Império Endurance Brasil: AJR #11 é pole para as 4h de interlagos

RIO DE JANEIRO – Treino quinta-feira e corrida na sexta não é mais privilégio de categoria de Endurance nos EUA, não: no Brasil aconteceu e vai acontecer – amanhã tem 4ª etapa do Império Endurance Brasil, com a disputa das 4h de Interlagos no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo.

E por que isso? A Vicar antecipou em duas semanas a rodada #7 da Stock Car Pro Series, levando-a para Curitiba e no anel externo. Como diversos pilotos estão envolvidos nas duas categorias, a Associação de Pilotos de Endurance (APE) antecipou seu evento para não prejudicar ninguém. Por isso a corrida amanhã e os treinos já definiram o grid nesta quinta-feira.

A comemoração de Lucas Kohl (de capacete), Emílio Padron (centro) e Marcelo Vianna pela pole das 4h de Interlagos, 4ª etapa do Império Endurance Brasil (Foto: Bruno Terena/Divulgação)

Com 35 carros na lista de entradas, o grid foi definido – como já acontece desde o ano passado – de acordo com a média da melhor volta de dois pilotos, independentemente se é uma dupla correndo, uma trinca ou quarteto, limite máximo permitido pelo regulamento esportivo. E o protótipo AJR #11 do trio Lucas Kohl/Emílio Padron/Marcelo Vianna – inclusive líderes do campeonato com 265 pontos – fez um ótimo trabalho e larga da pole position com a média de 1’28″112 para os 4,309 km do circuito paulistano. Kohl registrou, inclusive, a melhor volta do dia em 1’27″624.

A Motorcar terá seu outro AJR com o dorsal #444 na primeira fila do grid, com Vicente Orige e Gustavo Kiryla batidos na média por apenas 0″122 – registre-se que somente eles ficaram com tempos abaixo de 1’29”, já que Pedro Queirolo e David Muffato acabaram superados por 1″044 e o quarto colocado, o #99 de Ricardo Rodrigues/Edison Coelho/Leandro Romera/Vitor Genz ficou a mais de dois segundos da pole.

Curioso notar que, à exceção do Ginetta dos irmãos Wagner e Fabio Ebrahim, os outros dez protótipos da divisão P1 ocupam as dez primeiras posições do grid – incluindo a versão nova do Sigma, que andou muito bem na classificação e ficou com o 9º tempo na média. Aldo Piedade ‘sentou a bota’ e fez uma ótima volta em 1’30″547.

Na sequência, outro fato muito curioso, vêm todos os GT3 inscritos e a pole da classe ficou com o Mercedes-AMG de Ricardo Baptista/Cacá Bueno, com a média de 1’33″087 na qualificação, enquanto Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson vêm logo a seguir. Líderes da GT3 com 295 pontos após a 3ª etapa, Marcelo Hahn/Allam Khodair classificaram o McLaren 720S GT3 à frente do Porsche de Marcel Visconde/Ricardo Maurício.

A GT3 Light terá a Ferrari de Ricardo Mendes/Marçal Müller/Tom Filho à frente do Aston Martin de Sérgio e Guilherme Ribas no grid – batalha particular entre os mais vetustos modelos GT3 do grid, mas que ainda têm lenha para queimar. No campeonato, os Ribas lideram com 275 pontos. Ricardo Mendes é o 2º, com 230.

Na P2, Alan Hellmeister terá Renato Turelli como parceiro e a dupla sai da pole na categoria a bordo do protótipo Giaffone com a média de 1’36″253. Nessa etapa, estreia o ABS01 Chevrolet V8 de Ney e Neyzinho Faustini, mas a dupla não teve média aferida na tomada de tempo e terá de largar no fim do grid. Fernando Poeta/Cacau Ricci, com o MCR Grand-Am, lideram a classificação com 220 pontos. Eles largam da 20ª posição geral, segunda na categoria.

O MRX de Carlos e Yuri Antunes – outra dupla de pai e filho  (e que voltam ao campeonato) fez a pole da classe P3 com a média de 1’37″555. A categoria reúne seis carros no plantel e a liderança é da dupla João Pedro Maia/Tiel Andrade, da MC Tubarão, somando 290 pontos. Na GT4, deu o Mercedes de Cássio Homem de Mello/André Moraes Jr./Flávio Abrunhoza e na GT4 Light, sai na frente o Ginetta de Guilherme Bottura e Pedro Bürger, reforçado neste evento por Gaetano di Mauro.

Nessa etapa, Átila Abreu e Leonardo Sanchez, com três vitórias e 320 pontos, o máximo disponível até agora, defendem a liderança na GT4. Nelson Monteiro e parceiros lideram na GT4 Light.

A disputa das 4h de Interlagos começa às 11h30 de Brasília e o blog vai replicar a transmissão ao vivo da corrida.

Comentários