24h de Le Mans: Toyota lidera primeiro e apertado treino livre

RIO DE JANEIRO – Começou oficialmente a 89ª edição das 24h de Le Mans com a realização nesta manhã (horário brasileiro) do primeiro treino livre preparatório para a tomada de tempos que se realiza a partir das 19h locais (14h de Brasília) para a definição dos 23 carros que irão para a Hyperpole – vão obrigatoriamente os cinco mais rápidos dos Hypercars e os seis melhores das divisões LMP2, LMGTE-PRO e LMGTE-AM.

O argentino José María López se impôs com o Toyota GR010 Hybrid na última hora de treino, desbancando do topo da folha de tempos o Alpine A480 Gibson guiado pelo brasileiro André Negrão. A diferença foi de apenas 0″086, com o portenho marcando 3’29″309 para os 13,626 km do Circuit de La Sarthe, numa média horária pouco superior a 234 km/h.

Negrão, que busca a inédita vitória brasileira na geral – Pipo Derani, também – foi somente um milésimo melhor que o #8 da Toyota guiado por Kazuki Nakajima. Os Glickenhaus viraram na casa de 3’30” e acabaram batidos por pelo menos dois protótipos LMP2.

A United Autosports liderou na mais numerosa das classes com Phil Hanson marcando 3’29″441, nada menos que seis décimos melhor que o Aurus 01 #26 da G-Drive Racing, tendo a bordo o holandês Nyck De Vries. A JOTA ficou em 3º com Tom Blomqvist no #28.

Mesmo parando no meio da pista na curva Dunlop, inclusive provocando um dos dois períodos de Full Course Yellow (FCY) da sessão, o #21 da DragonSpeed, com apenas 13 voltas completadas, foi o mais rápido da LMP2 Pro-Am, superando a Realteam Racing e o #25 da G-Drive Racing.

A Risi Competizione do brasileiro Felipe Nasr ficou com o tempo de 3’32″523, 20º na geral e décimo-quinto na categoria.

Daniel Serra foi o piloto mais rápido no plantel da LMGTE-PRO: o bicampeão da prova na categoria estabeleceu o tempo de referência em 3’50″123, superando por apenas 40 milésimos o Corvette C8.R #64 do trio Tommy Milner/Alexander Sims/Nick Tandy.

Gianmaria Bruni fez o melhor tempo dos quatro Porsches inscritos na principal divisão de Grã-Turismo, marcando 3’50″488 e desalojando James Calado, que caiu para quarto com a melhora do Vette.

Registre-se inclusive que os tempos dos 911 RSR-19 na versão atualizada foram superados pelo melhor LMGTE-AM, o #56 guiado por Matteo Cairoli: o italiano fez uma volta voadora em 3’50″193 e apresentou armas com vistas à tomada de tempo de daqui a pouco.

Cairoli liderou o 1-2-3-4 da marca de Weissach, com a britânica GR Racing, via Ben Barker em segundo, o #88 da Dempsey-Proton graças a Julien Andlauer, em terceiro e o #18 da Absolute Racing, estreante na prova, em quarto. A Kessel Racing foi a primeira a furar a esquadra germânica: Scott Andrews estabeleceu 3’51″911.

Entre os quatro Aston Martin inscritos, o #33 de Felipe Fraga marcou 3’52″224 e ficou com o 45º posto geral, sexto da divisão, logo à frente do #98 de Marcos Gomes, cujo tempo foi de 3’52″329.

A pior marca geral entre os 62 carros foi da JMW Motorsport com o trio Rodrigo Sales/Jody Fannin/Thomas Neubauer – 3’55″682.

O treino oficial começa às 14h e pode ser assistido – desde que com pagamento em euro, evidentemente – ao vivo no site oficial do FIA WEC.

Comentários

  • Mesmo com a situação “voltando a normalidade” com um dos carros da Toyota liderando os tempos, d´á para ver que a disputa será aberta na classe principal. Aliás, algo me diz que essa prova será espetacular e será uma prévia do que este campeonato se tornará nas próximas temporadas, com o retorno de Audi, Porsche e Peugeot.
    A briga vai ser muito boa também nas LMGTE, ao menos entre os Porsches, Corvettes e Ferraris, que normalmente são melhores nas corridas que nos treinos. Aston Martin vamos conferir como se comportarão.
    Deveremos ter, ao menos, a transmissão em tv da largada e a 1ª hora, bem como da última hora de prova…embora não conto nem mesmo com isso.