais rápido que o #7, autor do giro mais rápido em ritmo de qualificação.

O melhor dos Glickenhaus rodou na casa de 3’30”, deixando a Alpine na 4ª posição – a melhor volta do carro azul do fabricante vinculado à Renault foi 3’30″744.

A JOTA fez novamente a melhor volta entre os LMP2 – 3’32″390, seguida da Realteam Racing e da United Autosports USA, após a fúria de Filipe Albuquerque no treino oficial, mostrando que o time de Zak Brown e Richard Dean tem potencial para bem mais do que o #22 alcançou por conta do tráfego. G-Drive com o #26, DragonSpeed e Team WRT com a inscrição extra do trio do ELMS, completaram os seis melhores da divisão.

A Risi Competizione do brasileiro Felipe Nasr andou na casa de 3’35” – a melhor volta foi 3’35″696, 24ª geral e 19º tempo entre os 25 LMP2 inscritos. A melhor volta do #1 das meninas da Richard Mille Racing Team nessa sessão ficou em 3’37″248.

Na LMGTE-PRO, a melhor volta do treino noturno ficou, no finalzinho, nas mãos da Weathertech Racing e o Porsche não-oficial guiado por Laurens Vanthoor, numa volta em 3’49″018, enfiando quase um segundo no Porsche #91 de Richard Lietz/Gianmaria Bruni/Fred Makowiecki, milésimos melhor que a Ferrari de Daniel Serra, Miguel Molina e Sam Bird, que teve um pneu estourado com Daniel a bordo e sofreu danos – felizmente superficiais a ponto de não prejudicar o carro #52 na batalha de amanhã na Hyperpole.

O Porsche #91 andou em 3’49″938 e o carro do time de Amato Ferrari, que deu somente 10 voltas, rodou em 3’49″993. A quarta posição foi do outro Porsche oficial – 3’50″589.

Já entre os LMGTE-AM, outra vez Julien Andlauer exibiu-se muito bem em termos de velocidade e estabeleceu o melhor tempo – 3’51″452, pouco mais de meio segundo abaixo da Ferrari da Rinaldi Racing conduzida pelo experiente Jeroen Bleekemolen. O #56 do Team Project 1 foi o 3º, seguido por outro Porsche – o #18 da novata Absolute Racing e pela Spirit of Race e outra 488 GTE EVO.

A Northwest AMR, do brasileiro Marcos Gomes, fechou com o 6º tempo à noite – 3’52″385, enquanto a melhor volta do #33 da equipe de Felipe Fraga, a TF Sport, foi em 3’53″021. Em comum ao treino classificatório, o último colocado – de novo o Porsche da Herberth Motorsport, com a melhor volta em 4’01″314, para adaptação dos pilotos menos rápidos e em consequência mais inexperientes à pista.

Por falar nisso, um novato em La Sarthe encerrou o treino antes do previsto: uma cacetada de Robby Foley em Tertre Rouge danificou o Porsche #46 do Team Project 1 que dividirá com Anders Buchardt e Dennis Olsen, ambos da Noruega. Espera-se que o carro não tenha tido danos mais sérios, sob pena do grid ser reduzido a 61 carros e outra vez o time germânico ter problemas com chassis danificados – só em Spa-Francorchamps, foram nada menos que os dois carros destruídos em acidentes.

Haja trabalho para os ‘mecas’…

O treino livre #3, parte da programação das 24h de Le Mans, será amanhã às 9h da manhã pelo horário de Brasília. A Hyperpole está marcada para 21h locais e ainda haverá a partir de 22h da França, 1’7h de Brasília, o quarto e último treino livre. Sexta-feira, descanso para os pilotos e trabalho de engenheiros e da turma de bastidores nos últimos ajustes para a corrida que começa às 16h locais de sábado, 11h de Brasília.

Comentários